A casa inteligente cada vez mais próxima da realidade dos Brasileiros
Abrir o portão de casa com apenas uma frase no celular? Sim, já é possível através da “internet das coisas”, conceito muito discutido atualmente.
Conectividade e integração. Estas são as palavras de ordem nas principais empresas de tecnologia. Eletrodomésticos, carros, wearables (dispositivos tecnológicos utilizados como acessórios do dia a dia), chaves, mesas, espelhos, portões, portas, janelas e muito mais - são inúmeras as possibilidades de automação no cotidiano das pessoas.
Na Nice Brasil não é diferente, a multinacional italiana com sede no país, tem como meta oferecer produtos com inovação no design, alinhados com as últimas tendências de tecnologia. Na última edição da Exposec, a Nice trouxe para o público conceitos com realidade virtual, casa inteligente e produtos de alta performance para aplicações de uso intenso. “A ideia é mostrar a capacidade tecnológica da empresa e as tendências futuras do setor”, explica o Gerente de Marketing da Nice Brasil, David Girelli.
O visitante foi apresentado a um conceito de aplicativo no qual o instalador consegue fazer a configuração da central eletrônica de vários produtos da marca através do smartphone, graças ao módulo Pro-View que faz a interface com os produtos que possuem a tecnologia Nice BUS-T4.
Outros produtos também apresentados devem chegar ao Brasil. Um deles é o Nice O-View, um módulo programador que permite fazer de maneira amigável a configuração e diagnóstico dos produtos Nice com tecnologia BUS-T4 que simplifica a configuração dos produtos in loco ou à distância.
O módulo de interface Nice IT4WIFI conectado à rede wi-fi da residência permite comandar o portão da garagem e outros dispositivos da casa através do APP MyNice Welcome ou diretamente do iPhone e Apple Watch. Tudo isso graças à compatibilidade com o Apple HomeKit. “Com este dispositivo é possível, por exemplo, programar a abertura do portão pela posição de GPS ou mesmo por comando de voz, até quando se está longe de casa”, destaca Girelli.
Controle de iluminação e temperatura também são recursos cada vez mais procurados não só pelo conforto e requinte nas residências, mas também pelo apelo de sustentabilidade, já que sensores controlam o nível de luminosidade e temperatura de um ambiente e ajusta automaticamente persianas, toldos, cortinas e luzes.
Este ano, o Grupo Nice adquiriu uma das líderes mundiais em Smart Home, a polonesa Fibaro, marca líder no setor que oferece ecossistema modular para uma casa conectada, controlada e personalizada, adequada às necessidades específicas do usuário.
Fundada em 2010 com sede em Poznan (Polônia), a FIBARO se estabeleceu em 6 continentes e em mais de 100 países como um dos sistemas sem fio mais avançados para o Smart Home, projetando e produzindo dispositivos com os protocolos Z-Wave e HomeKit em suas instalações, visando a máxima simplicidade na instalação, plug & play, a possibilidade de acesso remoto e compatibilidade com sistemas de terceiros como o Apple HomeKit®, Z-Wave, o Google Assistant®, Amazon Alexa® e o Siri® da Apple.
No segmento de segurança residencial, o destaque da empresa é o novo modelo do Cloud Alarm, agora com Ethernet/Wifi que pode ser conectado na rede de internet da residência para emitir informações ao usuário através do aplicativo. Outro diferencial é a saída PGM e a possibilidade de expansão de até cinco saídas que permitem a funcionalidade de automação da casa de outros equipamentos como a luz de entrada, cerca elétrica, automatizador do portão, piscina aquecida ou até mesmo um eletrodoméstico. Tudo pode ser feito pelo controle remoto ou pelo aplicativo para celular que é fácil de usar e intuitivo.
Sobre a Nice
Fundada na Itália nos anos 90, a Nice cresceu e evoluiu rapidamente em todo o mundo, com presença em mais de 100 países, é hoje referência internacional em automação para casas e prédios e segurança eletrônica, com extensa oferta de produtos de sistemas de automação integrados para portas, portões e cancelas; toldos, persianas e cortinas; sistemas de alarmes e controle de acesso para residências, comércios e indústrias.
Os produtos têm como objetivo melhorar a qualidade de vida de seus consumidores, simplificando movimentos do dia a dia, com o conforto entrar e sair de casa, através de produtos práticos e design emocional.
No Brasil, o Grupo Nice possui 4 marcas: Nice, Peccinin, Genno e Linear-HCS. O Grupo entrou no mercado Latino Americano adquirindo a Peccinin em 2011, grande empresa brasileira com mais de 30 anos e líder no segmento de automação de portões. Em 2015, iniciou processo de aquisição da Genno, aumentando ainda mais seu portfólio de produtos e serviços no segmento de segurança. A mais recente marca a fazer parte do grupo a partir de janeiro de 2018, foi a Linear, líder em soluções de controle de acesso para condomínios.