Microsoft debate uso de dados e inteligência artificial no mercado financeiro no Febraban Tech 2022 - NetSeg

Microsoft debate uso de dados e inteligência artificial no mercado financeiro no Febraban Tech 2022

Financeiro | 2022-07-29

Durante evento, que acontece de 9 a 11 de agosto, companhia traz soluções focadas em dados e IA, segurança e sustentabilidade para o setor.

A Microsoft participará do Febraban Tech, antes conhecido como CIAB Febraban, um dos maiores eventos do setor financeiro do mundo que acontece de 9 a 11 de agosto, na Bienal de São Paulo, no Parque do Ibirapuera.

Com um estande no evento, a empresa apresentará palestras de executivos abordando os três destaques que a companhia traz para a edição deste ano: dados e inteligência artificial, segurança, além de duas soluções o Microsoft Cloud for Financial Services, dedicado para o mercado financeiro, e o Microsoft Cloud for Sustainability, focado em contribuir para diminuir o impacto ambiental das operações das empresas. Marcam presença Tânia Cosentino, presidente da Microsoft Brasil e Vasu Jakkal, vice-presidente Corporativa, Segurança, Conformidade, Identidade e Gerenciamento da Microsoft. 

O setor financeiro é um dos que mais crescem não só no Brasil como no mundo e tem sido um celeiro de inovações em transações e serviços ao cliente. Atenta aos movimentos do mercado, a Microsoft disponibiliza uma solução customizada para apoiar a indústria.

“Nosso trabalho em desenvolver soluções cada vez mais modernas para o mercado financeiro resultou na criação da Microsoft Cloud for Financial Services, integrando diversas ferramentas  para transformar os insights gerados por dados em ideias práticas e assertivas para apoiar a tomada de decisões das instituições financeiras, sempre pensando na personalização do atendimento ao cliente, um diferencial importante na busca pela fidelização dos consumidores, segurança e ferramentas para habilitar a inovação”, diz Rafael D’Ávila, diretor para a indústria de Serviços Financeiros na Microsoft Brasil. 

Utilizando recursos das plataformas Microsoft Azure, Dynamics 365 e Microsoft 365, bem como os recursos de Inteligência Artificial, a Microsoft Cloud for Financial Services foi criada pela companhia, em conjunto com parceiros e clientes, para endereçar as necessidades específicas da indústria financeira e, localmente, pode contribuir com o movimento do Open Finance. “Acreditamos que, a partir do consentimento do cliente, a abertura dos dados terá papel fundamental para o crescimento do setor financeiro, incluindo bancos e fintechs. Com o uso da nuvem e o poder transformacional da inteligência artificial, conseguiremos contribuir com as instituições para a criação de novos produtos e serviços centrados no consumidor, permitindo que ele possa fazer escolhas mais conscientes e orientadas às suas necessidades”, explica D’Ávila. 

Palestras no Febraban Tech 

No primeiro dia da feira, a presidente da Microsoft no Brasil, Tânia Cosentino, participa do painel “A Inteligência Artificial na decisão de negócios dos bancos”, ao lado da professora doutora Dora Kaufman (PUC-SP) e de Eder Lima, responsável pela área de experiência digital de pessoas físicas do Bradesco. A conversa será mediada pela jornalista Mona Dorf.

Outra palestra de destaque nesta edição é a de Vasu Jakkal, vice-presidente Corporativa, Segurança, Conformidade, Identidade e Gerenciamento da Microsoft, com o tema Inovação, engenhosidade e inclusão: o futuro da segurança é agora”, que abordará o cenário de cibersegurança sob as sofisticadas ameaças que existem atualmente e quais são os principais fatores a considerar para se proteger.  

Waldemir Cambiucci, diretor do Microsoft Technology Center, participa de um painel sobre computação quântica, e Fernando Lemos, vice-presidente de Tecnologia, Inovação e Sucesso do Cliente da empresa, será um dos jurados do “Campeonato de Pitches entre Fintechs”. 

Outro tópico importante nesta edição é a sustentabilidade. A agenda ESG faz parte das principais companhias atualmente e o olhar para o meio ambiente é um elemento essenciais nos negócios atuais.  E, com o intuito de colaborar com esse desafio das empresas, a Microsoft anunciou recentemente a disponibilidade geral da Microsoft Cloud for Sustainability, permitindo que as companhias tenham a oportunidade de, ao mesmo tempo em que crescem construindo infraestruturas de TI, reduzir o impacto ambiental de suas operações com o apoio de serviços e insights na nuvem. 

