American Tower lança plataforma digital para integração de operadoras na sua rede neutra FTTh - NetSeg

American Tower lança plataforma digital para integração de operadoras na sua rede neutra FTTh

Cabeamento | 2021-02-10

Legenda: Abel Camargo, vice-presidente de Estratégia e Novos Negócios da American Tower do Brasil.

Pioneira no lançamento do modelo de rede neutra FTTh no País, empresa prevê a entrada de novos clientes e potencial de novos negócios.

 

A American Tower, líder global em infraestrutura para telecomunicações, lança plataforma digital para integração de operadoras na sua rede neutra fiber-to-the-home (FTTh), com o objetivo de acelerar a entrada de novas operadoras. 

Desenvolvida com metodologia ágil e utilizando tecnologia low-code, a plataforma foi concebida para habilitar o ingresso de operadoras de qualquer porte de forma eficiente e rápida na arquitetura de rede neutra FTTh da American Tower. Isso só foi possível em função da redução da complexidade técnica para esse processo de on-boarding, que abstraiu as integrações de alta complexidade típicas entre soluções de redes e sistemas. 

De acordo com Abel Camargo, vice-presidente de Estratégia e Novos Negócios da American Tower, a nova plataforma diminui o esforço e o investimento inicial para novas operadoras, e agiliza o time to market, fatores que são fundamentais em um mercado dinâmico e competitivo. 

“Desde o lançamento de nossa rede neutra, em 2019, temos nos relacionado com operadoras de diversos portes e áreas de atuação e entendemos que cada uma delas possui seus processos e sistemas, que foram essenciais para seu sucesso comercial. Com essa experiência e conhecimento, conseguimos identificar as questões mais relevantes e que desafiam a integração desses cases de sucesso com um modelo de rede compartilhada”, diz Camargo. 

A plataforma permite a customização de processos por meio de intelligent business process management suites (iBPMS), para conferir flexibilidade e acomodar os diferentes processos de negócios das operadoras. Além disso, permite que as empresas gerenciem todo o ciclo de vida de seus clientes. Entre as funcionalidades, é possível destacar a possibilidade de as operadoras realizarem consultas de viabilidade em tempo real, tornando o processo de vendas e a interação com os clientes muito mais efetivos.  

Ainda de acordo com o executivo, a American Tower já está em negociações avançadas com alguns provedores de serviços de internet e prevê a assinatura de contratos ainda no início deste ano, tanto para a rede de Belo Horizonte quanto para outras cidades do interior do Estado. 

“Acreditamos que o modelo de rede neutra veio para ficar, é democrático e isonômico, aberto para qualquer operadora que queira explorar de forma eficiente os serviços de telecomunicações para seus clientes finais sem a necessidade de construir uma rede, além de racionalizar o uso da infraestrutura e evitar a construção de várias redes superpostas”, conclui Camargo. 

Além de ter sido a pioneira no lançamento desse modelo de negócio no País, a American Tower confirma seu plano de alcançar o número de mais de 850 mil homes passes em Minas Gerais até o segundo trimestre de 2022, com possibilidades de ampliar sua cobertura conforme a demanda das operadoras. A American Tower conta com a mais robusta rede de fibra ótica de Minas Gerais, que proporciona segurança, alta performance e disponibilidade para mais de 90 municípios, que correspondem a 90% do PIB do Estado. 

Sobre a American Tower do Brasil

A American Tower do Brasil, subsidiária da American Tower Corporation, um dos maiores fundos de investimentos imobiliários globais, é proprietária independente, operadora e desenvolvedora de infraestrutura multicliente para comunicações e transmissão sem fio. Nosso portfólio conta com mais de 19 mil pontos de comunicações no Brasil, uma operação de fibra ótica em Minas Gerais e uma rede nacional para internet das coisas (IoT) que usa a tecnologia LoRaWAN™. E, em todo o mundo, opera cerca de 180 mil estações de comunicação sem fio. 

A sede da American Tower do Brasil está localizada em São Paulo, e sua matriz está localizada em Boston, