Prefeitura de Canoas adota soluções de Segurança Eletrônica da Risco Group - NetSeg

Prefeitura de Canoas adota soluções de Segurança Eletrônica da Risco Group

Cidades Digitais | 17/04/2014

Foram adquiridas, até o momento, 190 centrais de alarmes e há planos de expansão para 20 outras escolas, cinco Postos de Saúde entre outros equipamentos públicos.

A Prefeitura da Canoas (RS) - segundo maior PIB do Estado, com cerca de 340 mil habitantes, figura entre as 25 maiores cidades do Brasil – divulga resultados positivos de redução dos índices de violência urbana. Com uma série de iniciativas sociais, educacionais, de integração com a comunidade e de investimentos em tecnologias de segurança eletrônica, a prefeitura reduziu em 44,5% o índice de roubo de veículos e diminuiu em 24% o número de mortes violentas (no período de 2009 a 2013), além de promover uma sensível redução do índice de assaltos e furtos a pedestres e às residências e coibir a violência à mulher.

O projeto voltado à melhora da qualidade de vida do cidadão de Canoas, no aspecto da segurança pública, foi dividido em três áreas específicas: Guarda Comunitária, Projetos Sociais e Tecnologia.

Com relação à Tecnologia, foram feitos constantes investimentos em equipamentos de segurança eletrônica, em sua Sala Integrada de Monitoramento – SIM, controlando 190 centrais de alarmes da fabricante israelense RISCO Group, instaladas em prédios públicos, como escolas, postos de saúde, creches e outros, 204 câmeras (sendo 120 de vias públicas, duas delas com reconhecimento de face no metrô), sistema de audiomonitoramento, no qual a prefeitura faz uso de um sistema de detecção de disparos de armas de fogo, implementado no bairro Guajuviras, que, por meio de 44 sensores acústicos, captam o som da arma e acionam um alarme. Além do sistema de GPS (Global Positioning System), utilizado para monitoramento dos veículos da guarda municipal.

Essa infraestrutura tecnológica visa melhorar o nível de segurança dos cidadãos de forma geral, com monitoramento ininterrupto em vias públicas, praças, parques, além de prédios e áreas públicas. Existe atenção especial às situações de maior fragilidade como monitoramento às escolas e também em regiões com maior índice de vulnerabilidade social, tais como os bairros  Guajuviras e Mathias Velho/Harmonia.

A proteção às escolas públicas tem objetivo de reduzir os índices de roubos, danos mobiliários e das instalações e prédios, além de aumentar a proteção, bem como a sensação de segurança dos alunos e funcionários.

Nesse sentido, as escolas foram equipadas com sistemas de alarme de intrusão e de pânico da RISCO Group, para evitar danos materiais e conflitos envolvendo alunos e eventualmente pessoas externas. São utilizados detectores (modelos WatchOUT/ iWise/Zodiac/Digisense) ligados às centrais ProSYS da própria RISCO conectadas à Sala Integrada de Monitoramento. Além dos equipamentos, houve treinamento nas escolas para o uso de todas as ferramentas e há vigilância constante de todo ambiente escolar pela Guarda Municipal. Ao todo, 200 locais estão protegidos com esta solução que foi implementada em sete meses.

De acordo com Álex Rocha Brandão, Assessor de Gestão Municipal da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania – SMSPC, existem planos para expansão desse projeto para mais 20 prédios públicos municipais, sendo escolas, postos de saúde, entre outras instalações municipais.

Com uma série de iniciativas de integração municipal com as agências de segurança, a Prefeitura da Canoas recebeu prêmios nacionais e internacionais com relação à redução da violência urbana, entre os quais, destacam-se: a 2ª Conferência Ministerial da declaração de Genebra sobre Violência Armada e Desenvolvimento, o  2º Concurso de Boas Práticas de Prevenção de Delito na América Latina e Caribe, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), entre outros.

Segundo o diretor executivo da RISCO Group, Eytan Dikstein, o projeto de cidade segura de Canoas  é um modelo de criação de ambientes mais seguros no Brasil, envolvendo tecnologias de ponta, que trazem benefícios para toda a população, tanto ao cidadão quanto às autoridades municipais e estaduais. “Um projeto deste aumenta a eficácia da segurança pública, reduz custos operacionais de vigilância e reação, ampliando a confiabilidade da população na segurança pública”, afirma o executivo.

Sobre a RISCO Group

Fundada em 1978, em Israel, a RISCO Group é um dos lideres do mercado global de soluções de Segurança Eletrônica. A companhia possui soluções que atendem integralmente as necessidades de segurança dos segmentos profissional de Segurança, residencial, empresarial e comercial. A companhia está presente em 60 países, em cinco continentes e conta com milhões de clientes em todo o mundo.

A RISCO Group produz produtos confiáveis de segurança para a cada tipo de instalação. A partir de sistemas de alarme de intrusão para instalações residenciais e comerciais, incluindo plataformas em SaaS (Software as a Service), cloud computing e aplicações Smartphone - que oferecem aos usuários acesso às imagens à distância via dispositivos móveis e gestão remota de seus sistemas de segurança. Ainda, compõe o portfólio da companhia uma ampla gama de acessórios, para controle de acesso em larga escala e de segurança integrada e plataformas de gestão. Mais informações, acesse ao site: www.riscogroup.com.

Assessoria de Imprensa – Capital Informação