Atividades criminosas forçam empresas de segurança a melhorarem sua tecnologia - NetSeg

Atividades criminosas forçam empresas de segurança a melhorarem sua tecnologia

TI & Software | 2022-12-19

Gangues locais já causaram mais de 3,8 milhões de dólares em danos à empresas e complexos.

Com recente o investimento nacional em energia limpa ultrapassando a faixa de US$ 19 bilhões em 2022, as usinas de energia solar estão atraindo a atenção de grupos criminosos especializados e se tornando um de seus alvos favoritos, devido à sua localização remota e tamanho. 

Essas quadrilhas agem de muitas maneiras e seu alvo são sempre painéis e pequenos equipamentos, como fios de cobre, cabos, etc. A ação também representa uma questão de segurança para os trabalhadores da UFV, já que são conhecidos por fazerem reféns e serem violentos com os moradores locais. Esses grupos estão se especializando em roubos a complexos e representam um grande risco operacional, já que suas ações podem resultar na perda de milhões de dólares em painéis e equipamentos.

Segundo a Polícia Civil dos estados de Goiás e Santa Catarina, as facções criminosas estão se especializando em roubo de painéis solares e complexos. Só em 2022, o equivalente a cerca de 4 milhões de dólares em painéis e equipamentos já foram roubados. Os esforços da Aeon e da FFT focam em dificultar o trabalho dessas facções ao tentarem roubar, devido à eficácia e precisão do Security Monitor® em campo. 

Para tentar frear a ação dessas gangues, a Aeon Security e a Future Fibre Technologies, FFT, se uniram para oferecer ao mercado uma solução inovadora e disruptiva, com o melhor custo-benefício e durabilidade. O Security Monitor® é, segundo especialistas do mercado, o verdadeiro “state of the art" quando se trata de garantir a proteção de grandes perímetros com eficácia e alta precisão. 

O Security Monitor ® é baseado em detecção pontual de intrusos, através das fibras ópticas da FFT, e rápida visualização de eventos pelas câmeras PTZ da Axis Communications, que possuem longo alcance e alta definição. A solução funciona com fibras ópticas enterradas ao redor do perímetro – conectadas ao controlador da FFT –, que criam uma zona de detecção em que cada distúrbio capturado pela fibra é identificado via GPS e alerta o Centro de Operações, ativando a câmera mais próxima para verificar o que causou o evento de intrusão. Se for confirmado, o sistema de dissuasão dispara, acionando os alto-falantes IP Horn Speakers com mensagens pré-gravadas para alertar o intruso de que ele foi capturado pelas câmeras e o ordenando a sair do perímetro. Caso não haja cooperação, a equipe de segurança da UFV é enviada para interceptá-lo. 

A solução Security Monitor ® foi desenvolvida utilizando a mais moderna tecnologia da FFT, a Aura Ai2, que oferece mais de 250 mil horas de MTBF, permitindo detecção ativa em todo o perímetro por mais de 25 anos.

"A América Latina continua sendo uma região importante para a Aeon Security e FFT. Como o mercado cresce em ritmo acelerado, especialmente no segmento de fazendas solares brasileiras, nossos clientes estão exigindo soluções de segurança econômicas para apoiar suas metas de longo prazo. Estamos satisfeitos por eles verem a solução Aura Ai-2 da FFT como o melhor desempenho do mercado, devido à sua alta precisão e baixa incidência de alarmes falsos. Utilizando inteligência de mercado, continuamos entregando nossos produtos atualizados e prontos para suprirem as necessidade e especificidades do mercado, diz o Vice-Presidente Executivo de Segurança Global da FFT, Jim Viscardi.

Desde 2021, o Security Monitor ® está operando na UFV Alex - uma das maiores do mundo, com mais de 13 km de perímetro - e entregando grandes resultados. Isso permitiu que as empresas avançassem para novos projetos, como as UFVs Futura e Janaúba I & II - com mais de 100 km de perímetro -, todas utilizando o Security Monitor®. O objetivo é oferecer uma solução que possa ajudar a evitar e diminuir as ações das facções criminosas.

"Evitar atividades criminosas ao redor das fazendas solares é nossa principal preocupação. É por isso que nos esforçamos muito para desenvolver um sistema extremamente confiável como o Security Monitor®. Acreditamos que nossos clientes ficam mais tranquilos sabendo que seus investimentos têm a melhor e mais segura solução do mercado", diz Matheus Falcon, Diretor da Aeon Security.

Agora, mais do que nunca, os especialistas e empresas de segurança do Brasil têm que estar mais vigilantes e criativos para desenvolverem e atualizarem soluções e sistemas que os permitam fica à frente das organizações criminosas, sendo capazes de evitar suas atividades antes que o pior aconteça.