Software VMS: Tudo o que você precisa saber e qual a importância para seu negócio - NetSeg

Software VMS: Tudo o que você precisa saber e qual a importância para seu negócio

TI & Software | 2021-08-31

Um software VMS - video management system - é um sistema voltado sobretudo para monitoramento e segurança de ambientes. O objetivo deles é captar essas imagens por meio de câmeras e armazená-las em um banco de dados.

Além disso, por meio de um software VMS é possível acompanhar imagens geradas em tempo real e verificar os arquivos com vídeos já gravados. 

A diferença do VMS para uma simples câmera é a capacidade de gerenciamento dessas imagens. Por meio dele, é possível criar uma rede com várias câmeras, espalhadas em diversos lugares. Assim, essas imagens podem ser compartilhadas e acessadas de inúmeras maneiras.

O que é um software VMS?

Em poucas palavras, um software VMS é um gerenciador de vídeos. Entretanto, ele é um sistema bem mais moderno e complexo. Por meio dele, toda câmera tem um IP que está conectado a uma rede.

Dessa forma, o sistema consegue gravar todas as imagens geradas por esses diferentes dispositivos, de forma bem mais segura. Em sistemas mais modernos, o VMS consegue até mesmo enviar alertas para uma central de segurança, caso alguma ação não esperada ocorra.

Todas essas informações são armazenadas em HD´s de alta capacidade. Por isso, quanto maior for o número de câmeras e resolução das imagens, maior será o investimento nesses equipamentos.

Qual a finalidade de um software VMS?

A missão de um software VMS é oferecer maior segurança, por meio do controle do acesso a certas áreas. Dessa forma, o sistema consegue intimidar a ação de possíveis invasores.

Uma empresa que atua com web vendas, por exemplo, muitas vezes tem um depósito ou centro de distribuição para armazenar suas mercadorias. Com isso, um sistema VMS consegue oferecer maior segurança ao patrimônio desses negócios.

O VMS também pode ser aplicado para o controle de acesso de pessoas e veículos. Entretanto, o sistema, assim como um software de CRM, possui diversas integrações.

É possível utilizar um VMS, por exemplo, para a detecção de incêndios.  Ao captar as imagens do fogo, o software pode enviar uma alerta para as equipes responsáveis. Nesses casos, a tecnologia funciona até mesmo para salvar vidas.

Esses sistemas são tão inteligentes que, no futuro, é esperado que eles forneçam muito mais do que as imagens.

É possível que o VMS possa realmente funcionar como um “analytics” do vídeo, ao oferecer diversos dados sobre o que é captado pelas câmeras. Informar, por exemplo, o número de pessoas que passaram por determinada área. 

As possibilidades são infinitas. Há projetos de VMS que já conseguem detectar se um tiroteio está ocorrendo.

É como se cada câmera fosse um agente de segurança. Além disso, já há drones que podem ser conectados a um software VMS. Dessa forma, um grande evento ou locais com muita aglomeração podem promover sua segurança de uma maneira jamais vista.

Essa grande rede inclui ainda:

  • smartphones, 

  • câmeras em carros, por exemplo. 

Esse grande sistema permite que cada detalhe seja observado em tempo real e com máxima precisão.

Por que devo integrar um software VMS ao meu negócio?

É um sistema flexível e que pode ser facilmente otimizado com o tempo. Afinal, como citado neste artigo, o VMS permite diferentes integrações. Além disso, todo o sistema pode ser personalizado para que essa rede possa apresentar a melhor performance.

Como destacado, as possibilidades de um software VMS são infinitas. Especialistas na área indicam que talvez as melhores soluções ainda nem foram pensadas. Como diz o ditado, uma imagem vale por mil palavras.

Por isso, esse tipo de tecnologia deve fazer parte de toda empresa que deseja promover o seu sistema de segurança por meio de vídeos.