Avantia implantará solução de videomonitoramento em subestações da Chesf - NetSeg

Avantia implantará solução de videomonitoramento em subestações da Chesf

Monitoramento | 2021-06-28

Empresa passa ser responsável pela realização do fornecimento, implantação e suporte técnico do sistema de supervisão das imagens de 50 SUBESTAÇÕES.

A Avantia, uma das empresas líderes em segurança eletrônica no Brasil, celebra o fechamento de contrato com a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco - Chesf para fornecer hardware e softwares de última geração com a finalidade de implantar um sistema de videomonitoramento voltado para dar suporte à operação das subestações da empresa, além de segurança física e patrimonial. O sistema de monitoramento terá todos os recursos disponibilizados para os quatro Centros Regionais de Operação do Sistema Eletroenergético da Chesf, em Recife, Fortaleza, Paulo Afonso e Salvador e, para mais um Centro de Supervisão de Imagens e Eventos, localizado em Paulo Afonso. A implantação do sistema já foi iniciada e em três anos estará implantado em todas as instalações.

O sistema que irá monitorar as subestações  contará com tecnologia de ponta que faz uma análise inteligente das imagens capturadas, o que permite maior controle e supervisão na operação das instalações, auxiliando, também, no controle de entrada de pessoas não autorizadas, aproximação de veículos não autorizados, monitoramento dos equipamentos, auxiliando  no atendimento de emergências, colaborando com a segurança patrimonial e a operação da Companhia, contribuindo para a melhoria de performance e capacidade dos serviços. “A expectativa da Avantia com o projeto é oferecer incremento na auditoria e eficiência da operação da Chesf, assim como provocar redução significativa em eventos ofensores ao patrimônio público. Isso com emprego de tecnologia inovadora de radar e o uso de inteligência artificial (analíticos de imagens), os quais serão capazes de identificar eventos fora do padrão, gerando alarmes automáticos e em tempo real para o operador, utilizando software e câmeras de altíssima qualidade”, declara Bruno Carvalho, diretor comercial Norte e Nordeste da Avantia.

O projeto é grandioso e deve movimentar a economia local e contribuir para a geração de renda, tendo em vista a necessidade de contratação de profissionais especialistas na área. A Avantia, que tem sede na capital pernambucana, por exemplo, já está ampliando suas contratações. As vagas disponíveis estão no site da empresa, no menu ‘Trabalhe Conosco’.

A Chesf, com sede no Recife, é uma sociedade de economia mista, de capital aberto, que tem como atividade principal a geração, transmissão e comercialização de energia elétrica.