Setor de condomínios comerciais ajuda a impulsionar investimentos em segurança privada, que pela 1ª vez, desde 2018, volta a crescer no país
Came do Brasil prevê dobrar faturamento com vendas para clientes deste segmento em 2024 na comparação com o período de 12 meses do ano passado.
Após anos consecutivos de quedas, a segurança privada voltou a crescer no Brasil. De acordo com a última edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o setor contratou mais do que demitiu, em 2024, pela primeira vez desde 2018. Segundo dados da Polícia Federal, órgão que regulamenta e fiscaliza a atividade, em maio, mais de 530 mil vigilantes estavam atuando regularmente no país, o que representa um aumento de 9,3% em relação a 2023. Para completar, a PF revelou que, no mesmo quinto mês do ano, 4.978 empresas do segmento operavam com autorização para funcionar em solo nacional, um crescimento de 3,6% em comparação com o período anual anterior.
Inserida neste universo, a unidade brasileira da Came, líder mundial em produtos de controle de acesso no mercado de segurança, confirma uma ampliação expressiva em seu volume de negócios realizados com clientes de condomínios comerciais, que estão ajudando a impulsionar a elevação dos investimentos em proteção privada no Brasil. "Estamos já no segundo ano trabalhando com foco neste setor de empreendimentos comerciais e esse esforço tem sido recompensado com ótimos resultados. Vários projetos estão concluídos e teremos diversas implantações de outros até o final do ano. Estimamos encerrar 2024 com o dobro do faturamento para esse segmento no comparativo com todo o período de 2023", revela Fabio Gomes, gerente regional de vendas da Came.
A crescente preocupação das empresas e dos proprietários de condomínios comerciais em reforçar a segurança também faz a companhia vislumbrar um panorama de fornecimento ainda maior de produtos e serviços encomendados por clientes deste perfil no próximo ano. "A perspectiva da Came para 2025 é a de que a demanda seja ainda maior para nós, pois, conforme vamos criando cases, fortalecendo as parcerias que temos com os integradores regionais (parceiros) para que eles levem as nossas soluções aos empreendimentos, consequentemente aumentamos a nossa participação no mercado. Hoje, a Came é reconhecida como referência quando falamos de cancelas para o controle de acesso. Então, a projeção que nós temos é a melhor possível para 2025, com mais projetos e maior representatividade no ramo", reforça Gomes.
A nova Lei 14.967/2024, que institui uma remodelada normatização ao Estatuto da Segurança Privada e foi sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no último dia 9 de setembro, também é considerada um marco histórico para desempenhar papel fundamental como aliado do desenvolvimento deste setor. A nova legislação abre um caminho importante para regulamentar efetivamente o segmento e reduzir o alto número de empresas de segurança que operam de forma clandestina no país. Um relatório recente divulgado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Segurança Privada (Contrasp), que representa sete federações e 82 sindicatos em território nacional, apontou a existência de 11.231 companhias atuando irregularmente neste ramo no país.
O novo estatuto estabelece, principalmente, novas regulamentações para as firmas de segurança privada e de transporte de valores, que, entre as obrigações para poderem funcionar legalmente, terão de receber autorização da Polícia Federal depois de serem submetidas à fiscalização dessa instituição. Desta forma, na teoria, a tendência é a de que a qualidade dos serviços prestados melhore de uma forma geral, pois a legislação recém-sancionada prevê um maior controle da PF em relação às empresas, cujos equipamentos e colaboradores deverão atender às exigências da lei vigente.
Em meio a esse novo cenário, a Came continua se destacando no mercado ao disponibilizar um portfólio diversificado de produtos certificados, com eficiência comprovada, e soluções diversas de segurança aos clientes brasileiros. E a excelência desses dispositivos e dos serviços prestados pela empresa foi exaltada por Yuri Gomes de Oliveira, diretor da Time Lock, parceira da companhia em Minas Gerais, ao lembrar de um projeto que ele instalou no edifício comercial Century Tower, em Belo Horizonte. No hall de entrada do prédio, o controle de acesso interno agora é feito por meio de catracas flap (com barreiras retráteis de vidro) da Came, equipadas com um software que faz o gerenciamento completo do fluxo das pessoas e integra todos os sistemas de monitoramento no local, além de– ser acionada com reconhecimento facial.
"Antes, as catracas que estavam no edifício eram simples, de pedestal, e os administradores do empreendimento comercial queriam inovar, com maior agilidade e flexibilidade de entrada e saída para os condôminos. Então, a ideia foi colocar as catracas flap. E como não tínhamos muito espaço lá para a instalação de catracas, esses modelos da Came deram certinho para o controle de acesso no local, pois, além de serem precisas e funcionarem muito bem, possuem um tamanho reduzido em relação às oferecidas pelas suas concorrentes no mercado. Isso também permitiu que fizéssemos a instalação das catracas sem precisar realizar nenhuma obra civil. Apenas tivemos de retirar as catracas antigas e substituir pelas novas", ressalta Oliveira, que exalta também o belo design e o grande número de funcionalidades dos novos dispositivos instalados. "As catracas são rápidas, eficientes e silenciosas e, com os seus leds indicativos, oferecem tecnologia de ponta e uma beleza que está sendo percebida pelas pessoas que passaram a utilizar o equipamento no dia a dia", reforça.
Única a oferecer solução completa de controle de acesso
O gerente regional de vendas da Came, por sua vez, enfatiza que a Came hoje oferece uma condição exclusiva no mercado aos clientes ao disponibilizar uma diversificada gama de produtos de controle de acesso e ainda os dispositivos que fazem a integração desses equipamentos para a gestão de fluxo. "A Came é a única empresa que oferta uma solução completa de controle de acesso no Brasil. Temos catracas, cancelas, controladoras de equipamentos, totens, softwares, reservadores de vagas, etc. Ou seja, um amplo portfólio, com o qual conseguimos apresentar uma solução completa aos parceiros e aos integradores que estarão levando esse recurso ao cliente final", ressalta Gomes.
Referência mundial no setor de segurança, a Came possui filiais em mais de 20 países e disponibiliza atualmente uma extensa carteira de equipamentos em seu portfólio para atender às necessidades do mercado brasileiro, com catracas, cancelas, portas automáticas e com detectores de metais, automatizadores de portões em sua linha de controle de acesso; bollards, road blockers, dilaceradores de pneus, cancelas e portas capazes de absorver fortes impactos em sua gama de alta segurança, além do Came Key, do Came Connect e do Came QBE, acessórios remotos para operar dispositivos à distância.
Sobre a CAME do Brasil
Presente no Brasil desde 2010, com sede em Indaiatuba (SP), o Grupo CAME é uma empresa de origem italiana com mais de 50 anos no mercado e líder mundial em produtos para automação de acesso, com certificações ISO 9001 e ISO 14001. A empresa dedica-se à excelência em equipamentos e assistência técnica de alta qualidade, inovação e performance no segmento de controle de acesso e segurança, desenvolvendo projetos customizados para clientes de diferentes segmentos de mercado. Com filiais em mais de 20 países e mais de 480 distribuidores exclusivos no mundo todo, a CAME controla 7 empresas produtivas (CAME Cancelli Automatici, BPT Sistemas de automação residencial e industrial, Urbaco, Parkare, Go, Nepos), além da CAME Service Itália, especializada em assistência aos clientes.