Gigante de asfalto, tecnologia e conectividade

Um monumento rodoviário de tecnologia e conectividade. Assim podem ser definidas as rodovias MS-112, BR-436 e trecho da BR-158, que formam um complexo viário administrado pela Concessionária Way Brasil. E não é para menos: são 1070 quilômetros de extensão, onde 631,9 Km contam com um novíssimo projeto de videomonitoramento com câmeras de longo alcance e precisão, energização através de painéis solares e um novíssimo sistema de rede 4G que mantém conectividade permanente ao longo de todo o trecho.
Com projeto assinado pela integradora Smart Vision IT, a renovação da rodovia integra os trabalhos de modernização que a concessionária Way Brasil está fazendo na região. Originalmente prevista para ser iniciada em março de 2026, seguindo o Programa de Exploração da Rodovia (PER), o projeto foi antecipado em um ano, com o objetivo de ampliar a segurança e a eficiência das operações.
Focado na segurança e sustentabilidade, o projeto chega para melhorar ainda mais a gestão na rodovia, que apesar de atender o público de forma satisfatória, não contava com nenhum tipo de sistema de CFTV no local. De acordo com André Kazuo, gerente de TI do Grupo Way Brasil, na época, o monitoramento era feito de forma pontual e reativo, sem registros contínuos de ocorrências.
"Neste novo projeto, nosso objetivo era garantir versatilidade para operar em rede 4G, sem depender de fibra óptica, e mobilidade de implantação. Isso significa poder transferir uma câmera de um ponto a outro em até 24 horas, algo impensável em modelos fixos de concreto e fibra".
Para atingir esse objetivo, era preciso pessoal especializado e capaz de fornecer e integrar equipamentos de primeira linha, juntamente com o sistema de rede 4G versátil para operar sem depender de fibra óptica, e mobilidade de implantação.
"Durante a escolha dos parceiros, sobretudo a integradora, avaliamos três pilares: capacidade de entrega, diversidade de equipamentos para prova de conceito (PoC) e qualidade do suporte técnico. A Smart Vision IT se destacou nesses quesitos e venceu a licitação pois, além da agilidade na entrega, apresentou o maior portfólio de câmeras para testes em campo e um SLA de suporte que atendia às nossas exigências 24 × 7", destacou Kazuo.
Paulo Ramos, diretor da Smart Vision IT, destaca o aspecto desafiador desse projeto ao lembrar que ele vai muito além do simples videomonitoramento de estradas.
"Nosso objetivo foi fornecer tecnologias que garantissem não apenas o monitoramento na rodovia, das praças de pedágios, leitura de placas ou contagem de veículos. Era preciso fornecer um projeto capaz de atender às obrigações contratuais e que, ao mesmo tempo, fosse uma ferramenta essencial na operação diária da rodovia, de apoio ao usuário, além de atender diversas outras questões operacionais e de sustentabilidade ", destaca.
Projeto com soluções inovadoras
O projeto da Way Concessionária teve início há poucos meses, no final de 2024, mas desde o início contou com parceiros de ponta e tecnologia de alto nível. A Smart Vision IT usou seu expertise para desenvolver e entregar as melhores soluções de seus parceiros habituais, como a Hikvision, e também integrar suas soluções à conectividade 4G LTE da TIM, que permeia os mais de 600 quilômetros de estradas.
Com base nas necessidades de conectividade, eficiência energética e implementação non stop solicitadas pela Way Brasil, foi realizado um trabalho conjunto com a Smart Vision.
"Realizamos sete PoCs até chegar ao mix definitivo de câmeras, antenas e painéis solares que melhor se adequou ao que nós, da Way Brasil, necessitava nesse projeto", destaca Kazuo.
Para esse projeto foram utilizadas soluções da Hikvision, tendo como base o Hikcentral como software de gestão do sistema de monitoramento da rodovia, sistema de controle de acesso com reconhecimento facial, e gestão veicular das viaturas e ambulâncias.
Além disso, os sistemas das Intelbras para energia solar e soluções de Inteligência Artificial da IP Extreme com analíticos de detecção de animais foram destaques no projeto. Considerada uma das inovações dentro do projeto de rodovias, essa etapa do projeto teve ampla participação de Armando Chieffi, diretor técnico da Smart Vision IT.
Ele esteve à frente da etapa de startup do sistema Hikcentral, responsável por centralizar a operação de videomonitoramento, controle de acesso e inteligência artificial – além da integração dos analíticos de vídeo fornecidos pela IPX (IP Extreme).
O especialista liderou todo o processo de parametrização e ajustes finos da plataforma, assegurando sua aderência total aos requisitos operacionais e de segurança da Way Concessionária. Além da integração das soluções da IP Extreme.
"Esses analíticos operam na detecção de animais na pista — uma das funcionalidades mais críticas do projeto, voltada à prevenção de acidentes e preservação da fauna local", destacou Chieffi.
