Banco de dados BI e seus impactos na segurança de sua empresa - NetSeg

Banco de dados BI e seus impactos na segurança de sua empresa

Corporativo | 2022-08-10

Contar com um banco de dados BI é essencial, principalmente dentro das empresas e nos dias de hoje, onde somos bombardeados com milhares de informações a todo momento e de lugares diferentes.

Não é novidade para ninguém que vivemos em uma geração onde muitos dados são produzidos a cada segundo e a rapidez com a qual chegam para milhares de pessoas a qualquer momento é surpreendente.

Ao procurarmos por uma catraca eletrônica para empresa na internet, encontramos uma leva de resultados que nos apresenta o mesmo produto de diferentes lugares e em apenas alguns segundos.

Isso nos mostra como o mundo mudou, afinal de contas, pelo menos 30 anos atrás ninguém imaginava que teríamos um aparelho celular pelo qual conseguimos trabalhar, estudar, nos comunicar e fazer tantas outras coisas.

E quando falamos do meio empresarial, o volume de dados se torna ainda maior, pois uma empresa precisa lidar com diversos setores, funcionários e contatos que também trazem e produzem dados que precisam ser muito bem armazenados.

Abrir o seu próprio negócio está longe de ser uma tarefa fácil, entretanto torna-se mais simples quando você conta com ferramentas e sistemas que auxiliam na organização de tantos dados produzidos e propagados.

Uma empresa que vende um sistema de alarme de segurança residencial precisa lidar com os dados de clientes, dos funcionários internos, de fornecedores e produtores, ou seja, um volume enorme de informações.

E é justamente dentro deste cenário que o BI surge para auxiliar as empresas, independentemente de qual seja o seu tamanho ou segmento, a organizar seus dados e informações de maneira otimizada e simples.

Por isso, neste artigo você irá conhecer mais sobre esse novo conceito que está mudando a realidade de diversas empresas, sua importância para o mercado e os benefícios dela para dentro da sua marca.

Conheça o BI e a sua importância

O BI, sigla para Business Intelligence, mas também é conhecido como Power BI, nada mais é do que um software que transforma dados em informações relevantes para uma empresa, gerando uma inteligência de negócios que ajuda na otimização desses dados.

Uma empresa de cameras de segurança SP, por exemplo, consegue ter um controle maior e melhor sobre todos os seus clientes através desse software, pois ele possibilita a criação de filtros que permitem a pesquisa desses clientes de acordo com status e perfis.

O BI permite que qualquer pessoa consiga conectar diferentes fontes de dados, como o txt, Excel, CSV, dados de internet, entre outros, com o objetivo de extraí-los e tratá-los com o objetivo de gerar indicadores de desempenho da marca e ainda criar dashboards.

As dashboards são uma espécie de tabelas com controles de dados de maneira mais visíveis e simples de se entender junto com outros colaboradores, ele é feito e compartilhado de forma bem mais rápida e eficiente.

A atualização do volume de informações, que sabemos que é grande dentro de uma empresa, está longe de ser uma preocupação para o usuário, isso porque o Business Intelligence permite a atualização automática dessas informações por até 8 vezes ao dia.

Na sua empresa especializada em cftv, por exemplo, provavelmente exista alguém que precisa estar atento aos dados de determinadas áreas e produzindo diversos relatórios para deixar os gestores cientes sobre tudo o que acontece na empresa.

Independentemente de qual seja o segmento ou tamanho da sua empresa, sabemos bem que esse é um processo maçante e até mesmo estressante, afinal lidar com milagres de dados todos os dias cansa qualquer pessoa, até mesmo os amantes deles.

Mas é justamente para isso que serve o BI, pois ele consegue construir as análises presentes nos relatórios de diversas fontes da empresa, tais como: planilhas de Excel feitas por funcionários, relatórios em txt e CSV e até mesmo dados da internet.

Com um sistema de Business Intelligence, torna-se ainda mais simples e rápido obter os relatórios das áreas da sua empresa e entender como anda cada setor e o que precisa ser feito dentro deles. Tudo isso, é claro, contando com dados e informações concretas e coerentes.

Seja para tratar as informações de uma marca que trabalha com o desenvolvimento de software automação comercial ou até mesmo um e-commerce de joias, o BI é um grande aliado nesse momento.

