Positivo Tech Services detalha os desafios de se prestar assistência técnica in loco em país de tamanho continental
Os últimos dois anos mudaram completamente a forma das pessoas trabalharem. Junto com a pandemia, veio a aceleração da transformação digital, o crescimento exponencial do modelo de trabalho híbrido e uma série de necessidades de adaptação para diversos segmentos de mercado. Para marcas que trabalham com serviços de suporte de computadores, por exemplo, o maior desafio foi manter um padrão de atendimento com eficiência, agilidade e capilaridade, ainda mais em um país de tamanho continental, como o Brasil. A Positivo Tech Services, marca da Positivo Tecnologia que presta suporte avançado a organizações públicas e privadas do país, está inserida nesse contexto, e seu diretor de operações, Marcos David, listou os principais desafios desse novo cenário do setor de TI.
“Quando a Positivo Tech Services foi criada, durante a pandemia, desenvolvemos uma oferta de serviços AnySite, que é ir à casa do colaborador, às empresas ou a qualquer lugar, já vislumbrando que esse seria um grande diferencial. Por ser líder de mercado no segmento de governo, a Positivo Tecnologia já tem uma capilaridade em todo o Brasil, com histórico de atuação em mais de 5.500 municípios, e nos adaptamos ao momento. Ainda assim, são muitos os desafios proporcionados pelo momento histórico e panorama geográfico no nosso país”, explica o executivo
1 –Impacto dos fretes
Suporte técnico e manutenção de máquinas são fundamentais para quem quer prolongar a vida útil dos equipamentos e, consequentemente, diminuir os custos com consertos constantes ou até trocas de dispositivos em um curto espaço de tempo. Um grande desafio para o consumidor e para as empresas do segmento está diretamente ligada à localização dos clientes, já que eventuais distâncias de grandes centros geram um impacto financeiro relativo ao transporte e ao deslocamento de profissionais.
“A Positivo Tech Services começou a implementar este tipo de serviço por ter uma boa base de atuação em milhares de municípios brasileiros. Mesmo tendo logística estabelecida em muitos deles, isso pode ocasionar um custo alto. Para as empresas que não tem essa mesma capilaridade, o impacto é ainda maior”, explica David. “Nossa grande vantagem é que conseguimos ser competitivos mesmo em um país continental. Atualmente, temos suporte em cidades de Ananindeua ao Chuí, sempre com técnicos especializados”, diz Marcos David.
2 – Treinamento da equipe
Em um país continental, como o Brasil, é preciso ter bons profissionais bem distribuídos, ou a qualidade do serviço pode ser prejudicada em determinadas regiões. Para atender essa demanda, é fundamental estar disposto a investir no crescimento qualificado do quadro de colaboradores e na capacitação de técnicos de informática e gestores, que serão os representantes da marca onde ela for demandada.
“A Positivo Tech Services tem como grande desafio manter um padrão de atendimento em qualquer lugar. Por isso, para cobrir todos os cantos do país, contamos com milhares de colaboradores e apostamos cada vez mais na nossa escola de capacitação”, avalia o executivo.
3 – Melhorias para o serviço remoto
Com a enorme adoção do trabalho híbrido e do home office pelas empresas, houve uma crescente e natural necessidade de adaptação do mercado a essa dinâmica, ainda mais pela agilidade que determinados atendimentos exigem. Por isso, uma das prioridades do setor está na questão dos diagnósticos a partir da própria tecnologia, com softwares em que é possível fazer uma espécie de manutenção preventiva e corretiva, além do acompanhamento.
“A manutenção corretiva, por exemplo, ocorre quando alguma parte do computador já parou totalmente de funcionar. Na preventiva, é realizado um monitoramento da máquina e alguns alertas começam a ser emitidos, como acontece no painel do carro, por exemplo, quando a luz da troca de óleo ou da falta de combustível ascende. Estamos trabalhando com softwares que vão nos dar essa visão preventiva e, consecutivamente, a agilidade e atenção que o cliente demanda”, explica o diretor de operações da Positivo Tech Services.
4 – Gestão de equipamentos
Em relação à gestão de equipamentos, o desafio é ter algo preventivo. Ou seja, além de monitorar e prever possíveis falhas, já deixar no local alguns componentes que podem ser facilmente substituídos, de forma a antecipar um problema e poder resolvê-lo assim que ele surgir. Outra alternativa é manter equipamentos completos que garantem a disponibilidade máxima para o usuário não ter o trabalho afetado pela falta de um ou outro componente.
“A Positivo Tech Services oferece essas duas alternativas, dependendo da necessidade do cliente, para que ele não fique impossibilitado de trabalhar até que o suporte técnico seja acionado e compareça ao local”, conta Marcos David.
5 - Serviço de qualidade com preço competitivo
O mercado de assistência técnica de computadores teve um crescimento considerável nos últimos anos e entregar um bom serviço, que resolva os problemas dos clientes por um preço competitivo, é sempre um grande desafio.
“Queremos aliar eficiência, qualidade e capilaridade para ter um nível de excelência na prestação do serviço, garantindo satisfação dos usuários e disponibilidade dos equipamentos. Para isso, a Positivo Tech Services sempre busca um nível de equilíbrio entre esses pilares, somado também ao custo-benefício”, conclui David.