Ferramenta 100% nacional permite que o sistema de monitoramento filtre situações predeterminadas - NetSeg

Ferramenta 100% nacional permite que o sistema de monitoramento filtre situações predeterminadas

Cidades Digitais | 27/03/2013

A Seventh, empresa que desenvolve sistemas de monitoramento de imagens, lança, em março, um módulo inovador para o seu já conceituado sistema D-Guard Center. O D-Guard Analytics é fruto de intensas  pesquisas em parceria com a empresa 4Vision Tech - criada há um ano para suprir demandas de processamento de imagens e visão computacional. O lançamento aconteceu durante a quinta edição do Security Show, evento promovido pela Seventh, em parceria com a Segware, que desenvolve soluções para monitoramento de alarmes, e com a Alarm System, distribuidora de produtos de segurança eletrônica. O Security Show ocorreu nos dias 5 e 6 de março, no hotel Infinity Blue, em Balneário Camboriú.

O módulo D-Guard Analytics tem o objetivo de automatizar processos antes realizados por pessoas. Em uma primeira versão, será lançado o nível 1 da ferramenta, com as seguintes funcionalidades: Mudança de cenário, que reconhece caso a câmera mude de direção abruptamente; Obstrução de câmera, que avisa caso a câmera seja obstruída por algo; Objeto deixado, que reconhece a colocação de um objeto que não estava previsto em uma determinada cena; Objeto retirado, que identifica objetos que não deveriam ter saído da cena; Barreira virtual, que configura um espaço que não deve ser invadido por pessoas; e Cerca virtual, que permite configurar cercas virtuais para reconhecimento de objetos ou pessoas em áreas permitidas ou não.

Segundo um dos diretores da Seventh, Carlos Schwochow, o estudo com a 4Vision Tech nasceu de uma demanda intensa de automatização na área de segurança. “Seres humanos são falhos, possuem necessidades inerentes. Já computadores trabalham com eficácia ininterruptamente”, explica. “O D-Guard Analytics aplica conhecimento às imagens, de forma a filtrar o que realmente precisa ser monitorado, permitindo com que ações sejam tomadas na hora do ocorrido”, adiciona.

Carlos destaca, ainda, a exclusividade da solução. “A concepção deste módulo foi realizada de forma totalmente individualizada para o nosso mercado. Começamos do zero, sem adaptar algoritmos de mercados internacionais. Nossa solução é única, com código 100% nacional”, enfatiza o diretor.