João Jaouiche, Sócio Consultor da Núcleo Consultoria, participa do treinamento “Protocolo V.I.D.A.S.” - NetSeg

João Jaouiche, Sócio Consultor da Núcleo Consultoria, participa do treinamento “Protocolo V.I.D.A.S.”

Consultoria | 2024-02-20

No último dia 20 de janeiro, João Jaouiche, sócio consultor da Núcleo Consultoria, participou do treinamento “Protocolo V.I.D.A.S.”

A escalada de incidentes com agressores ativos em escolas brasileiras é alarmante e demanda ações preventivas e de respostas rápidas e eficazes. Respondendo a essa urgência, o Protocolo V.I.D.A.S., foi desenhado para enfrentar com precisão situações de violência extrema.

Inspirado em protocolos internacionais, este treinamento foi desenvolvido para a realidade brasileira e tem como objetivo capacitar indivíduos com conhecimentos e habilidades práticas, essenciais para aumentar a própria capacidade de sobrevivência em incidentes críticos violentos. Este protocolo ganha relevância adicional no contexto brasileiro, onde mais de 50% dos incidentes de natureza emergencial nas escolas são resolvidos por professores, profissionais da educação e estudantes antes mesmo da chegada da polícia.

O acrônimo do Protocolo V.I.D.A.S. representa as etapas fundamentais na gestão eficaz de ameaças: Visualizar, Informar, Defender, Abrigar e Sair, enfatizando a importância de cada fase no processo de resposta a emergências.

O treinamento foi dividido em duas partes. Na teórica, os participantes foram instruídos com informações e conhecimentos essenciais sobre como lidar com essas situações. Na prática, os participantes tiveram a oportunidade de aplicar o que aprendera, em cenários simulados, altamente controlados e acolhedores.

“Além da experiência de conviver com um grupo multidisciplinar de participantes, todos interessados em conhecer e aprender protocolos de prevenção e atuação diante de ameaças que se mostram cada vez mais reais, recebi com entusiasmo as úteis orientações compartilhadas nesse evento. O interessante é que ao final, todos se conscientizaram da importância da disseminação desse tipo de ensinamento para os estudantes, pais, professores e funcionários das escolas”, ressaltou Jaouiche.