Vidros à prova de balas da BMW X5 SECURITY são fabricados no brasil
Utilitário da montadora alemã que foi apresentado no Salão do Automóvel usa vidros da PG Products, uma das líderes do segmento de vidros balísticos no Brasil
Não foi apenas a X6 que fez sucesso no stand da BMW durante o recém terminado Salão do Automóvel. A montadora também lançou o mais recente modelo da sua linha de veículos blindados – o BMW X5 Security - que traz requisitos de proteção aos ocupantes do mais alto nível.
O que muita gente não sabe é que os vidros balísticos que compõem a blindagem da X5 Security são fornecidos por uma empresa brasileira, a PG Products, que tem investido no desenvolvimento de vidros para equipar os automóveis que já saem blindados das montadoras. "O Security pode parar qualquer coisa, até uma Magnum 44",comenta Michael Gallman, gerente-geral de vendas de veículos especiais da BMW.
Nos testes do X5 Security, mais de 600 disparos de Magnum. 44 e 9mm foram descarregados no veículo a partir de uma variedade de ângulos. De modo geral, os materiais balísticos são testados somente com disparos feitos com ângulo de 90 graus. "Essa é uma das grandes diferenças de nossos carros", diz Gallman.
“A PG Products vinha negociando o fornecimento de seus vidros para a montadora há mais de dois anos, época que decidimos aumentar nosso foco nas exportações e abrimos um escritório na Europa. Priorizar o mercado europeu surgiu pela identidade dos nossos produtos com o continente onde se encontram os melhores fabricantes,” comenta Edson Yoshikuma, diretor da PG.
A empresa brasileira forneceu vários kits de avaliação antes de ser aprovada. Segundo o dirigente, os vidros foram submetidos a vários testes para obtenção de certificados adequados às normas e fornecimento para a montadora. Os vidros que equipam os automóveis da BMW são do tipo GlassGuard e suportam tiros de armas de grosso calibre, como a Magnum 44, por exemplo.
A PG está fornecendo 100% dos kits DE X5 para a montadora alemã e prevê para o ano de 2009 a expansão de sua presença no mercado externo. Atualmente a receita com exportação representa cerca de 20% do faturamento da indústria.
No Brasil, a PG investiu recursos de mais de R$ 3 milhões nos últimos dois anos em tecnologia e aprimoramento da qualidade de seus vidros balísticos, tanto para exportações quanto para o mercado interno. “Ficou mais fácil fornecer para o exterior porque não tivemos que mudar nada na qualidade dos produtos que fabricamos para o mercado brasileiro”, argumenta Yoshikuma.
PG PRODUCTS
Indústria brasileira de vidros balísticos automotivos
Mais
informações: (11) 2244-7474 –
www.pgproducts.com.br