Empresas vão mudar mercado de videoconferência, diz estudo
De acordo com a Ovum, o processo ocorrerá da mesma forma que as empresas chinesas transformara o setor de equipamentos para telecomunicações A companhia de pesquisas de mercado Ovum revelou nesta terça-feira (09/05) que os serviços de videoconferência desenvolvidos pelas empresas Huawai e ZTE mudarão o mercado voltado ao setor nos próximos anos. Segundo o estudo, foi identificado que as corporações conquistaram uma fatia de 30% no mercado global de aparelhos de telecomunicações por meio de preços agressivos, eliminando dos negócios empresas como Nortel e Motorola.
De acordo com a Ovum, o processo ocorrerá da mesma forma que as empresas chinesas transformara o setor de equipamentos para telecomunicações. A companhia prevê um aumento de 6% anuais até 2016, quando o mercado global da área valerá US$ 3,8 bilhões.
Atualmente, o setor de equipamento para videoconferências é dominado pelas norte-americanas Cisco e Polycom, mas a Ovum lembrou que a Huawei e a ZTE devem ter um impacto significativo no mercado dentro de dois a quatro anos. Ainda segundo a Ovum, algumas partes do mercado de videoconferências devem registrar crescimento de 19% ao ano para ofertas top de linha, como salas de telepresença ao custo de US$ 300 mil cada, e 11,3% de expansão para os serviços gerenciados.