Qual o MINDSET Corporativo de sua empresa? - NetSeg

Qual o MINDSET Corporativo de sua empresa?

Dicas | 2017-03-29

Por mais que saibamos que nossas empresas são movidas por negócios, alguns melhores e outros nem tanto, é extremamente correto afirmar que, na origem, tudo começa em por nossas ideias e em nossos pensamentos.

Não é à toa, que a maioria das empresas de segurança privada são de origem familiar e iniciaram suas atividades de forma bastante artesanal, caseira e sem a perspectiva de alcançarem seus números atuais.

Talvez isso seja o principal motivo de que as empresas com essas origens, possuem forte atuação de perfil operacional e pouco ou quase nenhum diferencial sobre gestão e sobre atuação comercial voltada para atender as necessidades do setor.

Na semana passada estive em reunião com um grande empresário catarinense do setor, e mais uma vez obtive a confirmação sobre isso. Essa empresa possui uma vigorosa e qualificada atuação operacional, mas deficiências na área de gestão e, muito pouca atuação no campo comercial.

É essencial que todos saibamos que a área comercial é fundamental para gerar negócios e proporcionar o movimento necessário para o funcionamento da empresa. Ou seja, sem vendas, sem clientes. Sem clientes, sem negócios. Sem negócios...a empresa quebra!

Mas para estabelecer essa estrutura de possibilidades, precisamos entender qual o mindset da empresa.

Mindset, numa tradução ao pé da letra pode ser apontado como mente configurada ou configuração da mente.

Ajustada ao setor empresarial pode ser determinado como a configuração da essência da empresa ou o modelo de conceito de atuação do negócio. Mindset quer dizer "a person's way of thinking and their opinions" ou em uma tradução livre "a maneira de uma pessoa pensar e suas opiniões" ou ainda se olharmos a palavra separadamente [que muitas vezes é inadequado em traduções do inglês] termos mind = mente e set = configuração, podemos dizer que é a configuração da mente, ou ainda como sua mente está "programada" para interpretar as coisas a sua volta, que lhe afetam e como essa "programação" afeta sua vida e a própria mente.

Baseados nisso, podemos apontar qual o perfil de atuação da empresa: as que possuem o MINDSET FIXO e aquelas que possuem o MINDSET DE CRESCIMENTO.

Eis algumas das características conceituais desses dois tipos de empresas. 

Empresas de Mindset Fixo                                           Empresas de Mindset de Crescimento

São movidas pelo desejo de parecer inteligentes.           São movidas pelo desejo de aprender com o                                                                                              cliente e com o mercado, e assim desenvolvem                                                                                          expertises.

Acreditam que a inteligência é estática.                           Acreditam que suas qualidades, benefícios e                                                                                              diferenciais podem se desenvolver.

Procuram serem testadas e são sensíveis a críticas e     Aprendem e evoluem com críticas. Superam-erros.                                                                                se diante desses casos.

Adoram elogios. São narcisistas.                                      Acreditam e investem nos seus esforços para                                                                                             atingir a excelência e a alta performance.

Não conseguem superar as rejeições do mercado          Encaram que pequenos fracassos significam são "rancorosas".                                                             motivos para aprender algo que ainda não                                                                                                  sabem.

Encaram que ESFORÇO é algo ruim.                             Entendem que o esforço é algo bom, que torna                                                                                          a empresa mais inteligente e talentosa.

Tem medo dos desafios, pois podem parecer menos      Amam os desafios, principalmente para inteligentes.                                                                      poderem se superar e aprenderem sempre!

Crescem e prosperam quando os negócios estão ao      Crescem muito e prosperam mais ainda, pois alcance.                                                                            vão além de seus limites.

Buscam clientes que as "idolatre".                                   Preferem criar relações com clientes que as                                                                                                estimule a aprender (e fazer) coisas novas.

Valorizam bajuladores, afastando os críticos ou              Incentivam e escutam opiniões e sugestões questionadores.                                                               divergentes.

Tentam se auto afirmar como empresas que "sabem     São empresas ávidas por novos aprendizados. tudo"!

Não facilitam a comunicação e detestam receber           São abertas para receber opiniões, críticas, feedbacks.                                                                       sugestões e feedbacks. Crescem com isso!

Optam por fazer o comum, o mais fácil. Usam              Preferem ações que garantam a sustentabilidade soluções genéricas.                                                       e focadas na satisfação do cliente.

Suas equipes são adestradas para falar apenas o        Focam em ampliar as discussões para construir necessário.                                                                     as melhores e mais amplas soluções ao cliente.

A cultura dessas empresas é focada em ações de       Estimulam o aprendizado. Seus colaboradores "gênios".                                                                        pensam, pesquisam, ensinam e aprendem com                                                                                           os clientes. São inovadores.

Com base nessas diferenças, é possível estabelecer estudos, comparações e projeções para que as empresas possam se posicionar melhor no mercado e assim poderem tomar ações para ampliar sua participação no mercado. Isso é BI (Business Intelligence) de fato.

Essas informações são vitais para realinhar e reposicionar sua empresa no mercado e, principalmente, criar uma nova formatação conceitual, um novo MINDSET CORPORATIVO, para que sua empresa possa disputar o mercado com mais coerência e com muito mais aderência aos anseios, necessidades e desejos do consumidor moderno, que em sua quase totalidade, busca contratar serviços e comprar produtos de empresas que estejam focadas em gerar soluções sob medida para suas demandas.

Saber reconhecer o MINDSET é fundamental para que o perfil comercial da empresa seja criado, qualificado e estabelecido, sem com isso abandonar as raízes operacionais da empresa, resguardando seus diferenciais e suas qualidades. Isso certamente provocará a evolução do negócio, permitindo aprimorar suas forças e corrigir suas fraquezas, gerando mais rentabilidade e lucratividade para as corporações. Diminuindo suas ameaças e proporcionando um novo e amplo leque de oportunidades.

Tudo inicia em nossos pensamentos, em nossos modelos conceituais, em nossos mapas mentais e corporativos, mas sempre refletem diretamente em nossos negócios!

Por isso repito a pergunta:

Qual o MINDSET Corporativo de sua empresa?

Aguardo seus e-mails com as respostas para que possamos discutir a respeito e identificarmos as melhores práticas para ajudar sua empresa e seus negócios.

Podem enviar para emir@consultordeseguranca.com.br

Emir Pinho, é Consultor de Empresas de Segurança e Vigilância, é formado e  Especializado em Gestão de Segurança Privada, Palestrante e Treinador de Equipes Comerciais. CEO da EMP Consultoria e Treinamentos Empresariais, criador do site www.consultordeseguranca.com.br e recebe suas mensagens pelo e-mail emir@consultordeseguranca.com.br e pelo WhatsApp 51 99967 3306.