Cada vez mais humanizados, chatbots melhoram resultados das empresas
Os chatbots, desenvolvidos para interagir com humanos em conversações por texto, estão entre as tecnologias que vêm se destacando no mundo dos negócios graças à crescente demanda dos consumidores por uma experiência digital 24 horas por dia, 7 dias por semana, o que se intensificou por conta da pandemia da Covid-19.
De acordo com o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2020, o uso de inteligência artificial no relacionamento entre empresas e clientes ganhou ascensão no último ano. De 60 mil passou para 101 mil o número de robôs de conversação no Brasil só em 2020, um aumento de 68%. E, segundo pesquisa da Grand View Research, de abril de 2021, o uso de chatbots deverá crescer 24,9% de 2021 a 2028 no mundo.
Outro fator que contribui para o aumento do uso desta tecnologia é a redução dos custos operacionais e a melhora no desempenho das empresas, uma vez que são baseados em Inteligência Artificial e Machine Learning, tecnologias que vêm sendo aprimoradas, com custo final cada vez mais atraente, o que só ajuda no avanço da utilização pelas empresas.
“Os consumidores precisam de atendimento efetivo, imediato e atemporal, não apenas no horário comercial. Os chatbots são as opções viáveis para resolver esse problema, já que podem responder instantaneamente milhares de perguntas ao mesmo tempo, proporcionando uma comunicação contínua com o cliente”, comenta Kiko Carvalho, CMO da Olos Tecnologia, empresa especializada na automação do relacionamento entre clientes e empresas.
Ele explica que o Olos Chatbot pode ser integrado à plataforma omnichannel da Olos, o OlosChannel, que reúne em uma única suíte, diversos canais de atendimento nos mundos voz e texto, como Ligações telefônicas, WhatsApp, Facebook Messenger, SMS bot, Skype, Telegram e o Webchat do site.
“Nossa solução permite o desenvolvimento de chatbots personalizados, e de acordo com o negócio do cliente. Usamos diálogos predefinidos e customizados para promover o autoatendimento por meio de linguagem natural integrada à inteligência artificial. Também criamos personas, com nome e perfil sob medida, gerando maior identificação com a marca e afinidade para se relacionar com a mesma, tudo para gerar um ambiente propício para o fechamento de negócios”, elucida Carvalho sobre a solução.
A plataforma omnichannel da Olos permite que todos os canais de atendimento possam ser integrados, deste modo, o histórico do atendimento fica armazenado, mesmo que a conversa com um cliente tenha iniciado pelo SMS ou Ligação telefônica, terminando no Whatsapp, por exemplo.
Outra inovação, foi o lançamento do primeiro bot não binário do Brasil. Batizado de Lupi, é o primeiro assistente virtual caracterizado por gênero neutro, idealizado para promover a diversidade também no ambiente virtual.
“Conseguimos criar um robô que não é simplesmente um chatbot com respostas fechadas. Ele está preparado para dar respostas semiabertas, consegue tratar e entender o que o cliente deseja. A partir dessas informações que ele colhe, conseguimos dar um atendimento personalizado e sugestões das melhores opções de produtos ao cliente”, explica Bruno Rey, CSO da Olos.
Sobre a Olos Tecnologia
A Olos é uma empresa de tecnologia 100% brasileira que nasceu com o objetivo de idealizar e desenvolver soluções inovadoras para contact center e para o relacionamento entre empresas e seus clientes.
Hoje, cerca de 60 mil pessoas usam a plataforma omnichannel da Olos todos os dias, para serviços ativos, receptivos e blended, nos mundos de texto e voz, nos mais variados canais, em mais de 120 empresas, no Brasil, Peru, Colômbia, Chile, Argentina, México, Equador, República Dominicana e Portugal.
Seu principal objetivo é, por meio de produtos, soluções e serviços, colaborar com o sucesso do negócio, promovendo a transformação digital para: reduzir custos, aumentar a produtividade/rentabilidade e proporcionar uma experiência de excelência aos clientes.
A Olos tem diversos cases de sucesso em empresas dos mais variados segmentos. O desempenho da solução de atendimento rende prêmios, ano após ano, nos mais reconhecidos eventos do setor.