Câmeras vão monitorar ônibus - NetSeg

Câmeras vão monitorar ônibus

Transporte |

Prefeitura vai investir na instalação de câmeras dentro dos ônibus para monitorar as condições do serviço de transporte coletivo. O projeto já está sendo discutido com diretores da Líder e da Viação Piracicabana, havendo previsão de implantar o sistema a partir do próximo ano.

De acordo com o diretor de operações do transporte coletivo da PMU, Claudinei Nunes, a medida já foi adotada em alguns municípios e seria um mecanismo para verificar ocorrências de superlotação nas linhas, o tratamento de motoristas e cobradores aos usuários e outros problemas que motivam reclamações do serviço, completando o monitoramento já feito quanto a itinerários e horários. Outro ponto – continua ele – é que as câmeras inibem a violência e crimes dentro dos ônibus.

Enquanto a vigilância eletrônica está em planejamento, Nunes explica que a prioridade para este ano é disponibilizar à população o sistema de monitoramento das linhas. O diretor conta que os aparelhos GPS já foram instalados em toda a frota da Líder e da Piracicabana, permitindo o acompanhamento em tempo real do serviço. “O próximo passo é colocar o mecanismo na internet para a consulta dos usuários. Isso deve acontecer dentro de, no máximo, 20 dias”, afirma.

Por enquanto, ainda não há definição sobre a nova tarifa de ônibus. Ontem, prefeito Anderson Adauto voltou a posicionar que a questão só será discutida quando for encerrada a fase de adaptações, pois é preciso determinar em quanto as melhorias no serviço vão impactar as planilhas de custo das concessionárias.