Amazonas recebe novos equipamentos de segurança antibombas
MANAUS - A Polícia Federal no Amazonas apresentou hoje (21) uma remessa de novos equipamentos que vão integrar o projeto de segurança para Copa de 2014. Entre os produtos estão um canhão a laser, um raio X de alta precisão e uma roupa especial para aproximação de bombas. Somente este último traje pesa cerca de 40 quilos.
O esquema de segurança de Manaus para o Mundial de Futebol conta ainda com uma unidade robô antibomba, apresentada em agosto deste ano. Os equipamentos são acionados por controle remoto e utilizados para remoção e desarticulação de bombas. Um tiro com canhão de água é usado para desarticular a bomba e separar carga principal, fonte de energia e detonador do artefato.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) também confirma investimentos na segurança da Copa. Ao todo, cerca de R$ 590 mil foram destinados à aquisição de armamento não letal – como spray de pimenta e gás lacrimogêneo - conforme recomendação da Federação Internacional de Futebol (Fifa). Pelo cronograma do órgão, está prevista a chegada de mais armamentos não letais até 2013, ano anterior a competição. (IP)
Portal Amazônia - portalamazonia@redeamazonica.com.br