Panasonic e Trend Micro se unem para desenvolver solução de segurança digital para carros conectados
Objetivo da parceria é criar recursos capazes de detectar e prevenir ciberataques a sistemas de carros autônomos e conectados.
A Panasonic Corp e a Trend Micro selaram parceria para desenvolver uma solução de segurança cibernética com o objetivo de detectar e prevenir ciberataques contra carros autônomos e conectados. O foco das empresas será barrar intrusões em Unidades de Controle Eletrônico (ou Electronic Control Units – ECUs), que são responsáveis pelos comportamentos de condução, como aceleração, direção e freio, assim como nos sistemas Infotainment em veículos (ou in-vehicle infotainment), que incluem sistemas de navegação e dispositivos telemáticos.
Acordo beneficia mercado de carros autônomos e cidades inteligentes
Novas vulnerabilidades de segurança são encontradas todos os dias e comprovam que o risco de que hackers assumam o controle remoto dos sistemas de direção e frenagem em carros conectados é real. Portanto, no atual cenário, é essencial a implementação de medidas de segurança em todos os veículos. Da mesma maneira, é igualmente importante a análise de novos ataques por meio do constante monitoramento dos sistemas de carros conectados em nuvem. Por meio destas pesquisas é possível utilizar os resultados para implementar medidas de prevenção aos ciberataques.
A parceria contará com a tecnologia de detecção e prevenção de invasões da Panasonic’s Control Area Network (CAN) e Trend Micro IoT Security. A tecnologia da Panasonic permitirá a detecção de qualquer comando não autorizado enviado às ECUs que controlam a direção do veículo. E a tecnologia Trend Micro IoT Securit, que utiliza a inteligência e expertise global de segurança da Trend Micro, tais como a análise de malware, será implementada em dispositivos IVI, como os sistemas de navegação, será aplicada na detecção de ataques que tentam explorar vulnerabilidades por meio da Internet.
Por meio deste acordo, eventos identificados pelas duas tecnologias serão coletados e enviados para uma plataforma de análise em nuvem que detectará e bloqueará tráfegos suspeitos.
A colaboração entre as marcas tornará possível o oferecimento de uma solução para veículos e sistemas em nuvem que atuará na prevenção dos ataques cibernéticos. Trabalhando juntas no desenvolvimento dessa solução, Panasonic e Trend Micro pretendem lançá-la comercialmente após 2020.