Inspeção com tecnologia - RFID na FISP 2012 - NetSeg

Inspeção com tecnologia - RFID na FISP 2012

Transporte |

Rigging Brasil leva inovação com tecnologia RFID para inspeção de materiais de elevação, movimentação e amarração de cargas para a FISP 2012, que acontece entre 03 e 05 de outubro, no Centro de Exposições Imigrantes

A Rigging Brasil, empresa especializada em serviços para elevação, movimentação e amarração de cargas, estará presente na FISP (Feira Internacional de Segurança e Proteção), que acontece no Centro de Exposições Imigrantes entre os dias 03 e 05 de outubro, e apresentará a solução de RFID (Rádio Frequência) na inspeção de materiais para elevação de carga. A empresa é a primeira a aplicar esta tecnologia para o setor e pretende apresentar cases da aplicação nos mais diversos setores, entre eles construção civil, petroquímica e siderurgia, entre outros.

Para o diretor da Rigging Brasil, Gustavo Cassiolato, será uma oportunidade de posicionar este novo tipo de serviço para a inspeção e mostrar que é possível ter esta tecnologia para diferentes aplicações. “Todos os processos de inspeção e controle de materiais que precisam ser periódicos e passam por fiscalização ganham muito em tempo com o RFID. Sem falar na segurança dos dados. Hoje ainda se tem o processo de forma manual, o que pode trazer erros de anotações importantes como a vida útil do material”, explica.

Vale ressaltar, que as indústrias que contam com processos de elevação e movimentação de cargas precisam seguir normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e as NR’s (Normas do Ministério do Trabalho).

Treinamento – Outro importante serviço que está no portfólio da Rigging Brasil é o treinamento do profissional conhecido como Rigger, que é o responsável por estudar, calcular e projetar operações de movimentação de carga com guindastes e outros tipos de equipamentos.  O responsável precisa conhecer as características técnicas dos equipamentos e dos materiais a serem utilizados na operação, elaborando um projeto específico para cada movimentação.

Dentro do conteúdo programático, que atende a 40 horas de treinamento, está toda a teoria com o passo a passo para elaboração de um Plano de Rigging completo, no qual são utilizados mini guindastes, simulando situações diversas que podem ocorrer no dia a dia.

A Rigging Brasil apresenta dentro de sua grade outros treinamentos importantes para a capacitação de colaboradores voltados para o segmento de elevação, amarração e movimentação de carga como Supervisor de Rigging, Trabalho em Altura conforme NR 35, Inspetores de Eslingas, Sinaleiro – Homem de campo, entre outros. “Estamos desenvolvendo cursos noturnos com grade de oito a 40 horas para poder atender a empresas que não conseguem disponibilizar seus colaboradores em horário de trabalho”, considera Gustavo Cassiolato.

Sobre a Rigging Brasil

A Rigging Brasil é a única empresa brasileira especializada em inspeção de materiais para elevação, movimentação e amarração de cargas. A empresa conta com tecnologia RFID (Identificação por Radiofrequência) para automatização do processo, que gera mais segurança e economia na prestação do serviço.

A empresa também conta com áreas de Ensaios, para a verificação das propriedades dos materiais, consultoria, com avaliações dos procedimentos e aplicações, e Treinamento, com foco no uso e manutenção. A Rigging Brasil tem sede em São Paulo e atende todo o Brasil. Mais informações no www.riggingbrasil.com.br.