A Nuvem Microsoft no Ignite 2021: Metaverso, IA e hiperconectividade em um mundo híbrido - NetSeg

A Nuvem Microsoft no Ignite 2021: Metaverso, IA e hiperconectividade em um mundo híbrido

Tecnologia | 2021-11-04
  • O evento Ignite está detalhando mais de 90 novos serviços e atualizações, incluindo atualizações do Teams Connect e melhorias importantes por toda a plataforma Azure.
  • Inicialmente, o serviço Azure OpenAI estará disponível apenas para convidados.
  • A nuvem Microsoft fornece um conjunto abrangente de recursos projetados para capacitar metaversos, anunciando os Espaços Conectados do Dynamics 365 e o Mesh para o Microsoft Teams.

Os últimos 18 meses geraram uma enorme mudança em todos os setores – desde a adoção da telemedicina na área de saúde, até carteiras digitais em serviços financeiros, compras sem contato e serviços de retirada na loja no setor de varejo – com as tecnologias digitais na vanguarda dessa mudança. 

No Ignite, estamos introduzindo mais de 90 novos serviços e atualizações. No centro desses novos anúncios está o compromisso de atender as expectativas das novas tendências e explorar formas inovadoras de conectar pessoas, organizações e ideias. Existem três novas e importantes áreas que estamos destacando durante o Ignite:

Capacitando o metaverso

"Vamos começar definindo o termo, e não, não é o metaverso imaginado pela primeira vez por Neal Stephenson em Snow Crash de 1992. Em vez disso, é um mundo persistente e digital que está conectado a muitos aspectos do mundo físico, incluindo pessoas, lugares e coisas. O metaverso  permite experiências compartilhadas entre os mundos físico e digital. À medida que as empresas aceleram sua transformação digital, o metaverso pode ajudar as pessoas a se encontrarem em um ambiente digital, tornar as reuniões mais confortáveis com o uso de avatares e facilitar a colaboração criativa de todo o mundo", explica Frank X. Shaw, vice-presidente Corporativo da Microsoft Communications.

A nuvem Microsoft fornece um conjunto abrangente de recursos projetados para capacitar metaversos: capacidades de IoT que permitem que os clientes criem "gêmeos digitais" de objetos físicos na nuvem; utilizando o Microsoft Mesh para construir um senso compartilhado de presença em dispositivos; e usando recursos alimentados por IA para criar interações naturais através de modelos de machine learning de fala e visão.

No Ignite, a Microsoft está fazendo dois anúncios importantes que continuam a evolução do metaverso:

  • Espaços Conectados do Dynamics 365: Em fase de prévia, este produto fornece uma nova perspectiva sobre a forma como as pessoas se movem e interagem com qualquer espaço, desde a loja de varejo até o chão de fábrica, e como eles gerenciam a saúde e a segurança em um ambiente de trabalho híbrido. 
  • Mesh para o Microsoft Teams: Essa ponte de métodos de comunicação faz da presença humana a conexão final. Agora, todos em uma reunião podem estar “presentes” sem estar fisicamente presentes, usando avatares personalizados e espaços imersivos que podem ser acessados a partir de qualquer dispositivo, sem a necessidade de equipamentos especiais.

Gerando benefícios dos avanços de IA para clientes 

Modelos de inteligência artificial em larga escala estão se tornando plataformas, criando ambientes inteligentes – ambientes digitais que são responsivos e conscientes das necessidades de um usuário. Esses avanços de IA podem ser usados pelas organizações de várias maneiras, desde a implantação de agentes inteligentes para ajudar no atendimento ao cliente até a extração de informações de volumes de dados não estruturados.  

A Microsoft continua a expandir as possibilidades do que essa tecnologia pode fazer. "Há apenas cinco anos, anunciamos o primeiro computador de IA de hiperescala. Agora, temos o supercomputador de IA mais poderoso do mundo, com os clientes usando a infraestrutura para resolver grandes problemas. A AMD, por exemplo, usou-o para projetar processadores de última geração. Pesquisadores da Holanda utilizaram o supercomputador para simular como a COVID-19 pode ser espalhada por partículas de aerossol em áreas altamente povoadas", acrescentou Frank.

No Azure, a Microsoft construiu as capacidades fundamentais para criação e treinamento de modelos em larga escala. Nosso parceiro OpenAI usou o supercomputador para treinar modelos GPT-3, um avanço na compreensão e geração de linguagem natural.  

