Chip ajudou a encontrar mais de mil carros na Cidade - NetSeg

Chip ajudou a encontrar mais de mil carros na Cidade

Rastreamento |

De A Tribuna On-line

Mais de mil veículos, entre particulares e da frota municipal de Praia Grande, já possuem chip de monitoramento que passou a ser oferecido pela Prefeitura a partir de 2007. O dispositivo de segurança custa R$ 25,00 e permite localizar, dentro da Cidade, um automóvel roubado ou furtado.

O monitoramento é feito por meio de um software e 24 antenas instaladas em vários pontos da Cidade. Por ser instalado na área interna, o acessório ainda não está disponível para motocicletas.

A pessoa que tem o veículo roubado pode ligar para o telefone 0800-7730153 begin_of_the_skype_highlighting GRÁTIS 0800-7730153end_of_the_skype_highlighting e a Central de Vídeo-Monitoramento vai procurar, por meio do sistema, identificar o caminho adotado pelo ladrão. A intenção é bloquear as rotas de fuga de automóveis roubados. O sistema é parecido com o Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos (Siniav), do Governo Federal, que faz a identificação de veículos por radiofreqüência. O que diferencia o SMV do Siniav é a tecnologia de Praia Grande, que usa fibra ótica e tem software próprio.

O equipamento fornecido pela Prefeitura é praticamente imperceptível e traz dados como cor, placa, modelo e o nome do proprietário. A informação fica cadastrada no Sistema de Monitoramento de Veículos (SMV).

Quando a vítima liga para denunciar a ocorrência de furto ou roubo do automóvel, há o registro imediato. Ao passar por uma das antenas, o carro será identificado e o percurso tomado será acompanhado, passando a ação a ser controlada pela Central de Vídeo-Monitoramento, que repassará as informações para as autoridades policias, para que promovam o cerco e prisão do ladrão.

De acordo com o chefe do Departamento da Tecnologia da Informação da Secretaria de Planejamento da Prefeitura (Seplan), Leandro Fernandes Sanches, o software é adaptado ao Siniav e as informações cadastradas no cartão eletrônico são usadas apenas para monitorar veículos.

“Acreditamos que algumas pessoas não se interessaram em adquirir o chip com receio de que as informações possam ser usadas para conferir licenciamento ou IPVA para aplicação de multas. Isso não é verdade. O chip serve apenas para indicar por onde passou, o horário e se o veículo deixou a Cidade”, assegurou.

Conhecido como etiqueta inteligente, o chip já está instalado em carros particulares, na frota municipal, em táxis e peruas escolares. Turistas com veículo de placa de outra cidade, donos de casa de veraneio em Praia Grande, também já adquiriram o produto.

Comunicação

Segundo a Prefeitura, os locais escolhidos para instalação das antenas foram previamente mapeados com auxilio das polícias Civil e Militar e Guarda Municipal, já que as três corporações também atuam em conjunto na Central de Vídeo-Monitoramento.

Para fazer a comunicação do desaparecimento do veículo, o usuário pode discar o serviço 0800 do SMV e, em seguida, à polícia. Informações sobre a movimentação ou permanência dos veículos nos trechos monitorados serão então fornecidas aos condutores cadastrados.

Para saber como comprar o chip é só acessar a página eletrônica da Prefeitura (www.praiagrande.sp.gov.br) ou telefonar para 3496-2062. No site, há o link “monitoramento de veículos”, onde é possível imprimir a ficha de cadastramento.

Com o preenchimento do formulário, basta anexar documentos de identidade e original do veículo e se dirigir, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, ao guichê 16 (andar térreo da Prefeitura) e retirar um boleto bancário. A Prefeitura fica na Avenida Presidente Kennedy, 9.000, Bairro Mirim.