Seis boas razões para o varejo adotar a tecnologia EASi na prevenção de perdas
Adriano Sambugaro*
Em 2020, a 3ª Pesquisa Abrappe de Perdas no Varejo, elaborada pela Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe), apontou um índice médio de perdas de 1,36%, o que representa em valores uma fábula de algo em torno de R$ 22,5 bilhões no ano. Para otimizar as perdas, cujo ranking é dominado por quebras operacionais (36%), furtos externos (24%) e furtos internos (13%), como revela a Abrappe, é fundamental investir em tecnologia.
As antenas, etiquetas e desativadores, por exemplo, são essenciais para a redução de perdas em lojas, mas, como toda tecnologia, os sistemas antifurtos também passam por transformações. É o caso do EAS Inteligente, que vem para ajudar o varejo a melhorar ainda mais seus processos, realizar uma melhor gestão de pessoas e seguir reduzindo perdas, agora com ainda mais eficácia.
Com a tecnologia EASi, os sistemas antifurtos assumem um novo papel na prevenção de perdas no varejo. Reunimos seis razões para considerar investir nessa tecnologia e esquecer tudo o que você acreditava saber sobre sistemas antifurtos.
Razão 1: Facilite a gestão de toda a rede
Uma das novidades da tecnologia EASi é ter uma interface gráfica conectada na API Google. Assim o varejista consegue resgatar horário de abertura das lojas e tem uma visão global do funcionamento.
Razão 2: Verifique o sistema em tempo real
Os equipamentos EASi conectados à internet possibilitam acesso ao funcionamento diário dos sistemas, à planta ou imagem da loja, com indicadores de “saúde” de antenas e desativadores conectados, em tempo real.
Razão 3: Tenha indicadores e métricas
Os dados armazenados e alertas gerados pelos produtos com tecnologia EASi permitem a avaliação das lojas como um todo, gerando notas por funcionamento e utilização. Uma forma mais direta e eficiente de entender o desempenho de cada loja.
Razão 4: Avaliação e melhoria de procedimentos
A integração opcional com sistemas de CFTV permite a checagem dos vídeos linkados aos alarmes das antenas antifurtos. Essa junção permite integrar gestão de pessoas, processos e tecnologias.
Razão 5: Compare desempenho entre lojas
Com os dados fornecidos pela tecnologia EASi, o varejista passa a ter acesso a um ranking do aproveitamento do sistema, permitindo apontar medidas corretivas para melhorar a nota global de suas lojas. Gráficos e dashboards online permitem promover comparativos entre filiais ou análise de dados para correções da operação nas lojas.
Razão 6: Melhore o planejamento e gestão
Os dados armazenados e alertas gerados pelos produtos com tecnologia EASi permitem a avaliação das lojas como um todo, gerando notas por funcionamento e utilização. Uma forma mais direta e eficiente de entender o desempenho de cada loja.
Um bom case de sucesso é o Princesa Supermercados, rede carioca fundada em 1983 e hoje com 26 lojas na região dos Lagos, Niterói e Rio de Janeiro. Com a tecnologia EASi, aliada à criação de eficientes processos internos pela equipe de prevenção, a companhia saiu em pouco tempo de 3,46% de perdas para 2,56%. Hoje, as perdas são de 1,76%, mas a rede tem como meta reduzir para 1,50%.
Com essa inteligência, a equipe de prevenção de perdas do Princesa atua nas lojas críticas e nelas ela criou metodologias preventivas com base nas análises de furtos e no acionamento das antenas. Assim, as abordagens das equipes tornaram-se muito mais assertivas.
*É diretor de Marketing e Vendas da Gunnebo
SOBRE A GUNNEBO
Com sede na Suécia, e presente em 28 países, a Gunnebo destaca-se no Brasil como fornecedora de equipamentos de proteção eletrônica para o varejo (antenas, etiquetas, cadeados, CFTV e acessórios), além de ser uma referência em soluções de tecnologia para performance de loja (contadores de fluxo, cofres inteligentes, monitoramento de PDV e transferência de mercadorias) que contribuem para melhorar a gestão e os resultados das companhias da indústria e do varejo. A empresa, certificada com a ISO 9001 na categoria Produtos e Serviços, atende redes varejistas em todo o país, como Carrefour, GPA, Sonda, Nordestão, Super Nosso, Koch, Coop, C&A, Riachuelo, Marisa, Centauro, RaiaDrogasil, DPSP, Farmácias Pague Menos, Lojas Americanas, Magazine Luiza, etc.