Além de apoiar os clientes em suas jornadas de sustentabilidade, a Microsoft está fazendo escolhas mais sustentáveis na montagem de seus eventos. Nesta edição, o estande da companhia utilizará madeira proveniente de extração consciente e de reflorestamento da prefeitura de São Paulo e cerca de 20kg de materiais de plástico e papelão serão destinados a reciclagem. Além disso, 100% dos gases emitidos no processo de construção do estande serão compensadas com a plantação de árvores. 

Confira abaixo os dias e horários da participação da Microsoft no Febraban Tech, que este ano volta a ser presencial.  

Campeonato de Pitches entre Fintechs 

Jurado: Fernando Lemos, vice-presidente de Tecnologia, Inovação e Sucesso do Cliente da Microsoft Brasil. 

Painel: “A Inteligência Artificial na decisão de negócios dos bancos” 

A inteligência artificial é amplamente usada pelo setor financeiro como ferramenta para apoiar a decisão de negócios e de novos serviços.  As informações em tempo real ajudam ter mais clareza dos cenários? Como dados instantâneos de economias e mercados financeiros globais podem ser usados na tomada de decisões locais? 

Data e horário: 9 de agosto, das 12h às 13h. 

Local: 2º andar da Bienal de São Paulo. 

Palestrantes: Tânia Cosentino (presidente da Microsoft no Brasil) Dora Kaufman (PUC-SP), Eder Lima (Bradesco) e moderação de Mona Dorf (Febraban). 

Painel: “Dados, nuvem e o céu perfeito: Computação quântica e a revolução com os supercomputadores” 

A inteligência artificial é amplamente usada pelo setor financeiro como ferramenta para apoiar a decisão de negócios e de novos serviços. Quanto mais a economia se digitaliza, mais dados são gerados e passíveis de serem usados pela IA. As informações em tempo real ajudam ter mais clareza dos cenários? Como dados instantâneos de economias e mercados financeiros globais podem ser usados na tomada de decisões locais? 

Data e horário: 10 de agosto, das 9h30 às 10h30. 

Local: 3º andar da Bienal de São Paulo. 

Palestrantes: Waldemir Cambiucci, Diretor do Microsoft Technology Center, Bárbara Lopes Amaral, (Professora-doutora do Instituto de Física da USP), Rodrigo Barbosa Capaz, Diretor do Laboratório Nacional de Nanotecnologia e moderação de Rafael Coimbra, Diretor do TEC Institute e Editor-executivo de Conteúdos Digitais da MIT Technology Review Brasil. 

Palestra: Cibersegurança - Inovação, Criatividade E Inclusão: O Futuro Da Segurança É Agora 

O que está por vir na segurança cibernética é um admirável mundo novo – ameaças sofisticadas, tudo conectado e vida humana real em jogo. Garantir nosso futuro exigirá um pensamento transformador em tecnologia, conhecimento humano e o crescimento de nossa comunidade de segurança cibernética. Junte-se a Vasu Jakkal, VP corporativa de Segurança, Conformidade, Identidade e Privacidade da Microsoft para ver para onde a segurança está indo e o que precisamos para chegar lá. 

Data e horário: 11 de agosto, das 10h15 às 10h45. 

Local: a definir. 

Palestrante: Vasu Jakkal, vice-presidente Corporativa, Segurança, Conformidade, Identidade e Gerenciamento da Microsoft. 

No site do evento é possível consultar a agenda completa. 

Sobre a Microsoft 

A Microsoft (Nasdaq “MSFT” @microsoft) habilita a transformação digital na era da nuvem inteligente e da fronteira inteligente. A missão da Microsoft é empoderar cada pessoa e cada organização no planeta a conquistar mais. A empresa está no Brasil há 33 anos e é uma das 122 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975. De julho de 2021 a junho de 2022, a empresa investiu mais de US$ 15 milhões em doações e descontos para entidades sem fins lucrativos, impactando mais de 2 mil instituições com doação de software, descontos para compra e apoio a projetos de capacitação. Com o lançamento do Microsoft For Startups Founders Hub, 443 novas startups foram aprovadas, totalizando 703 startups apoiadas, que juntas já consumiram USD 11,898,488.00 de créditos em nuvem Azure.