Telefônica e AWS testam implantação de rede 5G Standalone Core em infraestrutura de nuvem na Vivo
Iniciativa avalia a possibilidade de adotar plataformas 5G nativas em nuvem em uma ampla gama de opções de infraestruturas de redes públicas e privadas.
A Telefônica anuncia que validou o AWS Outposts como uma opção de infraestrutura eficaz para a Vivo Brasil implantar a tecnologia 5G Core necessária para oferecer serviços 5G standalone em suas operações.
Como parte de seus programas de 5G e de transformação operacional, a Telefónica está impulsionando globalmente a introdução de plataformas 5G autônomas (standalone - SA) nativas em nuvem em suas principais operações, a fim de melhorar a automação e gerar novas receitas. Este marco oferece à Vivo um caminho potencial para construir sua rede 5G no país com agilidade e introduzir novos processos de negócios, como integração contínua, implantação contínua e teste contínuo (CI / CD / CT), melhorando a gestão do ciclo de vida do software por meio de automação. Esse movimento também permite novos casos de uso baseados em acesso 5G, como controle de drones ou gerenciamento de manutenção remota, entre outros.
A opção de utilizar um software 5G Core nativo em nuvem para construir a rede da Telefónica teria como resultado agilidade, elasticidade e capacidade de escalar rapidamente, o que também melhoraria o tempo de lançamento desta inovação no mercado.
A Vivo adotou uma abordagem de vários fornecedores para essa prova de conceito, em colaboração com a Mavenir, Nokia e Oracle, que forneceram as funções de rede do 5G SA Core. A seleção das funções de rede foi feita para cobrir tanto o plano de controle quanto o plano de usuários, testando posteriormente ambos os tipos de cargas de trabalho. Os recursos nativos de nuvem do núcleo 5G SA facilitaram a integração e a instanciação de funções de rede virtual na infraestrutura AWS. A execução desses recursos demonstrou sua correta funcionalidade tanto na Região AWS South America (São Paulo) quanto nos data centers da Telefônica (on-premises), por meio do AWS Outposts. O AWS Outposts é um serviço totalmente gerenciado que oferece a mesma infraestrutura, serviços, APIs e ferramentas da nuvem AWS para praticamente qualquer instalação on-premises.
O sistema end-to-end foi validado usando componentes-chave da arquitetura CI / CD / CT da Telefónica, em particular por uso da solução de testes da Spirent Communications e do suporte de seu parceiro regional Netmetrix. Sendo executada simultaneamente na Região AWS South America (São Paulo) e no AWS Outposts, a solução Landslide Core Network Testing da Spirent foi capaz de verificar ambas funcionalidades, do plano de controle e dos testes de alta carga para validação de desempenho do plano de usuários. Como resultado, a Telefônica Vivo comprovou que o AWS Outposts pode ser uma opção viável para a implantação 5G Standalone Core.
“Graças a este projeto, a Telefónica atingiu um marco claro em seus planos de 5G no Brasil e também em sua estratégia de implantação no grupo. O modelo provou que as plataformas nativas em nuvem 5G permitem a utilização de uma ampla gama de opções de infraestruturas de redes públicas e privadas”, afirma Cayetano Carbajo, diretor de Núcleo, Plataformas de Serviços e Transporte, e CTIO da Telefônica.
"Estamos entusiasmados que a Telefônica Vivo validou o AWS Outposts como uma de suas melhores opções para implantar sua rede 5G Core", comenta Fabio Cerone, diretor de Telecomunicações da Amazon Web Services para EMEA. "Com a opção de construir seu 5G Core na AWS, a Telefónica abre caminhos para alavancar a amplitude e profundidade de nossos serviços em nuvem em seus ambientes on-premises. Com a AWS, a Telefónica pode automatizar totalmente sua rede e dimensionar e alocar dinamicamente sua capacidade para atender às necessidades de seus clientes, sejam eles empresas ou consumidores finais”, finaliza.
Sobre a Telefônica Vivo
A Vivo é a marca comercial da Telefônica Brasil, empresa líder em telecomunicações no País, com 96 milhões de acessos (1T21). A operadora atua na prestação de serviços de telecomunicações fixa e móvel em todo o território nacional e conta com um portfólio de produtos completo e convergente para clientes B2C e B2B. A empresa está presente em 4.6 mil cidades com rede 3G, mais de 3.8 mil com 4G - segmento em que é líder em market share – e mais de 1.9 mil municípios com a rede 4,5G. No segmento móvel, a Vivo tem 79,6 milhões de acessos e responde pela maior participação de mercado do segmento (33,1%) no País, de acordo com resultados do balanço trimestral (1T21).
Guiada pela constante inovação e a alta qualidade dos seus serviços, a Vivo está no centro de uma transformação Digital, que amplia a autonomia, a personalização e as escolhas em tempo real dos seus clientes, colocando-os no comando de sua vida digital, com segurança e confiabilidade. A Telefônica Brasil faz parte do Grupo Telefónica, um dos maiores conglomerados de comunicação do mundo, com 345,4 milhões de acessos, e receita de 43 bilhões de euros em 2020.
Ciente de sua responsabilidade de retribuir à sociedade a confiança que recebe na utilização dos seus serviços, a empresa conta com a Fundação Telefônica Vivo. Desde 1999, a Fundação atua na formação da nova geração, apontando os caminhos para o desenvolvimento do país ao aplicar inovação à educação, empreendedorismo e cidadania, com diferentes projetos sociais nessas áreas.
Sobre a Amazon Web Services
Por quase 15 anos, a Amazon Web Services é a plataforma em nuvem mais abrangente e amplamente adotada do mundo. A AWS vem expandindo continuamente seus serviços para suportar virtualmente qualquer carga de trabalho em nuvem e agora tem mais de 200 serviços totalmente caracterizados para processamento, armazenamento, banco de dados, networking, analytics, robótica, machine learning e inteligência artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), mobile, segurança, hibridização, realidade virtual e realidade aumentada (VR e AR), mídia, e desenvolvimento de aplicações, deployment e gerenciamento a partir de 80 zonas de disponibilidade (AZ) em 25 regiões geográficas em todo o mundo, com planos para mais 18 zonas de disponibilidade e mais seis novas Regiões AWS na Austrália, Índia, Indonésia, Espanha, Suíça e Emirados Árabes Unidos. Os serviços da AWS contam com a confiança de milhões de clientes ativos em todo o mundo – incluindo as startups que mais crescem no mercado, as maiores corporações e principais órgãos governamentais – para viabilizar suas infraestruturas, agilizá-las e reduzir custos.
Sobre a Amazon
A Amazon orienta-se por quatro princípios: obsessão pelo cliente ao invés de foco na concorrência, paixão por invenções, compromisso com excelência operacional e visão de longo prazo. A Amazon se empenha para ser a empresa mais centrada no cliente do mundo, a melhor empregadora do mundo, e o lugar mais seguro para se trabalhar no mundo. Avaliações de consumidores, compra com 1-Clique, recomendações personalizadas, Prime, Fulfillment by Amazon (Logística da Amazon), Amazon Web Services (AWS), Kindle Direct Publishing, Kindle, Career Choice, Fire tablets, Fire TV, Amazon Echo, Alexa, tecnologia Just Walk Out, Amazon Studios e The Climate Pledge são algumas das ações pioneiras da Amazon.