Check Point apresenta GAiA, seu sistema operacional seguro e unificado - NetSeg

Check Point apresenta GAiA, seu sistema operacional seguro e unificado

TI & Software |

Nova versão inclui solução inovadora para a prevenção de ameaças e mais de 100 recursos revolucionários de segurança

A Check Point® Software Technologies Ltd (Nasdaq: CHKP), líder mundial em segurança da internet, anuncia o lançamento do Check Point R75.40, a versão mais recente do seu Software Blade Architecture™. O R75.40 inclui o Check Point GAiA, uma plataforma segura e unificada para todos os dispositivos, servidores abertos e gateways virtuais da Check Point – combinando o melhor dos sistemas operacionais legados da companhia, a Série IPSO para IP e a SecurePlatform (SPLAT) para todos os demais dispositivos, ajudando o cliente a consolidar ainda mais sua infraestrutura de segurança e a simplificarem a administração. Além disso, o R75.40 foi desenvolvido para prevenir o malware moderno com a Check Point ThreatCloud , a primeira rede colaborativa na luta contra os crimes virtuais, fornecendo inteligência de segurança aos gateways do cliente e defesa em tempo real, com os novos Software Blades Anti-Bot e Antivírus. Anunciado durante o evento Check Point Experience (CPX), em Orlando, na Flórida, o R75.40 conta com mais de 100 recursos novos de segurança, oferecendo diversas camadas de prevenção contra ameaças, administração mais avançado e o desempenho necessário para manter a segurança.

A proteção ainda é uma prioridade para a maioria das empresas. As organizações enfrentam um aumento significativo no número de ameaças e muitas passam por centenas de incidentes com malware por mês. As empresas responderam ao aumento do número de ataques ampliando sua infraestrutura de segurança com medidas adicionais de proteção – uma reação natural, mas nem sempre eficiente. Enquanto a maioria das empresas depende de mais de sete fornecedores diferentes para proteger sua rede, outras apresentam níveis menores de confiança por que a adoção de múltiplos produtos cria um ambiente de TI altamente complexo.

“Para combater ataques sofisticados multivetoriais, a implementação de várias soluções independentes é insuficiente. À luz de ameaças emergentes e novas soluções, é imprescindível manter a infraestrutura de segurança integrada e simples”, disse Gil Shwed, fundador, presidente e CEO da Check Point Software Technologies. “Com um SO de 64 bits e uma série de recursos de última geração, o GAiA pode alinhar diversas camadas de proteção de segurança em uma plataforma unificada, criando uma política de segurança integrada”.

CHECK POINT GAiA

Com a onda de ameaças e novas proteções para aplicar, a consolidação da segurança é fundamental para otimizar as operações e a eficiência de segurança com o desempenho máximo. O R75.40 introduz o Check Point GaiA – um sistema operacional poderoso e unificado de 64 bits que oferece mais segurança e eficiência que seus antecessores – o sistema operacional IPSO para Aparelhos IP e SPLAT, o sistema operacional dos Dispositivos Power-1, UTM-1, IAS e 2012. Agora, com o Check Point GAiA, o cliente pode implementar um SO único e unificado para todos os dispositivos, servidores abertos e gateways virtualizados da Check Point. Muitas empresas e prestadores de serviços mundiais ainda estão migrando para o IPv6, e por esse motivo o GAiA foi criado para as duas redes, IPv4 e IPv6, com até 70 milhões de conexões simultâneas e vários protocolos de roteamento dinâmicos para atender às necessidades de desempenho dos ambientes de rede mais exigentes.

A interface web do GAiA oferece uma série de recursos, otimizando as operações de TI com atualizações de software automatizadas que podem ser concluídas em menos de um minuto, além de recursos de busca instantânea para todas as propriedades e comandos, e uma interface de linha de comando compatível com IPSO e SPLAT. Além disso, o GAiA apoia a implementação de políticas granulares e a administração de controle de acesso baseada em funções – permitindo a segregação de tarefas entre usuários com cargos e privilégios diferentes.

PREVENÇÃO CONTRA AMEAÇAS

A Check Point ThreatCloud, também anunciada com o lançamento do R75.40, é a primeira rede colaborativa a lutar contra os crimes virtuais que permite compartilhar informações sobre ataques e tendências de ameaças a partir de diversas fontes globais, com a meta de interromper os ataques de uma melhor maneira e mais eficiente. A Check Point ThreatCloud reúne dados de uma rede única e mundial de sensores de ameaças, além de dados da base de gateways de segurança instaladas pela empresa de pesquisas da Check Point, e de feeds sobre malware da indústria, e distribui essa inteligência sobre ameaças aos gateways de segurança do mundo todo. Com mais de 250 milhões de endereços analisados para descobrir bots, 4,5 milhões de assinaturas de malware e 300 mil sites infectados, a Check Point ThreatCloud suporta os novos Software Blades Anti-Bot e Antivirus enviando informações atualizadas sobre ameaças diretamente aos gateways de clientes, que podem implementar uma proteção preventiva contra ameaças avançadas, como bots, APTs (Advanced Persistent Threats) e outras formas de malware sofisticado.

SMARTLOG

Com grandes volumes de dados logados diariamente, o Check Point R75.40 também apresenta o SmartLog, um analisador de logs de próxima geração que ajuda o cliente a transformar dados em informações de segurança valiosas. Com recursos de busca por palavra-chave semelhantes ao Google, os usuários podem pesquisar bilhões de registros em frações de segundo, identificando tendências e padrões de comunicação em arquivos, usuários, gateways e lugares diversos. O SmartLog é um recurso chave para o sistema de gerenciamento de segurança da Check Point, oferecendo maior visibilidade das informações do log e possíveis riscos de segurança. A solução pode ser encontrada pelos clientes no Logging and Status Software Blade sem a necessidade de adquirir licenças adicionais.

O Check Point R75.40 é uma atualização gratuita para clientes, e inclui com mais de 100 recursos de segurança, por exemplo um contador de acessos do firewall, a configuração do Web proxy e a marca d’água DLP – sem exigir administração ou hardware adicional.

“O R75.40 amplia a nossa visão de Segurança 3D. Da nossa Arquitetura de Software Blade e da linha poderosa de dispositivos lançados durante o ano passado, até nosso novo ThreatCloud e o OS unificado de última geração, estamos oferecendo a base sólida e as proteções avançadas que o cliente precisa para manter sua liderança em segurança”, concluiu Shwed.