GE Hydro Testa sensores de etiquetas RFID robustas da HID Global para Monitorar e Otimizar a Disponibilidade de Turbinas Hidráulicas - NetSeg

GE Hydro Testa sensores de etiquetas RFID robustas da HID Global para Monitorar e Otimizar a Disponibilidade de Turbinas Hidráulicas

Acesso | 2022-05-31

Parceria entre a HID Global e a Asygn apresenta novo e já premiado caso de uso de nível industrial.

A HID Global, em parceria com a GE Hydro e a Asygn, desenvolveu uma etiqueta RFID altamente inteligente e robusta que permite que os clientes do setor de energia renovável otimizem a disponibilidade e evitar interrupções não planejadas nos geradores de turbina. O design robusto da etiqueta apresenta oportunidades em aplicações com requisitos de nível industrial.

Localizadas em ambientes severos, é comum que as instalações hidrelétricas tenham conexões envelhecidas entre os polos do rotor, que podem apresentar aumentos drásticos de temperatura, causando falhas não planejadas na produção, entre outros desafios. Para medir temperaturas, possíveis deformações e para melhorar o monitoramento das turbinas de forma confiável, a GE Hydro necessitava de uma antena com um chip sensor embutido em uma etiqueta RFID robusta, que não se deformaria ou falharia durante a operação do equipamento.

A Asygn, desenvolvedora e fabricante de semicondutores líder em dispositivos integrados (IDM), criou um chip RFID UHF especial integrado à tecnologia de etiquetas da HID Global. O chip captura medições de temperatura, mas também pode obter medições de tensão quando a etiqueta da HID Global encaminha esses dados para um leitor RFID. Devido ao ambiente especial e à alta velocidade de rotação do equipamento hidrelétrico, as soluções tradicionais de medição com fio ou infravermelho não eram viáveis.

Após análises de projeto detalhadas e testes de validação, a solução final funcionará como uma porta de entrada inteligente capaz de calibrar, coletar, filtrar, calcular a média e transmitir dados localmente. Em seguida, a plataforma de software da GE Hydro, Asset Performance Management (APM), que apresenta recursos de aprendizado de máquina (machine learning), agrega e analisa os dados, fornecendo uma leitura inteligente exclusiva dos componentes do gerador que não poderiam ser medidos durante operação anteriormente.

Com esta tecnologia, os clientes da GE Hydro podem levar os equipamentos hidrelétricos aos seus limites e melhorar o fator de potência da rede, reduzindo os riscos de aumento de temperatura desapercebidos causados pelas conexões ruins durante aumento da corrente do rotor, que são essenciais nos complexos sistemas elétricos de hoje.

O novo caso de uso da etiqueta robusta RFID foi o vencedor da renomada competição da AIM este ano, na categoria RFID. AIM é uma aliança global que define normas da indústria e é focada em RFID, código de barras, dispositivos inteligentes e outras tecnologias de identificação automática e captura de dados.

“A colaboração com a HID Global e o projeto foi ótima, pois a GE focou nas restrições, no contexto de uso e no manuseio e modelagem dos dados, enquanto a HID Global focou nos requisitos de design da etiqueta, atendendo à todas as especificações em termos de desempenho e integridade em ambientes mais severos”, disse Vincent Bouillet, responsável pela IIoT e desenvolvimento de tecnologias avançadas na GE Renewable Energy Hydro.

"Nossas equipes de engenharia e técnicos trabalharam em estreita colaboração com a Asygn e a GE Hydro para atender aos requisitos exclusivos deste projeto, e o resultado é um design inovador de sensor tag RFID que pode beneficiar muitas outras grandes aplicações industriais", explicou Marc Bielmann, Sr. Vice-presidente e Chefe do IDT.

A GE Hydro planeja instalar pilotos em todo o mundo e coletar dados nas instalações dos clientes, bem como fornecer serviços associados para qualificação de máquinas, integração RFID, vinculação e coleta de dados.

Sobre a HID Global

A HID Global é a fonte das identidades confiáveis das pessoas, lugares e coisas do mundo. Tornamos possível que as pessoas realizem transações com segurança, trabalhem de forma produtiva e viajem livremente. Nossas soluções de identidade confiáveis proporcionam às pessoas acesso conveniente a locais físicos e digitais e conectam coisas que podem ser identificadas, verificadas e rastreadas digitalmente. Milhões de pessoas no mundo inteiro utilizam os produtos e serviços da HID Global para navegar em suas vidas diárias, e bilhões de coisas estão conectadas por meio da tecnologia da HID Global. Trabalhamos com governos, estabelecimentos de ensino, hospitais, instituições financeiras, indústrias e algumas das empresas mais inovadoras do planeta. Sediada em Austin, Texas, a HID Global tem mais de 4.000 funcionários em todo o mundo e opera escritórios internacionais que atendem a mais de 100 países. HID Global é uma marca do Grupo ASSA ABLOY.

Sobre a GE Hydro
A GE Hydro é uma subsidiária integral da GE Renewable Energy, uma organização de US$ 16 bilhões que combina um dos portfólios mais amplos do setor de energia renovável para fornecer soluções completas para os clientes que exigem energia renovável confiável e acessível. A GE Hydro oferece uma gama completa de soluções para pequenas e grandes instalações hidrelétricas, incluindo integração de sensores de máquinas e equipamentos, testes e medições e interpretação de dados por meio de sua plataforma Asset Performance Management (APM). Os clientes da GE Hydro em todo o mundo incluem integradores e empresas estatais, concessionárias federais, produtores independentes de energia e investidores.

Sobre a Asygn

Com sede em Grenoble, França, a Asygn fornece produtos e serviços de design de semicondutores, integradores de sistemas de sensores, laboratórios e start-ups na Europa, Ásia e Estados Unidos. A Asygn lançou recentemente a série AS321X, os primeiros chips RFID UHF do mundo, permitindo aplicações de detecção sem bateria. Totalmente compatível com as infraestruturas RAIN RFID, os chips AS321X apresentam uma interface analógica para conexão a sensores externos e sensores embutidos no chip, como temperatura, tensão elétrica, umidade, luz ambiente, campo magnético, movimento ou contato elétrico.