FEBRABAN TECH 2022: Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, destaca a agenda de inovação do BC - NetSeg

FEBRABAN TECH 2022: Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, destaca a agenda de inovação do BC

Financeiro | 2022-06-24

Novidades sobre open finance, real digital, Pix e evolução tecnológica estão na pauta da apresentação no dia 11 de agosto, no encerramento do evento.

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, está confirmado no FEBRABAN TECH 2022, maior evento de tecnologia e inovação do setor financeiro na América Latina. O painel “Os próximos passos e a evolução da agenda do Banco Central” ocorre no dia 11 de agosto, das 18h às 18h45, no Auditório Febraban 2º andar. O presidente do BC será recepcionado por Isaac Sidney, presidente da Febraban, e terá João Borges, diretor de Comunicação, Mídias Sociais e Eventos da Febraban, como mediador.

O Banco Central (BC) tem atuado para estimular a competitividade na indústria financeira do Brasil, com o objetivo de reduzir os juros cobrados e ampliar o acesso da população aos serviços. Uma das iniciativas nesse sentido foi o lançamento do open finance, sistema que permite que instituições financeiras compartilhem informações sobre serviços e clientes, mediante autorização prévia. Depois da fase inicial, o que falta para consolidar sua total implantação? E quais são os desafios relacionados à estabilização das APIs (Interfaces de Programação de Aplicações) para que novos produtos e serviços financeiros possam ser criados e oferecidos aos clientes bancários?

O BC também está criando as novas ferramentas do Pix, sistema de pagamento instantâneo que caiu no gosto dos brasileiros. Entre elas, o uso da ferramenta em operações sem acesso à internet e em transações internacionais. Há previsão para que essa função entre em vigor? Outro assunto que tem mobilizado esforços da instituição diz respeito ao real digital, a CBDC brasileira –moeda digital emitida por Bancos Centrais. O que há de concreto?

Campos Neto faz o painel de encerramento do evento, na Bienal de São Paulo, no Parque Ibirapuera. Durante a apresentação, o executivo deve abordar ainda os objetivos da agenda de inovação do BC.

FEBRABAN TECH 2022

O FEBRABAN TECH reúne as principais lideranças das instituições financeiras do Brasil, tanto em painéis de debates, quanto na feira de exposição com as principais tecnologias de vanguarda. O congresso traz o tema “A nova realidade global e a transformação acelerada”.

Nos três dias de evento, profissionais dos mais variados setores e o público geral que se interessa por tecnologia terão a oportunidade de participar de discussões e experiências em assuntos relevantes para o futuro da sociedade, como cibersegurança, open finance, gestão da nuvem corporativa, blockchain, metaverso, web 3, NFTs, 5G, agenda ESG, entre outros, sempre à luz da chegada da Lei Geral de Proteção de dados (LGPD).

Além destes importantes temas, a Febraban prepara outras surpresas na programação e experiências imersivas e tecnológicas para o momento inovador não somente do mercado financeiro, mas também da sociedade digital em meio a esta nova realidade global. 

Veja a programação e faça sua inscrição no evento.

FEBRABAN TECH: A EVOLUÇÃO DO CIAB
As discussões de vanguarda na tecnologia e as oportunidades de geração de novos negócios, que fizeram o sucesso do CIAB desde a primeira edição, em 1991, ganharam nova dimensão com o protagonismo da Febraban na condução de questões relacionadas à sociedade.

E para refletir este momento de integração, o CIAB ganha um novo nome e uma nova marca – FEBRABAN TECH, que mantém a missão de contribuir para a evolução contínua do setor financeiro e exposição de todos estes ativos para a sociedade. Além do nome, o evento traz mais uma novidade, que é um novo local: a Bienal de São Paulo, no Parque Ibirapuera.