Tecnologia permite mais agilidade, segurança e menos custo no checkout
Com o Safepay, as cédulas e moedas ficam o tempo todo dentro do cofre, protegidas de furtos e roubos, com as transações registradas.
A gestão de numerário é uma das áreas mais importantes em que o varejista deve olhar para melhorar seus processos e reduzir perdas. Uma das principais ações é a implementação de soluções de automação, que permitam o gerenciamento do dinheiro de maneira mais eficiente e segura. Assim, a Sesami, empresa que é referência em soluções efetivas e inovadoras para segurança, produtividade e gestão nos segmentos de varejo, bancos e transporte, passou a disponibilizar o Safepay no país.
O Safepay é um sistema em que toda a operação é automatizada no PDV, onde o próprio cliente faz o pagamento e recebe o troco, sem qualquer intervenção humana. Ele reduz a manipulação manual das cédulas, minimizando as oportunidades para erros e roubos. Além da agilidade no atendimento e melhor experiência de compra ao cliente, também proporciona segurança às operações de caixa, realizadas de forma inteligente. Em caso de notas falsas, a operação é rejeitada.
Com o Safepay, as cédulas e moedas ficam o tempo todo dentro do cofre, protegidas de furtos e roubos, com todas as transações registradas por meio do software CashControl. “Em outras palavras, ele automatiza o recebimento em dinheiro oferecendo um ciclo fechado de numerário, onde o dinheiro é monitorado e fica seguro em todo o processo. Portanto, discrepâncias de caixa são excluídas", diz Hailton Santos, diretor Comercial da Sesami.
O Safepay tem mostrado excelentes resultados entre os varejistas europeus, que viram seus níveis de segurança aumentarem, tanto para os funcionários, quanto para os clientes, e os erros de contagem manual foram eliminados. Os operadores de caixa, por sua vez, passaram a trabalhar em um ambiente mais seguro, beneficiando-se de transações rápidas e controladas.
Menor custo na operação - A automação dos processos de gestão de numerário gera importantes reduções de custo para o varejista, além de muitos outros benefícios relacionados à eficiência e otimização do tempo. Hoje, chega a 20% o custo mínimo para controlar o dinheiro, com gastos da tesouraria e transporte de valores, por exemplo.
De acordo com o 4º Panorama dos Meios de Pagamento do Varejo Brasileiro, levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), o dinheiro aparece como meio mais utilizado em 58% dos pagamentos em lojas físicas em 2022. Por isso a gestão de numerário torna-se fundamental no incremento da eficiência operacional da loja, traduzida no aumento das vendas, redução de custos, satisfação do cliente e reconhecimento da marca (frutos de uma boa jornada e experiência de compra).
SOBRE A SESAMI
A Sesami Management Technologies Corp. é uma empresa criada a partir da união da sueca Gunnebo Cash Management, das norte-americanas Tidel e ARCA e a alemã Planfocus. Com capacidade para atendimento global, a Sesami, que integra o grupo canadense GardaWorld Security Corp., é uma plataforma aberta, integrada e sofisticada de business intelligence (BI) que oferece serviços personalizáveis, incluindo software, dispositivos inteligentes e serviços gerenciados para ecossistemas de caixa de ponta a ponta e operações de automação de PDV.