Milhares de webcams se tornaram públicas por erro de software - NetSeg

Milhares de webcams se tornaram públicas por erro de software

TI & Software |

Sem saber, o conteúdo filmado pelos os proprietários das webcams TRENDnet foi transmitido publicamente sem precisar de qualquer autenticação por senha. Para acessar o conteúdo bastava saber o endereço IP e visualizar o stream. Como resultado do descuido, várias câmeras tiveram seu conteúdo disseminado na rede, como sites e fóruns de grande audiência.

Estima-se que no máximo 50 mil dispositivos sofreram com a brecha deixada pela empresa. Entre as cenas que vazaram aparecem crianças brincando e uma pessoa andando fora do chuveiro. Os responsáveis pela descoberta da situação foram os Console Cowboys, que perceberam que os dispositivos sensíveis eram facilmente encontrados e rastreados ao utilizar o endereço IP.

Para que a situação seja corrigida e o proprietário tenha seu acesso restrito novamente, é preciso uma atualização no firmware. Acredita-se que a falha começou, justamente, a partir de uma outra atualização ocorrida em 2010.

TRENDnet publicou no site oficial uma breve notificação do ocorrido e explicações sobre como o usuário podem resolver. A notícia foi finalizada com o seguinte pedido de desculpas:

“Por mais de 20 anos, a TRENDnet construiu uma reputação de oferecer soluções confiáveis, com câmeras de segurança para consumidores em todo o mundo. Temos trabalhado duro para criar uma marca de fornecimento de rede que as pessoas confiam. A TRENDnet estende suas mais profundas desculpas aos consumidores que possam ter sido afetados por este problema”.

A empresa disponibilizou uma lista com todos os modelos afetados.A TRENDnet alega que as câmeras com o problema citado foram compradas a partir de abril do ano passado. A empresa ficou ciente da falha há um mês e trabalha para corrigir o problema. Infelizmente, ela não consegue entrar em contato com os consumidores não registrados.

Via  Techcrunch

O TechTudo apoia o Brasil Sem Vírus, movimento que dissemina práticas de segurança e distribui antivírus gratuitamente. Estima-se que 80% dos brasileiros já estiveram com os computadores ameaçados por vírus e ataques de hackers. Você pode ajudar sua rede de amigos enviando uma vacina para eles. Seja voluntário!