WORKSHOP: A COMUNICAÇÃO EFICIENTE PARA ASSOCIAÇÕES E SINDICATOS DO NÚCLEO CEBRASSE
O NÚCLEO CEBRASSE foi criado para ajudar dirigentes e executivos no fortalecimento da CEBRASSE e suas entidades, aumentar a eficiência em gestão, RH, administração financeira, marketing, divulgar experiências vitoriosas de uma entidade para as demais etc. Nossa próxima reunião será dia 8 de outubro, das 16 às 18 hs, no Maricato Advogados, rua Itapolis 1.468, Pacaembú e terá duas fases.
1º Palestra do Dr Percival Maricato sobre a Medida Provisória da Liberdade Econômica e suas consequências sobre o setor de serviço (duração de 20 minutos e 10 minutos para perguntas);
2º workshop sobre como aprimorar comunicação em sindicatos e associações (exposição de 40 minutos e restante para debate e ações exemplares);
(ambas acompanhadas de material impresso)
Na última reunião, concluímos que as realizações de cada entidade, para darem resultados efetivos, ou propostas para fortalecê-las, seus serviços, deveriam ser não só necessários, como também bem divulgados. Ou seja, toda entidade tem que definir seus públicos, comunicar-se com eles, na forma (meio) e conteúdo apropriado, adequado ao tempo de mudanças que vivemos.
E como decidido, convidamos um profissional da comunicação para esta próxima reunião, o renomado jornalista. Cleinaldo Simões, cujo currículo impecável segue abaixo. Ele irá apresentar e discutir conosco o aprimoramento da comunicação das entidades, através dos seguintes itens:
1. o que é comunicação, comunicação corporativa, sua evolução e função;
2. comunicação interna na entidade, no setor, com associados (para funcionários, dirigentes, associados, categoria, mídias do setor) e externa (mídias e para o público em geral).
3. os meios clássicos de comunicação: boletins, newsletter, comunicados simples, folders, cartas, revistas, impressos e assessoria de imprensa;
4. obtenção de informação, riscos da informação equivocada e benefícios da boa informação;
5. os meios modernos de comunicação: digitais (e-mail, site, instagram, facebook, linkedin, whatsapp, etc;); tendências, fakenews, a evolução possível nos próximos anos.
6. a questão do conteúdo de cada mídia: entrevistas a imprensa gravada e/ou ao vivo (rádios, TVs, mídias digital), como preparar suas falas em eventos ou outras ocasiões; a importância das chamadas (ganchos) para prender a atenção do leitor, despertando curiosidade e fazer com que leia o restante do texto ou notícias, como preparar textos corporativos.
Ao final será feita uma media training, onde os presentes que assim o desejarem serão convidados a falarem da melhor forma possível, como se estivessem diante de plateias ao vivo ou a rádios e TVs.
A COMUNICAÇÃO EFICIENTE PARA ENTIDADES CORPORATIVAS
DIA 8 de outubro, das 16 às 18 hs. No auditório da MARICATO ADVOGADOS, RUA ITÁPOLIS 1 468.
Gratuito para até 2 dirigentes/ executivos de associados e R$ 300,00 para demais interessados. RVSP e inscrições junto a CEBRASSE
...............................................................................................
Currículo dos palestrantes: Percival Maricato, formado pela USP (Largo de São Francisco) em 1975, desde então pratica advocacia ininterruptamente, autor de cinco livros (publicados pelo SENAC), jornalista (arts publicados em Veja,. Folha SP, Estado de SP), empresário, palestrante, professor de pós graduação, vice presidente jurídico da CEBRASSE, presidente da ABRASELsp, membro do Conselho Curador do São Paulo Convention Bureau, Conselho Municipal e Conselho Estadual de Turismo, ex membro de conselhos na TV Cultura, OABsp, PNBE, FIESP, FECOMÉRCIO, e outras entidades, titular do Maricato Advogados.
Cleinaldo Simões é jornalista profissional desde 1980. Iniciou a carreira em jornais do litoral paulista. Integrou a primeira turma do tradicional Curso de Extensão de Jornalismo da Editora Abril, onde atuou na Revista Quatro Rodas. Foi repórter da Agencia Folha, atuando no Cidade de Santos; free lancer de A Tribuna, revista Visão, repórter do Jornal da Tarde, colaborador de inúmeras revistas. Em comunicação empresarial, foi assessor nas agencias ADS, Voice e Hill & Knowlton. Titular de sua agência, tem se dedicado à arrumação de casa de entidades diversas, divulgação de temas de direitos e justiça para dezenas de sociedades de advogados e cuidado da reputação de empresas, notadamente dos segmentos de construção civil e pesada.