No Ignite, a Microsoft está anunciando o serviço Azure OpenAI, que inicialmente estará disponível apenas para convidados. Ele fornecerá aos clientes acesso aos modelos poderosos do OpenAI, além da segurança, confiabilidade, conformidade, privacidade de dados e outros recursos de nível corporativo incorporados ao Microsoft Azure.  

A Microsoft também está oferecendo ferramentas aos clientes do serviço Azure OpenAI para garantir que os resultados que os modelos fornecem sejam apropriados para os negócios. Estamos monitorando como as pessoas estão empregando a tecnologia para garantir que ela esteja sendo usada corretamente.

Construindo uma rede de confiança 

À medida que continuamos a explorar o trabalho híbrido, negócios hiperconectados, computação multi-nuvem/multi-borda e a segurança de Confiança Zero, há um elemento-chave que os conecta: a capacidade de contar com um ecossistema digital onde a confiança entre as partes possa ser estabelecida em tempo real.  

A Microsoft está construindo o sistema de identidade do futuro, aquele que conectará e permitirá que pessoas, organizações, aplicativos e até dispositivos inteligentes tomem decisões de acesso em tempo real com alta segurança. Tudo começa pelo Azure Active Directory (AD), que vai além de garantir e gerenciar o acesso, para agora auxiliar os processos do cliente em métodos de colaboração externa.  

O Microsoft Teams Connect é executado nesta malha de confiança – cada usuário e cada solicitação de acesso é protegida através de nossa plataforma de identidade. E agora, a colaboração segura e confiável através das fronteiras da organização pode ser estabelecida em questão de minutos.  

No Ignite, a Microsoft está anunciando duas atualizações para o Teams Connect que ajudam a remover ainda mais barreiras e criar um ecossistema sem limites.  

  • Canais compartilhados do Teamspermitem que os usuários convidem uma equipe externa para participar de um canal, agendar uma reunião de canal compartilhado e colaborar em arquivos.  
  • O chat do Teams permite que os usuários conversem perfeitamente com pessoas fora de uma rede de trabalho. Os usuários do Teams no trabalho podem conversar com qualquer usuário do Teams com um endereço de e-mail pessoal da Microsoft, ou um número de telefone, e permanecer dentro dos protocolos de segurança e conformidade de sua organização. 

Isso significa que os funcionários de várias empresas podem colaborar como uma equipe estendida, e apenas recebem o acesso correto necessário para fazer o seu melhor trabalho. 

Continuando a história 

As principais áreas de foco revisadas são a ponta do iceberg quando se trata dos novos produtos e atualizações que a Microsoft está revelando no Ignite. Outros destaques incluem: 

  • Microsoft Loop, um novo aplicativo que move-se livremente através de aplicativos, permitindo que as equipes pensem, planejem e criem juntas.  Você pode organizar tudo o que precisa para o seu projeto – arquivos, links e dados de outros aplicativos – em um único espaço de trabalho. É fácil usar componentes portáteis para completar o trabalho em chats, reuniões ou documentos, sabendo que o conteúdo sempre permanecerá em sincronia.  
  • A Microsoft Customer Experience Platform, uma solução de marketing que coloca as organizações no controle dos dados de seus clientes para personalizar, automatizar e orquestrar jornadas de clientes. 
  • Context IQ, um conjunto de recursos que integrarão ainda mais a colaboração, o compartilhamento e a comunicação no fluxo de trabalho através do Dynamics 365, do Office 365 e do Teams. 
  • Várias atualizações importantes por toda a plataforma Azure, incluindo formas de ajudar nossos clientes a gerenciar dados e aplicativos em ambientes híbridos e multinuvem com o Azure Arc.  
  • Novas soluções de segurança líderes do setor para pequenas empresas com o Defender for Business. 

Há muitas novidades, e a Microsoft está animada para compartilhar tudo com você. O Microsoft Ignite é uma oportunidade de mostrarmos os resultados de nossos esforços em um amplo espectro de produtos e em várias tendências importantes.

Sobre a Microsoft

A Microsoft (Nasdaq “MSFT” @microsoft) habilita a transformação digital na era da nuvem inteligente e da fronteira inteligente. A missão da Microsoft é empoderar cada pessoa e organização no planeta a conquistar mais. A empresa está no Brasil há 32 anos e é uma das 120 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975. Em 2019, a empresa investiu mais de R$ 48 milhões levando tecnologia gratuitamente para 2.038 ONGs no Brasil, beneficiando vários projetos sociais. Desde 2011, a Microsoft já apoiou mais de 7.100 startups no Brasil por meio de doações de mais de US$ 200 milhões em créditos de nuvem.