Marketing Alternativo: O Sucesso das Marcas

No futuro o sucesso das marcas acontecerá quando os mesmo consumidores se convertem em evangelizadores que divulguem em suas comunidades os benefícios dos produtos. Esta tendência global também é conhecida com marketing viral ou boca a boca.
Por que o marketing do Kotler já não atinge os objetivos? Acontece que as ferramentas de marketing tradicionais já não são tão efetivas como antes, quando não existia tanta quantidade e variedade de marcas.
“Hoje em dia, se pegar a literatura das grandes escolas, sua interpretação nos daria a entender que o marketing tradicional não funciona mais; todo o mundo está buscando o novo marketing.
Estive há alguns meses na Feira de Segurança Eletrônica de Medellin com Won Choi, presidente da SININ UNITECH INC que me disse: “O marketing não nos da agora a satisfação que nos dava antes”. Isto vem da evolução do consumidor, da derrota das marcas, eu comentei.
Para dar uma idéia, na medida em que o marketing foi mudando, eu divido com você o seguinte dado: “Em 1990, 70% do investimento de marketing era para lançar novos produtos: Hoje em dia, os 30% do investimento serve para lançar novos produtos, enquanto os 70% se destina a troca (ou adaptação) da marca”.
Atualmente estamos imersos em um marketing que tem como objetivo fundamental fazer com que o consumidor troque de marca.
Mas em alguns setores, como a segurança eletrônica, existem marcas com pouca diferença entre si, ou ao menos uma diferença que o usuário não vê pelo qual é necessário adaptar a estratégia de como a empresa fala com seus clientes.