Para que esse processo atingisse os resultados esperados, a Smart Vision IT utilizou câmeras speed dome de 4 megapixel e 25x de zoom na rodovia, todas com IR de 150 metros instaladas em todo o trajeto em pontos estratégicos para evitar pontos cegos em toda a extensão da concessão da rodovia.
"Nesse projeto nós desenhamos e fornecemos alguns ativos de rede e implantamos os sistemas sobre a rede 4G da TIM. O objetivo da integração desses sistemas foi modernizar de forma consistente as rodovias administradas pela concessionária Way Brasil", explica Paulo Ramos.
Conceito de IA aplicada
A Inteligência Artificial e o Deep Learning desempenham um papel crucial neste projeto multifacetado. A IA é utilizada para o monitoramento veicular, analisando o comportamento dos motoristas e identificando potenciais riscos. Um ponto de destaque foi o uso de analíticos de vídeo ao longo da rodovia com o objetivo de garantir a proteção da fauna local detectando animais que utilizam as passagens subterrâneas construídas para sua proteção. São 40 câmeras com deep learning que foram instaladas na Área de Proteção Ambiental com um algoritmo que identifica quadrúpedes que cruzam a lente.
"O sistema de detecção de animais é utilizado para o controle e contagem da fauna que atravessa a rodovia em alguns acessos sob a rodovia que foram construídos para auxiliar na preservação da fauna da região. A expectativa é reduzir colisões com fauna e fornecer ao Ibama dados inéditos de biodiversidade. A ideia é que futuramente essa mesma tecnologia possa fazer a detecção de animais na pista para evitar acidentes", antecipa o integrador.
As câmeras foram estrategicamente posicionadas ao longo de toda a extensão da rodovia, eliminando pontos cegos e garantindo uma cobertura completa da área de concessão. Este posicionamento permite um acompanhamento contínuo e eficaz de toda a malha viária.
Outro destaque inovador no projeto é a sustentabilidade, com a presença de câmeras autônomas energizadas através de painéis solares e transmissão de dados via rede 4G. Esse formato para a energização das câmeras trouxe economia na sua implantação, além de garantir sustentabilidade ao utilizar energia renovável.
"Tanto as câmeras instaladas e quanto a rede 4G contam com painéis solares. Além de usar energia limpa, eliminamos 192 pontos de consumo da rede elétrica, economizando cerca de R$ 2 milhões de CAPEX imediato, sem falar nos ganhos ambientais", destaca André Kazuo.
Desafios superados e resultados positivos
O projeto da dimensão das rodovias monitoradas pela Way Concessionária foi pensado em detalhes, levando em consideração todas as necessidades, desde o consumo de banda até características climáticas que possam interferir no dia-a-dia do funcionamento.
"Por serem pontos autônomos levamos em conta todos os aspectos para oferecer um projeto totalmente aderente às necessidades do cliente. Isso incluiu cálculos de consumo de banda e dados para trafegar na rede 4G até levar em conta as necessidades climáticas da região para dimensionar corretamente o sistema de energia solar. Os cálculos de consumo de banda e dados são sempre um ponto de atenção, assim como o sistema para armazenamento das imagens e servidores com capacidade para gerenciar todos os sistemas e as máquinas com GPU potente para fazer a análise através de inteligência artificial das imagens. São projetos complexos no design e na implantação pois existem muitos detalhes que devem ser considerados", detalha o integrador.
De acordo com o executivo da Way Brasil, já é possível verificar através de números que o investimento está beneficiando a rodovia e seus usuários. Segundo ele, trata-se de um ROI indireto.
"Medimos esse retorno de investimentos através da redução de risco, agilidade de resposta e integração com forças de segurança. Já observamos melhorias em todos esses indicadores", ressalta Kazuo.
Melhorias visíveis e em tempo real
Para garantir que todo o processo seja monitorado de forma eficiente e sem falhas, a Way Concessionária conta com uma central de monitoramento que recebe todas as imagens e faz a gestão de processos. O Centro de Controle Operacional da rodovia fica na cidade de Chapadão do Sul, no Mato Grosso do Sul.
Nesse local, diversos videowall estão integrados e recebem as imagens das centenas de câmeras instaladas na rodovia. Toda a gestão de imagens é realizada pela última versão do software Hikcentral da Hikvision. Com ele é possível gerenciar e fazer toda a operação dos sistemas de CFTV, controle de acesso e monitoramento veicular com Inteligência Artificial.
"Com ele detectamos as anormalidades na via, como acidentes, intercorrências e de onde parte toda a comunicação com as autoridades para o envio de socorro para veículos ou mesmo de pessoas em casos de acidentes", explica Kazuo.
As imagens das câmeras veiculares instaladas nas viaturas e ambulâncias da Way têm auxiliado na operação do dia-a-dia da empresa, garantindo agilidade no atendimento de ocorrências.
