Estatuto da Segurança Privada, IA e cibersegurança pautaram debates no Congresso ABESE 2025, dia 27, em São Paulo
O setor de segurança eletrônica vive um dos momentos mais dinâmicos e as transformações que estão redesenhando o mercado estavam no Congresso ABESE 2025, que aconteceu no dia 27 de novembro, em São Paulo. Organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança - ABESE, o evento foi uma verdadeira imersão completa nos temas que irão guiar o futuro da segurança no país.
Neste ano, o congresso ganhou ainda mais profundidade com a presença do keynote speaker Igor Rocha, economista e pesquisador que trouxe uma análise estratégica do cenário econômico, dos desafios regulatórios e de como inovação, competitividade e segurança caminham juntos em um país cada vez mais digital.
O encontro aconteceu em um período de grande expansão do setor, impulsionado pela popularização das portarias remotas, pelo uso crescente de inteligência artificial e pela integração de soluções conectadas, tendências que ampliam a presença da segurança eletrônica na vida cotidiana, nas cidades e nos negócios.
O primeiro grande debate do dia foi o Painel “Tríplice Aliança: Governo, Mercado e Universidade na Segurança do Futuro”, mediado por Selma Migliori, presidente da ABESE. O painel foi dividido em três blocos complementares que abordaram, de forma integrada, os pilares que sustentam o avanço do setor. No primeiro bloco, sobre Segurança Colaborativa, o secretário municipal de Segurança Urbana de São Paulo, Orlando Morando, esteve presente, reforçando a importância do diálogo entre o poder público e o setor privado sobre o futuro da segurança urbana. Além dele, o painel contou com Selma Migliori apresentando o ABESE Labs, iniciativa em parceria com a USP, Davi Carreiro, Chefe Executivo da CIVITAS (Central de Inteligência, Vigilância e Tecnologia em Apoio à Segurança Pública), da Prefeitura do Rio.
Sem seguida, o bloco dedicado ao Estatuto da Segurança Privada reuniu o Dr. Cairo Costa, da Polícia Federal; Jerry Antunes de Oliveira, da FEBRABAN, e Dr. Lázaro de Sá, assessor jurídico da ABESE, que discutiu o impacto do novo marco regulatório e o papel da tecnologia na modernização do setor.
O último bloco destacou estratégias de crescimento para o empresário, abordando a reforma tributária e vendas para o Governo trazendo reflexões fundamentais sobre como equilibrar inovação e regulação, com contribuições de Dra. Denise Ribas, Dra. Patrícia Roccato e Dra. Camila Pisani.
Encerrando o painel, abordaram a interferência do poder público na iniciativa privada com foco em portaria remota e a participação de Omar Anauate - Presidente da AABIC (Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo), Marjorie Albuquerque - CEO do SíndicoNet, Alex Garcia - Síndico de edifício residencial e comercial, além de Lázaro Sá e Selma Migliori.
A programação seguiu com o Painel “Revolução 5.0: IA, Dados e Cibersegurança Redefinindo a Segurança Eletrônica”, que apresentou as tecnologias e práticas que estão moldando a nova era da segurança digital. Participaram Marcos Lima, especialista em tecnologia e segurança digital do Santander Brasil, trazendo insights sobre as novas fronteiras da proteção de dados; Juliana Amaral, líder de vendas para empresas de software na AWS Brasil, Carlos Henrique Paes de Barros, do FazMais, com uma análise sobre o papel da tecnologia no agronegócio; e Thiago Paulino Rodrigues, CEO da Links Field, discutindo como o ecossistema IoT vem acelerando essa transformação.


















