Foxsys é a Integradora Pioneira em Segurança Remota no Uruguai e Agora Inova com Soluções para os Edifícios Inteligentes - NetSeg

Foxsys é a Integradora Pioneira em Segurança Remota no Uruguai e Agora Inova com Soluções para os Edifícios Inteligentes

Monitoramento | 2024-07-18

A Foxsys é uma empresa líder em serviços inovadores de segurança predial no Uruguai. Sua plataforma de portaria virtual protege atualmente mais de 400 edifícios residenciais e comerciais que são frequentados por cerca de 30.000 pessoas diariamente. No coração do centro de operações de segurança remota da Foxsys está o software de gerenciamento de vídeo (VMS) de plataforma aberta da Milestone, que integra câmeras, sensores com múltiplas funcionalidades e controle de acesso, tudo em uma única interface.

Desafio: Equilibrar Custos e Eficácia na Segurança de Edifícios

A Foxsys enfrentou o desafio de reduzir os altos custos de segurança mantendo serviços de segurança eficazes para edifícios residenciais e comerciais. A empresa precisava encontrar uma forma de incorporar tecnologia e centralizar várias funções de segurança para fornecer soluções rentáveis sem comprometer a qualidade do serviço.

Solução: Uma Abordagem Centralizada de Centro de Comando com Plataforma Aberta

A Foxsys implementou um modelo de centro de comando centralizado chamado “Porteiro Virtual” para fornecer serviços de segurança remotos. Integrando o software de gestão de vídeo de plataforma aberta da Milestone com câmeras, sistemas de controle de acesso e sensores, a Foxsys pode monitorar várias propriedades a partir de um único local. Esta abordagem inovadora permitiu à empresa oferecer soluções de segurança rentáveis, escaláveis e eficientes, mantendo um alto nível de qualidade de serviço.

Resultado: Transformando a Paisagem da Segurança Um Edifício de Cada Vez

Em apenas dois anos, a solução Porteiro Virtual da Foxsys comprovou sua eficácia. Mais de 300 eventos criminais foram dissuadidos com sucesso, e a abordagem centralizada resultou numa economia de custos 5 vezes maior em comparação com os serviços tradicionais de vigilância presencial. O sistema também melhorou o controle de acesso aos edifícios e possibilitou a rápida resolução de problemas técnicos, estabelecendo a base para implementações mais amplas em projetos de cidades inteligentes por todo o Uruguai.

O Conceito de Portaria Virtual

Sediada em Montevidéu, a Foxsys foi criada em 2011 como uma empresa de integração de sistemas e desde 2017 tem se especializado nas tecnologias e serviços destinados aos edifícios comerciais e residenciais inteligentes. Os serviços remotos inteligentes possibilitam reduzir expressivamente os custos de segurança por meio do monitoramento e gerenciamento de soluções de videovigilância, controle de acesso, detecção perimetral e serviços de concierge, todas integradas em uma interface avançada de comando e controle, em plataforma aberta, e com escalabilidade para múltiplas instalações.

“Identificamos a oportunidade de integrar soluções tecnológicas e serviços em um segmento de atividade no qual a tecnologia não estava sendo potencializada. Os clientes tinham que custear valores elevados por serviços individuais e de segurança que não proporcionavam resultados satisfatórios”, destacou Juan Martín González Dibarboure, cofundador e CEO da Foxsys.

A Foxsys cunhou os termos “portaria virtual” ou “concierge remoto”, para caracterizar seu modelo de centro de comando unificado. Ao invés de manter presencialmente os agentes de segurança na recepção dos edifícios, a Foxsys monitora os streamings de vídeo, sistemas de controle de acesso e sensores em suas instalações remotas, utilizando o software de gerenciamento de vídeo (VMS) de plataforma aberta XProtect da Milestone Systems.

“Controlamos o acesso de forma remota para fornecedores, entregadores e visitantes do edifício”, acrescentou González. “Oferecemos diferentes opções de tecnologias para o controle de acesso, incluindo teclados e senhas, reconhecimento facial ou ainda, pela interação com a nossa Central de Serviços com o acionamento do botão (Foxsys) disponível nos interfones das portarias. No local, quando o botão é acionado, nossas equipes atendem a partir da Central de Serviços".