"Nas ambulâncias, o médico regulador acompanha o resgate em vídeo e áudio, antecipando decisões de socorro. Nos veículos de inspeção de tráfego, a equipe transmite imagens em tempo real para o CCO, agilizando remoções e sinalização. Graças ao sistema instalado pela Smart Vision, cada evento é gravado e pode ser recuperado em segundos pelo nosso Centro de Controle Operacional", pontua o executivo.
Ele também elogia a eficiência do projeto desenvolvido pela Smart Vision IT, destacando seus principais benefícios no cotidiano da empresa e da gestão da rodovia.
"Hoje temos cobertura integral: cada incidente fica registrado e, quando necessário, compartilhado em tempo real com PRF e serviços de emergência. Nas ambulâncias, o médico regulador acompanha o atendimento por vídeo bidirecional; nas viaturas de inspeção, o operador vê o tráfego ao vivo e antecipa bloqueios ou desvios", finaliza.
Conectividade à prova de futuro
O projeto da Way Concessionária é movido à tecnologia e conectividade. Para isso, seu principal parceiro foi a TIM, que ativou rede 4G em todas as rodovias da concessão.
A parceria foi iniciada em dezembro de 2023, quando o Grupo Way Brasil e a TIM anunciaram a ativação do serviço 4G em toda a extensão das rodovias sob concessão, além de atender cidades vizinhas, oferecendo 100% de conectividade com cobertura de rede móvel.
Essa iniciativa estratégica reforça o foco do Grupo Way Brasil na segurança viária, na otimização operacional e na agilidade do atendimento aos usuários. Com o novo sistema, o Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária terá a capacidade de monitorar o tráfego em tempo real, identificando com rapidez situações de risco, acidentes e outras ocorrências que exigem intervenção imediata.
A conectividade cobre todos os 412 km de rodovias, sendo uma das principais ligações entre o norte e o sul do estado do Mato Grosso do Sul. A iniciativa vai além das rodovias, impactando positivamente oito municípios da região. Vilarejos antes desassistidos e importantes polos do agronegócio agora se beneficiam da conectividade.
"Cerca de 30 mil veículos que circulam diariamente nas vias e mais de 276 mil moradores das cidades ao redor estão sendo beneficiados com melhor cobertura e serviço móvel, além de povoados e vilas, chegando a 108 escolas públicas e 46 unidades de saúde", explica Paulo Humberto Gouveia, Diretor de Soluções Corporativas da TIM Brasil.
De acordo com executivo da TIM, o principal desafio para a implementação da rede 4G foi a extensão das rodovias. O sinal 4G foi habilitado em 38 torres instaladas nas proximidades das cidades de Aparecida do Taboado (BR-436), Inocência (MS-112), Paranaíba (BR-158), Três Lagoas (MS-112), Cassilândia (BR-158/MS-112) e Selvíria (BR-158).
"Um diferencial crucial desta implantação é a integração da tecnologia NB-IoT (Internet das Coisas). Esta funcionalidade inovadora amplia a cobertura tradicional em até 40% e opera com baixo consumo de bateria, abrindo um leque de possibilidades para aplicações de IoT na gestão rodoviária. Este avanço permite ao Grupo Way Brasil alcançar um nível de conectividade e automação de seus sistemas tecnológicos inédito no Brasil', destaca Gouveia.
Pioneira nesse tipo de atividade, a companhia acumula expertise na cobertura de estradas e tem hoje mais 6 mil rodovias conectadas por meio de acordos com concessionárias.
"Além do Grupo Way Brasil, a TIM mantém parcerias com CCR RioSP, EcoRodovias, EPR , e Caminhos do Sul. Com isso, nos tornamos uma referência na conectividade de estradas, incluindo o maior eixo viário do país, por onde mais de 50% do Produto Interno Bruto (PIB) é transportado", destaca Gouveia.
Protagonista na gestão viária
A tecnologia LTE 4G garante a transmissão de imagens em alta qualidade, oferece maior cobertura ao longo das rodovias e acelera a comunicação entre as equipes operacionais. Em resumo: conectividade em alto nível. Este avanço permite à Way Brasil aprimorar significativamente a eficiência no monitoramento de suas vias e assegurar respostas mais rápidas aos usuários, diminuindo o tempo de espera em situações emergenciais e otimizando a gestão do fluxo de veículos.
"Essa implantação do sistema de câmeras com tecnologia LTE 4G representa um marco importante na transformação digital das nossas rodovias. Com ela, conseguimos ampliar significativamente a capacidade de monitoramento em tempo real e garantir respostas muito mais ágeis em situações críticas. Estamos falando de mais segurança, mais eficiência e mais qualidade no atendimento aos usuários. Antecipar essa entrega em um ano mostra o nosso compromisso com a inovação e com o bem-estar de quem trafega por nossas vias todos os dias. A tecnologia deixa de ser apenas suporte e passa a ser protagonista na gestão viária", conclui André Kazuo.
Artigo por Eduardo Boni - jornalista.