Vem aí o FEBRABAN TECH 2023 com muitas novidades, incluindo o pavilhão de segurança eletrônica do NetSeg
FEBRABAN TECH 2023: como garantir resiliência cibernética sem comprometer a experiência do cliente?
A guerra contra o cibercrime não tem fim. À medida que as instituições avançam na transformação digital e na interoperabilidade de diferentes ecossistemas e parceiros, mais pontos potenciais de risco são criados. Segundo a pesquisa The State of Ransomware 2022, publicada pela empresa de cibersegurança Sophos, 55% das empresas entrevistadas no Brasil foram alvo de ataques ao longo de 2021, bem acima dos 38% registrados no ano anterior. Quando observado o cenário mundial, o percentual foi ainda maior: 66% do total de instituições ouvidas em 31 países foram alvo de ransomware –o malware que "sequestra" os dados do usuário e cobra um valor para resgate do acesso ao sistema- em 2021, contra 37% em 2020.
Para ampliar as camadas de segurança sem comprometer a experiência do consumidor, que busca por interações mais fluidas e sem esforço, várias empresas passaram a adotar soluções como biometria de voz, impressões digitais, varreduras de íris e outras formas de autenticação, que começam a substituir as senhas como meio seguro de verificação de identidade dos clientes para acesso online ou por dispositivos móveis. A inteligência artificial também entra na equação da resiliência digital estendendo a habilidade humana de verificar milhões de transações, por meio de automação de processos e análises de transações em tempo real.
Todos esses questionamentos serão abordados no painel "As inovações tecnológicas e a ciber-resiliência a serviço da sociedade", que será realizado no dia 28 de junho, das 14h30 às 15h25, no FEBRABAN TECH 2023, maior evento de tecnologia e inovação do setor financeiro. A discussão integra a trilha "Resiliência cibernética garante confiança digital" e contará com a participação de Adriano Volpini, diretor de Segurança Corporativa do Itaú Unibanco e da Comissão Executiva de Prevenção de Fraudes da Febraban; Eva Pereira, diretora de Cultura e Conscientização em Segurança na IBLISS Digital Security e vice-líder Brasil na Latam Women in Cybersecurity (WOMCY); Richard Flavio da Silva, CISO do Santander; e Valdemar Latance Neto, delegado de Polícia Federal e chefe do Serviço de Análise e Inteligência Policial da Diretoria de Crimes Cibernéticos da Polícia Federal, em Brasília (DF). A mediação do painel será de Carolina Sansão, diretora-adjunta de Inovação, Tecnologia e Cibersegurança da Febraban.
E, no hall B (estandes B27 e B28), voce poderá ver as novidades em sistemas de segurança eletrônica do Grupo BRAKO para essa indústria financeira, bem como as soluções de cofres inteligentes da TECNOSERVICE, tudo isso no pavilhão de segurança do portal de negócios NetSeg.