Segurança é vista como o principal benefício das casas inteligentes, revela estudo do Grupo OLX
Dados também mostram os recursos tecnológicos mais desejados e utilizados pelos brasileiros na automação de residências.
A pesquisa Casas Conectadas, encomendada pelo Grupo OLX, que reúne ZAP, Viva Real e OLX Imóveis, constatou que a segurança é o benefício mais visado por quem tem ou pretende ter uma moradia automatizada, sendo a prioridade para 56% dos respondentes. Na sequência, entre as vantagens das casas inteligentes também foram mencionadas: conveniência (53%), acessibilidade (47%), economia de energia (45%) e gerenciamento de tempo (44%), como mostra o gráfico abaixo.
Não à toa, quando questionados sobre os recursos tecnológicos mais desejados em suas residências, aqueles relacionados à segurança foram os que mais se destacaram. A fechadura eletrônica ficou em primeiro lugar, com 52%, seguida pelas câmeras de segurança, com 49% da preferência.
A pesquisa ainda traz um recorte dos itens por cada geração:
Baby Bommers (1945 – 1964): lâmpadas inteligentes (58%)
Geração X (1965 e 1980): fechaduras eletrônicas (55%)
Geração Y ou Millennials (1981 e 1996): fechaduras eletrônicas (57%)
Geração Z (1997 - 2010): assistente virtual (56%) e fechaduras eletrônicas (54%)
Tecnologias mais comuns nas casas conectadas
Segundo o Casas Conectadas, as câmeras de segurança via wi-fi são predominantes entre os Baby Boomers (1945 – 1964), utilizadas por 31% dos respondentes. Já os eletrodomésticos inteligentes são considerados essenciais para as gerações X (1965 e 1980) e Z (1997 – 2010) com 38% e 37%, respectivamente.
As lâmpadas inteligentes fazem mais parte da realidade da Geração Z. Enquanto 45% dos indivíduos dessa faixa etária alegam possuir o item, apenas 26% dos Baby Boomers são adeptos desta tecnologia.
Vale ressaltar também que 44% dos indivíduos pertencentes à geração Baby Boomers dizem não fazer uso de nenhum recurso de automação.
Custo é principal obstáculo para automação residencial
Quando questionados sobre os obstáculos para o processo de automação, o custo elevado foi o mais representativo, com 74%; seguido por questões de segurança, 38%; e integração complexa, 32%, completando as três primeiras colocações.
Metodologia
A pesquisa quantitativa online foi encomendada pelo Grupo OLX e realizada por meio da plataforma de human analytics da MindMiners entre os dias 18 e 20 de novembro de 2023. Todas as respostas foram coletadas por meio do painel de respondentes proprietário também da MindMiners, o MeSeems, que totalizou uma amostra de 300 pessoas. O nível de confiança do estudo é de 95% e a margem de erro fica em torno de 5%.
Sobre o Grupo OLX
No Brasil desde 2010, o Grupo OLX tem como missão capacitar as pessoas para que alcancem seus sonhos, reinventando o modelo de consumo. Por meio da plataforma OLX, a empresa é referência na compra e venda de carros e bens de consumo por todo território nacional. Com a aquisição do Grupo ZAP em 2020, a companhia assumiu a liderança do segmento imobiliário com os portais ZAP, Viva Real e OLX Imóveis.
Os acionistas do Grupo OLX são os principais conglomerados globais de investimento em mídia e marketplaces: Prosus NV (50%), listada na bolsa de valores de Amsterdã, e Adevinta ASA (50%), listada na bolsa de valores da Noruega.