IBM traz comentários com IA Generativa e tecnologia AI Draw Analisys para experiência digital em Wimbledon
IBM AI Draw Analysis cria uma nova estatística para o jogo de tênis, oferecendo insights mais profundos sobre o potencial desempenho de um tenista ao longo de todo o torneio.
A IBM (NYSE: IBM) e The All England Lawn Tennis Club anunciaram hoje novos recursos para a experiência digital de fãs de Wimbledon, lançada no Torneio deste ano.
- Um novo recurso de Inteligência Artificial (IA), que aproveita a tecnologia de IA generativa a partir do IBMWatson X, produzirá comentários de tênis para todos os pacotes de vídeos em destaque durante Wimbledon.
- Pela primeira vez no jogo de tênis, o recurso IBM AI Draw Analysis também proporcionará uma nova estatística para definir o quão o trajeto para a final pode ser favorável para cada jogador a partir do sorteio da chave de simples.
Os novos recursos se expandem no conjunto de ferramentas digitais para os fãs no App Wimbledon e no site do torneio. Eles são os exemplos mais recentes de como a IBM e Wimbledon estão usando a tecnologia para ajudar os fãs a se engajarem com o torneio em um nível mais profundo.
Comentário da IBM AI
O novo recurso de AI Commentary permitirá que os fãs assistam aos vídeos em destaque das partidas com comentários em áudio de momentos-chave, juntamente com legendas que podem ser ativadas ou desativadas. A ferramenta foi projetada para dar aos fãs uma experiência mais perspicaz ao se atualizarem sobre os highlights das partidas com vídeos de destaques no App de Wimbledon e no site. Este lançamento é um passo para tornar comentários disponíveis de forma empolgante para partidas fora do Wimbledon's Show Courts, que já têm comentários ao vivo.
Para desenvolver o novo recurso, especialistas do IBM iX, parceiro de experiência de design de IBM Consulting, trabalharam com o The All England Club para alavancar modelos fundacionais a partir do Watson X, a nova plataforma de IA e dados corporativos da IBM, para treinar a IA na linguagem única do tênis. A IA generativa construída sobre esses modelos fundacionais foi aplicada para produzir narração com estrutura de frases variadas e vocabulário para tornar os clipes informativos e envolventes.
Análise IBM AI Draw
Outro novo recurso que a IBM apresentará este ano é o IBM AI Draw Analysis, a primeira estatística desse tipo no jogo de tênis, que usa IA para definir o quão favorável o trajeto para a final pode ser para cada jogador desde o momento do sorteio da chave de simples. O sorteio de um jogador será indicado com uma classificação ao longo de uma escala, com base em fatores que incluem os match-ups do jogador contra potenciais oponentes futuros e como a posição do jogador no sorteio se compara aos concorrentes. Este novo insight vai ajudar os fãs de tênis a descobrir anomalias e potenciais surpresas no sorteio de simples, o que não seria aparente apenas pela análise do ranking dos jogadores, inspirando mais debate e engajamento na comunidade de fãs.
"Estamos constantemente inovando com nossos parceiros na IBM para fornecer aos fãs de Wimbledon, onde quer que eles estejam no mundo, uma experiência digital perspicaz e envolvente do The Championships. Este ano, estamos introduzindo novos recursos para nossas plataformas digitais que usam a mais recente tecnologia de IA da IBM para ajudar os fãs a ganhar ainda mais insights sobre o sorteio de simples e o acesso a comentários de um número maior de jogos por meio de vídeos com highlights das partidas", explica Usama Al-Qassab, Marketing & Diretor Comercial, The All England Club
"A IBM está trazendo novas camadas de insight e engajamento para o Campeonato de 2023 por meio do uso de ferramentas inovadoras, alimentado por modelos de fundação e IA generativa a partir do Watson X. Vimos em primeira mão como essas tecnologias têm o poder de ajudar grandes eventos esportivos como Wimbledon a cultivar seus públicos por meio de experiências digitais de ponta. A plataforma de IA e dados que a IBM está usando para criar experiências de fãs exclusivas para Wimbledon é a mesma tecnologia que estamos usando para impulsionar a transformação de negócios com clientes em todos os setores e indústrias", ressalta Jonathan Adashek, vice-presidente sênior de Marketing e Comunicações da IBM.
Os novos recursos que estão sendo introduzidos este ano serão adicionados ao conjunto de ferramentas digitais movido à IA disponíveis para fãs no App Wimbledon e no site da competição. Eles incluem o IBM Power Index Leaderboard, IBM Match Insights e Highlights Reels personalizados e recomendações. Usando mais de 100 mil pontos de dados de cada ponto jogado em todo o torneio, analisados pela tecnologia Watson AI da IBM em IBM Cloud, esses recursos digitais são projetados para facilitar a compreensão de quais jogadores seguir, como se comparam aos seus oponentes e quem provavelmente vencerá. Os fãs são mantidos atualizados e engajados durante todo o torneio com insights atualizados e adaptados aos jogadores que estão seguindo.