Furtos de cabos nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda caem 73,3% com novas câmeras de monitoramento
Concessionária investe R$ 10 milhões na instalação de 115 equipamentos com tecnologia 5G e energia solar.
A ViaMobilidade investe R$ 10 milhões na instalação de 115 câmeras de segurança responsáveis pelo monitoramento online das vias que compõem as Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, totalizando 44 estações e trechos. O projeto, que deve ser concluído em janeiro de 2026, já conta com 69 câmeras em operação — sendo 33 na Linha 8 e 36 na Linha 9.
Os equipamentos utilizam conectividade 5G e painéis solares com banco de baterias, abastecidos com 100% de energia renovável, limpa e sustentável. As câmeras estão sendo instaladas em 100 postes articulados, com 15 metros de altura, distribuídos ao longo das vias das duas linhas. O diferencial é que sua implementação dispensa obras de infraestrutura ao longo dos trilhos, garantindo mais agilidade e menor impacto operacional.
As imagens são analisadas em tempo real pela equipe de Gestão e Análise de Imagens (GAI), a partir da Central de Segurança, localizada no Centro de Controle Operacional (CCO), no Pátio de Presidente Altino, em Osasco. O monitoramento é contínuo, 24 horas por dia, permitindo uma atuação imediata diante de qualquer ocorrência.
"As câmeras possuem alcance médio de 400 metros e são essenciais para que possamos ter uma atuação ágil em casos de vandalismo ou em situações do cotidiano da operação, como o acesso indevido de pessoas ou animais às vias", afirma Andre Costa, diretor da ViaMobilidade – Linhas 8 e 9.
A tecnologia empregada é a mesma utilizada pelas concessionárias de rodovias do grupo Motiva, agora adaptada para o ambiente ferroviário metropolitano de São Paulo.
A ampliação do sistema de câmeras representa um avanço importante para a segurança e a experiência dos clientes. Com tecnologia de ponta, conectividade 5G e operação sustentável, os novos equipamentos possibilitam o monitoramento integral das vias, permitindo respostas mais rápidas a qualquer ocorrência. Além de inibir furtos e atos de vandalismo — que afetam diretamente a regularidade da operação —, as câmeras contribuem para a preservação da integridade física de quem circula nas áreas operacionais e reforçam o compromisso da ViaMobilidade em oferecer um transporte mais seguro, confiável e eficiente.
Tecnologia contra furtos de cabos
Em 2024, a concessionária registrou 101 furtos de cabos nas vias — sendo 77 na Linha 8-Diamante e 24 na Linha 9-Esmeralda. Entre janeiro e setembro de 2025, houve uma redução de 73,3% nos casos em relação ao total do ano anterior, com 27 ocorrências — 14 delas na Linha 9-Esmeralda, que liga Osasco (na região metropolitana) a Varginha (na zona sul da capital paulista).
Nas estações Morumbi-Claro, Cidade Jardim e Hebraica-Rebouças, da Linha 9, não foi registrado nenhum furto desde a entrada em operação das novas câmeras.
Outro diferencial do sistema é a resposta imediata das equipes de segurança. Assim que uma movimentação irregular é identificada, os profissionais da GAI acionam as equipes de patrulha — com agentes a pé ou em moto-ronda —, garantindo uma atuação rápida e eficaz.
Sobre a ViaMobilidade – Linhas 8 e 9???
A ViaMobilidade Linhas 8 e 9 é a concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos de São Paulo. A Linha 8-Diamante é composta por 22 estações, ligando Júlio Prestes a Amador Bueno, com integração nas linhas 3-Vermelha e 7-Rubi. Já a Linha 9-Esmeralda, que conecta Varginha a Osasco, possui 21 estações e faz integração com as linhas 4-Amarela, 5-Lilás e 8-Diamante. E, futuramente, com a Linha 17-Ouro de monotrilho.