A plataforma de portaria remota opera com três componentes principais:

  • Proteção perimetral - um circuito de câmeras instalado externamente nos edifícios possibilita detectar movimentações e eventuais intrusões. Por meio de análise inteligente de vídeo, certas câmeras especializadas conseguem identificar pessoas perambulando em áreas não autorizadas e emitem um alerta para os operadores do VMS XProtect da Milestone. Na interface inteligente os alarmes são apresentados instantaneamente possibilitando aos operadores a visualização da área específica para encaminhar uma ação adequada, como a ativação no local de sirenes de alta potência para efeito dissuasivo ou ainda, atuando em comunicação por interfonia no local, com microfones e alto falantes.
  • Controle de acesso - os operadores da Foxsys controlam remotamente o acesso a fornecedores, visitantes e residentes temporários por meio de intercomunicadores e credenciais móveis. A solução de LPR (identificação de placas de veículos), disponível em algumas câmeras especializadas, possibilita ativar a abertura automatizada dos portões dos estacionamentos dos edifícios, para os veículos dos residentes registrados. Os eventos e alarmes oriundos dos múltiplos sensores instalados em portas, janelas, perímetros, entre outros, são sincronizados no VMS possibilitando assim o encaminhamento da ação adequada e a realização de verificações visuais das gravações dos incidentes de segurança.
  • Monitoramento de manutenção - as eventuais falhas nos dispositivos são detectadas rapidamente, como por exemplo no caso de uma pane dos elevadores, possibilitando a intervenção dos operadores encaminhando a equipe de manutenção e comunicando localmente por meio dos intercomunicadores. A gestão da manutenção é uma prioridade e por isso a emissão e o encaminhamento das ordens de serviço são agilizados para que as falhas sejam solucionadas com celeridade. Além disso, o VMS vincula a imagem da câmera situada na área próxima aos pontos de alarmes para otimizar a verificação visual.

Integrações Avançadas

Até a presente data, a Foxsys já instalou mais de 6.500 câmeras IP no Uruguai, que transmitem os streamings em tempo real para seus servidores de gerenciamento de vídeo. A instalação centralizada do XProtect consolida os dados de aproximadamente 18 câmeras por edifício, possibilitando obter economias de escala. Os eventos de alarme também podem acionar pop-ups de vídeo nas estações de trabalho de monitoramento.

A arquitetura de plataforma aberta permite o desenvolvimento de integrações avançadas com soluções líderes no mercado:

  • Câmeras especializadas para visão noturna de alta qualidade. Câmeras com duas lentes capturam simultaneamente áreas panorâmicas e detalhes com precisão.
  • Câmeras com identificação de placas de veículos monitoram os estacionamentos e portões de acesso automáticos, registrando as entradas e saídas dos residentes.
  • Os intercomunicadores de vídeo habilitados para o protocolo SIP permitem a comunicação remota, o desbloqueio de portas por meio de tons DTMF (multifrequenciais) e a vinculação de eventos de acesso com os vídeos.

“Nossa filosofia é fornecer as melhores soluções corporativas que proporcionem um serviço estável, robusto e isento de inconvenientes, e que sejam evolutivas para viabilizar o seu aprimoramento contínuo. As soluções devem ser escaláveis, modulares e abertas, para simplificar sua integração com novas funcionalidades ou tecnologias”, complementou González.

Infraestrutura de Segurança Escalável

O Programa de Inovação da Milestone (MIP) possibilitou que os desenvolvedores de software da Foxsys utilizassem as interfaces de programação de aplicações (APIs) abertas e o kit de desenvolvimento de software (SDK) da Milestone. Como resultado, a equipe da Foxsys pôde desenvolver aplicativos móveis e estabelecer uma conexão com o sistema de despacho assistido por computador (CAD) utilizado pela Polícia Nacional do Uruguai e por outras instâncias. Essas interfaces possibilitam ao VMS incorporar e correlacionar dados de praticamente qualquer fonte de detecção. Os desenvolvedores também podem criar integrações personalizadas entre sistemas novos e legados, incluindo tecnologias de detecção acústica, monitores de qualidade do ar, identificação de placas de veículos, entre outras.

As APIs abertas também garantem que os clientes e usuários finais não fiquem bloqueados a ecossistemas ou fornecedores de tecnologia proprietária. Desta forma, as municipalidades e suas instalações podem agregar facilmente novos sensores e soluções de software inovadoras à medida que as tecnologias evoluem, sem a necessidade de eliminar e substituir prematuramente os seus sistemas existentes, poupando investimentos substanciais aos munícipes.

O software de gerenciamento de vídeo de plataforma aberta XProtect suporta atualmente mais de 13.000 dispositivos de segurança de mais de 700 fabricantes líderes do setor. Os parceiros de tecnologias abrangem fornecedores de câmeras de vídeo em rede, gravadores de vídeo em rede (NVRs), tecnologias em nuvem, controle de acesso, sistemas de detecção e alarme, análise de vídeo, tecnologia GPS, escâneres a laser, sensores e dispositivos de IoT, cabines para chamadas de emergência e muito mais.

Monitoramento e Inspeção

A Arquitetura Federada da Milestone possibilita que a Foxsys monitore todos os sites remotos de forma centralizada e em tempo real. Por exemplo, se um elevador ou sistema hidráulico desligar casualmente em um determinado edifício, o VMS comunica instantaneamente a interrupção para agilizar os encaminhamentos da equipe de manutenção.