Isso significa que o Business Intelligence é muito mais do que apenas uma nova tecnologia no mercado, é uma nova maneira de fazer com que a sua empresa garanta a qualidade de todos os dados e informações que a compõem.

Dessa maneira, é possível tomar decisões e realizar mudanças que realmente visem a melhoria do negócio, pois você terá em mãos informações precisas e coerentes para embasar essas decisões e mudanças.

Benefícios do banco de dados BI

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o conceito e importância do BI, chegou o momento de conferir alguns dos benefícios desse software para a sua empresa, independentemente do tamanho ou segmento dela. Confira:

  1. Maior eficácia na organização de informações

Vamos imaginar que uma empresa de sistema de emissão de nota fiscal precisa emitir a nota de um cliente em 10 minutos, mas não conta com um sistema de organização de dados e possui mais de 100 clientes em seu banco. Essa tarefa será, no mínimo, difícil e longa.

Uma solução BI é sustentada por uma base de dados centralizada com todas as informações relevantes aos processos internos e externos da sua empresa, permitindo a captação de dados reais e concretos.

Essa com certeza é uma das maiores e principais vantagens do BI, pois permite integrar e extrair dados de diferentes fontes da empresa, tudo isso, é claro, de maneira organizada. É uma enorme vantagem, pois aumenta a eficácia e o tempo de resposta dos colaboradores e clientes.

  1. Acompanhamento em tempo real

Uma das principais funções de um gestor é estar por dentro de tudo o que acontece no seu setor e acompanhar os processos em tempo real junto da sua equipe, isso nos mais diversos setores que compõem uma empresa, como:

  • Financeiro;

  • Atendimento;

  • Jurídico;

  • Produção;

  • Manutenção;

  • Marketing. 

E o BI é essencial para ajudar nisso, seja dentro de uma empresa que venda um controlador de acesso empresas ou até mesmo em uma pequena clínica odontológica.

Ele permite o acompanhamento de tudo o que acontece para que os gestores tenham uma visão macro sobre tudo o que acontece em seus setores e, com isso, traçar novas estratégias ou implementar novos processos.

  1. Auxilia na tomada de decisões

Tomar uma decisão nunca é uma tarefa fácil, mas ela é sempre necessária, seja para mudar a rota, tentar algo novo ou até mesmo dar um passo para trás e refletir sobre tudo o que já foi feito dentro da empresa.

Mas fazer isso sem um embasamento pode ser um grande perigo para as empresas, por isso é preciso contar com informações relevantes, atualizadas e concretas sobre o que acontece com a empresa antes de se tomar qualquer decisão.

E o banco de dados BI traz justamente isso para os profissionais, informações organizadas, concretas e relevantes para que os gestores saibam tomar as melhores decisões visando a melhora de suas áreas e da empresa como um todo.

Seja uma marca de erp para controle de estoque ou até mesmo um pequeno comércio de doces, qualquer decisão precisa ser tomada com base em informações relevantes sobre a empresa, e é justamente nisso que o BI traz ajuda e mudanças.

  1. Reduz os custos

Contar com um sistema BI também auxilia na redução de custos de uma empresa, afinal de contas, por mais que o seu negócio fature milhões por mês, ninguém deseja perder um real sequer, pois sabe da importância dele para a saúde da marca.

Neste cenário, o BI auxilia na melhor organização dos dados financeiros e das pessoas responsáveis por cada etapa do processo de produção, veiculação e transporte do seu produto ou serviço, fazendo você ter mais controle, tranquilidade, prevenção e economia.

A organização é uma característica que não pode ficar de fora do escopo de uma empresa que deseja ter sucesso, principalmente no setor financeiro, pois o mínimo de falta de atenção ou organização pode trazer graves prejuízos para a marca.

Esses são apenas alguns dos diversos benefícios que o banco de dados BI traz para a sua empresa, mudando por completo a rotina e resultados da sua marca, independentemente do tamanho ou nicho que ela tenha.

Considerações finais

Nos tempos em que vivemos, cuidar dos dados e das informações da sua empresa é uma prova de cuidado com ela, com seus funcionários, colaboradores, fornecedores e com todos que fazem a sua empresa existir.

Sendo assim, estudar mais sobre o assunto e encontrar um sistema de BI para adotar dentro da sua empresa será um divisor de águas na organização da marca e nos resultados como um todo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.