DuPont adota ação de "guerrilha” para conscientizar funcionários sobre riscos no trânsito durante o Carnaval
Inspirada em um de seus valores corporativos – a Segurança – companhia surpreende funcionários com mensagens impactantes sobre segurança no trânsito.
No ano passado, a Organização das Nações Unidas proclamou os próximos dez anos (2011 – 2020) como a Década de Ação pela Segurança Viária. Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que, sem uma ação urgente, os acidentes de trânsito se tornarão a quinta causa de morte em 2030.
Ao chegarem ao escritório no dia 04 de fevereiro, funcionários da DuPont, gigante americana da área de Ciência e Inovação, foram surpreendidos por uma série de ações de impacto que visam disseminar a consciência sobre os riscos ao volante. Estrategicamente agendada para ocorrer na semana que antecede o Carnaval, a campanha inclui, entre diversas ações, uma exposição de carros que sofreram danos severos ou perda total em acidentes de trânsito reais. “Os carros, obtidos em parceria com uma seguradora, foram posicionados em áreas comuns da sede da companhia, em Alphaville, o que torna impossível não notá-los”, afirma Anis Saliba, gerente de Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SHE) para a DuPont América do Sul. “A única forma de fazer comunicação sobre tema sério é causando impacto, chegando diretamente ao coração e à mente das pessoas”, comenta o executivo. Além da exposição de carros, a campanha inclui adesivos 3D nas entradas principais da companhia, em formato de uma estrada, com placas reais de trânsito posicionadas em cada um dos lados. As placas, no entanto, trazem mensagens de segurança.
A campanha também inclui palestras, distribuídas ao longo de toda a semana, para conscientizar funcionários sobre os principais riscos ao volante e, especificamente, de dirigir em épocas de grandes feriados prolongados, como o Carnaval. A presença de funcionários é obrigatória e as apresentações serão conduzidas pela alta liderança da companhia (incluindo a Presidência), reafirmando, com isso, o compromisso e a seriedade do tema. “Desde que foi fundada, há 210 anos, a DuPont sempre teve a Segurança como um de seus valores corporativos. É comum fazermos diversas ações de conscientização sobre segurança ao longo do ano, e neste ano decidimos intensificar e concentrar ações de Direção Segura desde o início do ano, pois somos conscientes de que os riscos em acidentes de trânsito vêm aumentando de maneira geral. Acreditamos fortemente que todos os acidentes, sem exceção, podem ser evitados”, afirma Saliba.
Para complementar o impacto da ação, o Departamento de Comunicação Corporativa da DuPont (responsável pelo planejamento e implementação da campanha) também instalará, a partir de 4ª feira (06), um simulador em que funcionários serão convidados a vivenciar, de forma muito próxima à realidade e por meio de um óculos 3D, os efeitos do álcool ao volante.
Sobre a DuPont
Desde 1802, a DuPont (NYSE: DD) traz ao mundo o melhor da Ciência em forma de produtos, materiais e serviços inovadores. A companhia acredita que por meio da colaboração com clientes, governos, ONGs e líderes de opinião é possível encontrar soluções para os desafios globais, provendo alimentos saudáveis e suficientes para a população mundial, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis e protegendo a vida e o meio ambiente. Para mais informações sobre a DuPont e seu compromisso com a inovação, acesse www.dupont.com.