Formag’s: novo parque gráfico tem sistema de CFTV IP e outras tecnologias de ponta - NetSeg

Formag’s: novo parque gráfico tem sistema de CFTV IP e outras tecnologias de ponta

Câmeras |

Com o objetivo de se tornar uma gráfica-padrão em atendimento e tecnologia, a Formag´s (www.formags.com.br), fundada em 1990, construiu sua atual planta industrial, em área de aproximadamente 5.000 metros quadrados, na cidade de São Bernardo do Campo-SP.

Em operação desde outubro de 2009, o parque gráfico foi projetado para atender todas as necessidades conceituais da empresa e do mercado. “Tudo foi cuidadosamente selecionado, desde a aquisição de materiais de construção até a coleta seletiva de lixo, descarte adequado de aparas, resíduos químicos e treinamentos para conscientização dos funcionários,também contamos com a parceria da Heidelberg, empresa líder mundial em equipamentos gráficos, que acreditou no projeto desde o princípio”, explica Alexandre Topin Miranda dos Reis, diretor administrativo da Formag’s.

Além de contar com tecnologia de ponta em equipamentos gráficos, a empresa optou pela instalação de tecnologias de última geração também no que diz respeito à segurança patrimonial e dos clientes e serviços que executa, pois “trabalhamos com informações confidenciais dos clientes e eles precisam ter certeza do bom uso dessa informação”, explica Marco Costa, gerente de TI. Para isso, projetou rede física de voz e dados com 340 pontos Categoria 6, com tecnologia Tyco AMP NetConnect, e um sistema de CFTV IP, ambos com materiais fornecidos pelo Grupo Policom®, da mesma forma que o rack Top Solution do centro de controle e o software Digifort, que faz a gestão do sistema de CFTV.

A primeira fase do sistema de CFTV, já concluída, conta com 20 câmaras com tecnologia IP, da Pelco, e atende as áreas de pré-impressão, expedição, acabamento, dados variáveis, almoxarifado, recebimento, entrada de funcionários, guarita e pontos de entrada e de movimentação. Quando concluído, o sistema estará equipado com 48 câmeras.

Costa explica que o sistema de CFTV em operação permite aos clientes o acesso remoto para visualização do trabalho em desenvolvimento e produção. A gravação das imagens é feita em um servidor dedicado com 6 Terabyte de capacidade. A energia elétrica necessária ao funcionamento das câmeras é gerada por midispans Micronet POE (Power over Ethernet), também fornecidos pelo Grupo Policom. Com isso, não houve investimento em infraestrutura elétrica para cada câmera, reduzindo os custos de implementação e de manutenção do sistema.

Outras tecnologias de ponta também foram instaladas na fábrica da Formag’s, como telefonia IP, que recebe energia dos switches Micronet, e o sistema de controle de acesso por biometria, que roda na rede Categoria 6 e é integrado com o sistema de CFTV, ou seja, quando o funcionário passa um cartão ou passa por uma catraca, sua movimentação é registrada pelas câmeras registram em tempo real.

Nos ambientes externos foram utilizados câmeras SARIX Day-Night em caixas de proteção IP 66, devido à baixa luminosidade do ambiente externo durante a noite e à necessidade de alta resolução de imagem. A caixa utilizada é lançamento da Pelco para 2010: o modelo EH1512MT, que tem, como principais diferenciais, design arrojado e maior facilidade na instalação e manutenção por oferecer um sistema de abertura da caixa através de parafusos que não se desprende do produto e dispensa ferramentas. Nos ambientes internos foram utilizadas câmeras minidome SARIX modelos IMS010C e Spectra Mini PTZ para visualização geral da fábrica, soluções que se caracterizam pela alta resolução de imagem.

A escolha dos materiais e dos equipamentos, de acordo com o gerente de TI da Formag’s ,foi baseada “em performance de transmissão das informações, que compreende velocidade, disponibilidade e estabilidade. Além disso, buscamos tornar a rede visualmente diferenciada por tecnologia, de modo a facilitar o acesso, as alterações de layout e as futuras ampliações. Para isso, utilizamos patch cords em cores diversas, segmentos por tecnologia atendida”.

Por suas características, o projeto desse novo parque industrial da Formag’s, consolida a posição da gráfica. “Nosso novo prédio é o resultado do investimento em alta tecnologia, prática de ações amigas da natureza e a conquista da parceria de fornecedores. Acreditamos que o resultado beneficia o bem-estar das atuais e futuras gerações. Reduz desperdícios, aumenta a qualidade e produtividade da Formag’s e, por consequência, a credibilidade da empresa, fortalecendo a relação de confiança com clientes e fornecedores”, garante o diretor administrativo da Formag’s.

Sobre o Grupo Policom

Fundado em 1995, o Grupo Policom (www.grupopolicom.com.br) é líder no mercado nacional de distribuição de produtos para Cabeamento Estruturado, direcionados a aplicações de dados, voz, vídeo e controles prediais, dos principais fabricantes do mercado, reconhecidos internacionalmente.

Com sede na capital paulista, é formado pelas empresas Policom Cabos e Conectores (São Paulo-SP), Policom Telecomunicações (Rio de Janeiro-RJ), Paris Cabos (São Paulo-SP), Policom Paraná (Curitiba-PR) e Policom RS (Porto Alegre-RS), mantendo representantes regionais em outras capitais brasileiras.

Contando com estrutura logística em condições de atender a todo o território nacional, o Grupo Policom oferece suporte técnico e comercial aos seus clientes. O seu corpo de profissionais participa constantemente de cursos ministrados pelos fornecedores e parceiros, mantendo-se atualizados para orientar corretamente os clientes com relação às melhores soluções de conectividade. Atualmente, o Grupo Policom conta com aproximadamente 160 colaboradores.

Por KATIA PENTEADO