Gerenciamento de vídeo aumenta a segurança e melhora a eficiência dos hospitais brasileiros
Os hospitais no Brasil estão expostos a inúmeras variáveis e problemas difíceis de controlar: desde incidentes de rotina como o bloqueio de ambulâncias por veículos estacionados na área reservada para elas até quedas de pacientes ou outras lesões que eles podem sofrer nos momentos sem monitoramento efetivo. Outra preocupação recorrente é a segurança, um tema particularmente sensível, pois roubos e desvios de medicamentos são uma realidade no país.
A boa notícia é que esses problemas podem ser minimizados com uma gestão mais eficiente, contando com a tecnologia como aliada. A tecnologia de vídeo (VMS) pode ser uma das soluções que ajuda a trazer mais segurança, proteção e melhora a eficiência nos hospitais.
De acordo com a pesquisa Global Health Service Monitor 2021, que ouviu 21.513 entrevistados em 30 países, a maioria dos brasileiros (51%), apontam a falta de investimento como um dos principais problemas enfrentados pelo sistema de saúde do Brasil. Dificuldades de acesso e longos períodos de espera são mencionados por 45%. Questionados sobre a qualidade do atendimento - tanto público quanto privado -, apenas 30% consideram ótimo ou bom. É um dos piores desempenhos entre os países pesquisados - a média global é de 53%.
Assim, um dos melhores investimentos que os hospitais podem fazer em termos de tecnologia é a instalação da tecnologia de vídeo baseada em uma plataforma aberta, que permite que aplicativos de terceiros adicionem funcionalidades. Isso faz com que as instituições de saúde tenham acesso às melhores tecnologias do mercado para que possam aumentar os níveis de segurança e otimizar suas operações.
Quando se fala em segurança, há a possibilidade de reduzir furtos de equipamentos e medicamentos por meio da análise inteligente de vídeo e de sensores instalados na edificação, que servem como ferramentas efetivas durante as emergências.
A análise de vídeo também pode ser usada de múltiplas maneiras para otimizar as operações de um hospital, desde administrar os turnos e a ronda das enfermeiras até enviar alertas à equipe quando os pacientes precisam de ajuda.
Abaixo, apresentamos as principais ferramentas e benefícios da tecnologia de vídeo baseada em uma plataforma aberta para os hospitais.
Busca rápida
Diante de acusações de negligência ou lesões ao paciente, por exemplo, os centros de saúde podem mitigar os riscos legais graças à tecnologia de vídeo. Existem no mercado opções que contam com recursos de busca rápida, que permitem aos administradores dos hospitais encontrar e rever os incidentes em poucos minutos.
Essa mesma tecnologia é fundamental na investigação de furtos, roubos ou vandalismo, pois permite rever horas de vídeo em poucos minutos, identificando pessoas e objetos de interesse para tomar as medidas cabíveis.
Sistemas de alertas
Um VMS de plataforma aberta permite sua integração com sensores de som para o envio de alertas para a equipe quando há alguém gritando ou quando um vidro se quebra, por exemplo – ou seja, ajuda a evitar ferimentos e potenciais eventos violentos.
Da mesma forma, a análise de vídeo pode ajudar os administradores de hospitais a detectar e alertar sobre condições prévias à possível queda de uma pessoa em uma clínica. Por exemplo, se um paciente remove o cobertor da cama ou deixa cair uma muleta, as enfermeiras podem ser notificadas por meio do sistema.
Também é possível programar o reconhecimento de vários elementos, como um cabo mal posicionado que pode causar acidentes, bem como indicar se os curativos de um paciente não foram trocados ou se um acamado precisa de ajuda. Esse monitoramento proporciona atenção completa aos pacientes.
Leitura de placas
O reconhecimento de placas (LPR) identifica os veículos que entram no estacionamento e se estão autorizados a estacionar, evitando transtornos com possíveis bloqueios na entrada e saída de ambulâncias. No caso de necessidade de uma evacuação de emergência, a análise de vídeo com recursos avançados de contagem de funcionários ajuda a rastrear o número e a localização das pessoas no hospital.
Assim, o VMS e suas ferramentas possibilitam que os profissionais de saúde dediquem sua atenção ao que é realmente importante e ganhem tempo ao trabalhar de maneira mais eficiente. O suporte da tecnologia melhora a qualidade do serviço prestado e alivia os profissionais das pressões.
Hospitais pelo mundo já adotam a solução
Hospitais de todo o mundo já adotam plataformas desse tipo, e na América Latina não é diferente. O Hospital de Mulheres Alfredo G. Paulson, em Guayaquil, Equador, é um caso comprovado de como o sistema de gerenciamento de vídeo se tornou um apoio real nas operações de um centro médico.
O hospital modernizou suas instalações e seu sistema de videovigilância, adotando um robusto software de gerenciamento. O sistema permite que os administradores mapeiem, entre outras opções, objetos extraviados, objetos encontrados e façam o cruzamento das informações. O seccionamento de pesquisa possibilita o rastreamento rápido de movimentos setorizados de uma câmera.
A plataforma permite a integração com sistemas de controle de acesso e de alarmes, que são acionados em caso de alguma anomalia; por exemplo, se houver fumaça. Isso economiza pessoal de vigilância, pois o único alerta captado pela câmera leva à ação imediata.
O sistema torna mais fácil para o hospital monitorar os pacientes e garantir cuidados completos. Juntamente com o sistema de segurança, serve para verificar quantos ciclos do processo de esterilização foram realizados pelas enfermeiras e, assim, cruzar com os registros escritos.
Hospitais inteligentes são tendência
O Hospital da Mulher é uma referência na região e segue a tendência crescente de desenvolvimento de hospitais inteligentes. Eles se caracterizam pela integração da rede de câmeras com sistemas de tecnologia de vídeo que permitem uma supervisão remota e estratégica para o atendimento de cada paciente e toda a operação.
Em tempos de COVID-19, que acelerou a digitalização de diversos serviços e processos, essa tecnologia revelou seu enorme potencial para apoiar a gestão dos serviços de saúde.
Os pacientes usam outros dispositivos que permitem que os médicos monitorem seus níveis de oxigênio e frequência cardíaca remotamente. Isso ajuda a liberar leitos do hospital e a economizar suprimentos de equipamentos de proteção individual, mas também coleta dados e fornece telemedicina de qualidade aos pacientes em casa.
A análise de vídeo fornece aos administradores dados importantes de saúde nos locais do hospital com maior concentração de pessoas para fazer melhor uso de recursos e estratégias para manter o necessário distanciamento social. Além disso, a tecnologia de vídeo é também mais uma ferramenta para o departamento de segurança em casos de possíveis investigações forenses.
A plataforma faz tudo isso dentro dos preceitos legais, de acordo com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), e apresenta uma segurança robusta, que ajuda a fortalecer os sistemas de proteção contra ataques cibernéticos maliciosos que possam colocar em risco as informações do hospital.
Com o apoio da tecnologia, as equipes de atendimento médico podem reservar sua atenção para o que é realmente necessário, desde as atividades diárias até decisões estratégicas de gestão.
Por Andrei Junqueira, Channel Business Manager da Milestone Systems para o Brasil.
Mais sobre a MILESTONE.