?“Nossa equipe está composta atualmente por aproximadamente 80 operadores de monitoramento que compartilham 20 estações de trabalho. Operamos 24 horas por dia, todos os dias do ano. Temos implementado inúmeros processos de capacitação e de controle interno, assim as diferentes funções evoluíram com a especialização para atender as diferentes demandas”, ressaltou González. “Existem funções focadas no controle de acesso, outras focadas na vigilância perimetral e outras na supervisão da relação com os residentes e nas inspeções de ordem geral. Portanto, dispomos de diferentes especialistas na equipe que nos possibilitam continuar a aprimorar nosso padrão de serviço à medida que crescemos”.

González mencionou também a calculadora de riscos que foi desenvolvida pela Foxsys para mensurar os riscos de incidentes de segurança em um dado edifício, desde o início da conexão ao seu serviço. Assim, quando algum incidente relevante ocorre naquele local, a equipe utiliza suas próprias métricas para ajustar os serviços de monitoramento e o posicionamento dos equipamentos.

A Foxsys está periodicamente atualizando seus servidores para suportar as mais recentes inovações da Milestone, incluindo o arquivamento remoto de sites e a pesquisa forense XProtect Rapid REVIEW. Esses aprimoramentos e evoluções contribuirão para as inspeções, otimizarão o armazenamento em nuvem e reduzirão as despesas operacionais.?

Implementações em Projetos de Cidades Inteligentes

As inovações que a Foxsys está integrando no monitoramento centralizado e as demais integrações de segurança inteligente, estão estabelecendo as bases para implementações mais amplas em projetos de cidades inteligentes em algumas municipalidades do Uruguai. À medida que cidades como Montevidéu buscam aprimorar seus serviços urbanos, elas podem potencializar muitas das soluções que a Foxsys desenvolveu de forma pioneira para a segurança predial.

A estratégia da Foxsys ao selecionar um VMS de plataforma aberta com analíticos de aprendizado de máquina na borda e um modelo de central de comando, pode ser implementada em municípios de diferentes portes e características. Por meio do monitoramento centralizado as ameaças são identificadas e mitigadas pela ação da plataforma e das soluções da Foxsys. Isso possibilita dotar as municipalidades com as ferramentas para supervisionar os espaços públicos, as redes de transporte, a integridade das infraestruturas e muito mais em um futuro próximo, a partir dos centros integrados de operações urbanas.

Em apenas dois anos de implementação em larga escala, a solução de portaria remota da Foxsys já logrou sua eficácia comprovada em inúmeras instalações. Este modelo centralizado já está proporcionando benefícios significativos em todo o território Uruguaio:

  • Mais de 300 incidentes delituosos foram eficazmente obstados pela detecção inteligente de vídeo e pelas intervenções dos operadores em tempo real.
  • Economia considerável, pois os custos são de apenas 1/5 do valor quando comparados aos serviços de vigilância presencial.
  • Controle de acesso abrangente e avançado para os residentes, fornecedores e visitantes.
  • Resolução rápida de falhas técnicas, incluindo interrupções de serviços públicos.

A combinação inovadora do monitoramento remoto possibilita que a Foxsys expanda sua solução de segurança inteligente na região de Montevidéu e além. No entanto, González destaca a importância da confiabilidade da plataforma de software, de arquitetura aberta, que está na base de seus sistemas de segurança, assim como a importância do profissionalismo e da capacitação das equipes envolvidas na operação. As empresas devem evitar uma estratégia ineficaz de priorizar a economia de custos a curto prazo e devem priorizar seus esforços para conceber, testar e reforçar suas infraestruturas, objetivando a evolutividade e eficiência no longo prazo.

González ressalta ainda, que muitos provedores de soluções de segurança utilizam plataformas de VMS gratuitas ou com códigos fonte de baixa confiabilidade. Em contraste, a filosofia da Foxsys sempre foi de investir em soluções comprovadas de nível corporativo que podem ter um custo inicial mais elevado, mas que dispõem de uma estrutura robusta e confiável que viabiliza o crescimento sustentável nas próximas décadas.

“É essencial que as empresas de segurança física evoluam no ritmo de crescimento da indústria e evitem diluir os custos dos serviços na busca do lucro imediato. Infelizmente, constatamos que muitos provedores locais ainda permanecem excessivamente focados na expansão de seus negócios em detrimento da necessária estabilidade da plataforma e da qualidade de atendimento ao cliente", concluiu González. "A Foxsys sempre privilegiou a robustez técnica e a qualidade de nossos serviços; no quesito da fidelidade do cliente nós mantivemos nossa classificação NPS na faixa de 70. O VMS de plataforma aberta da Milestone nos oferece os atributos para aprimorar a segurança dos edifícios e dos residentes, hoje e no futuro".