Seleção Vendedora!
Autor - Marcos Sousa
Em tempo de copa do mundo, o técnico Dunga divulgou recentemente a lista dos jogadores da seleção brasileira de futebol, que buscará o inédito título de hexacampeão mundial. Embora cada um tenha suas preferências eu também resolvi convocar um time. Pensei comigo mesmo: “Por que não escalar um time campeão em vendas?”. Segue minha escalação:
Goleiro: CONFIANÇA – Você já deve ter visto times de futebol em campo com 10 ou 9 atletas. Já vi time jogar com até 7 jogadores. Mas jamais vi algum time jogar sem goleiro. Não tem jeito! Sem confiança não há vitória nas vendas. O vendedor deve confiar em si mesmo, nos colegas, na empresa e naquilo que vende, além de transmitir essa confiança em cada contato de venda. Sua autoconfiança deve ser inabalável. Tome conta não só da pequena área como do jogo
Zagueiro: HONESTIDADE – As pessoas gostam de comprar de quem conhecem e em quem confiam. Ser honesto não é uma virtude, mas um dever, principalmente para quem vende. Quanto mais pessoas ficarem satisfeitas com seu trabalho, maior será o número de indicações futuras. Ninguém indicará pessoas desonestas para amigos. Zagueiro bom é aquele rápido, forte e alto. Tenha uma honestidade igualmente forte e elevada para afastar qualquer mentira ou ameaça de sua grande área.
Segundo Zagueiro: ÉTICA – Não se pode viver, conviver no trabalho e na comunidade e, principalmente, agir sem uma base sólida de princípios e valores. Manipular os clientes, prometer e não cumprir, agir de má fé ou falar mal da concorrência para vender o seu produto são gols contra a sua equipe. Toda a torcida está de olho no que você faz.
Laterais: MOTIVAÇÃO e COMPROMETIMENTO – Haja motivação para auxiliar na marcação, correr um campo inteiro e cruzar a bola na linha de fundo. Do mesmo modo, um vendedor tem que ter um forte motivo para levantar da cama e encarar mais um dia de trabalho. Comprometer-se consigo mesmo, com os clientes e com a empresa é essencial para quem deseja superar as adversidades e bater as metas.
Volante (cabeça de área): DISCIPLINA - Auxilia na marcação e faz a ligação com o meio-campo. Mais um jogador imprescindível nesse time. Mais importante do que correr loucamente todos os dias é planejar as atividades, gerenciar o tempo e não perder o foco das metas, a fim de tornar mais eficiente sua hora trabalhada. Foco nas tarefas importantes e não somente urgentes.
Segundo Volante: EMPATIA - Trata-se de um jogador com boa capacidade de marcação, mas com algumas qualidades ofensivas para contra-atacar. O primeiro passo em qualquer tipo de relacionamento é ter humildade, querer e saber se colocar no lugar do outro para compreendê-lo melhor e descobrir o que ele mais valoriza. Desenvolva empatia e terá a simpatia de muitos.
Meia-armador: COMPETÊNCIA - Responsável pela criação de lances ofensivos dos times (típico "camisa 10"). Inteligência, eficiência, visão, domínio e dribles são algumas das competências necessárias não só para meias, como para quem deseja vender mais. Usa mais a mente do que os pés. Mente-de-obra e não somente mão-de-obra.
Meia-atacante: ATENDIMENTO – Por atuar mais próximo dos atacantes, seu trabalho é criar e atacar com agilidade, pontaria e velocidade. Quem não é capaz de entender que o trabalho de vendas é tornar os clientes mais felizes, não compreende a importância de atender bem e rapidamente. E quem não atende bem, não merece atenção do cliente.
Centroavante: AUDÁCIA - Aquele que marca gols e finaliza as jogadas (homem-gol). Muitos não vendem mais porque terminam fechando a cara e não as vendas. São previsíveis na aproximação, não conseguem surpreender em suas apresentações e são maus negociadores. Quem fica plantado na área esperando que a bola venha redonda acaba no banco das lamentações, pois o cliente é o juiz que tira o cartão vermelho e expulsa amadores de sua sala.
Ponta-de-lança: COMUNICAÇÃO – Atacante que tenta constantemente penetrar na defesa adversária. O futuro de um vendedor depende diretamente de sua capacidade de entender as necessidades do cliente, comunicar os benefícios e vantagens de seus produtos e realizar ofertas contínuas de valor, principalmente, após a realização da venda. Sabe que o importante não é vender, mas se tornar memorável, continuar vendendo e conquistando fãs.
Antes que você também dê uma de técnico e me critique pela minha convocação, entenda que cada um tem sua própria seleção. O meu maior interesse não é obter a melhor seleção, mas uma seleção vendedora e vencedora. Quer vender mais? Quer obter melhores resultados? Não deixe nenhum desses jogadores fora de campo. Você pode até substituí-los, mas não jogue com um time incompleto.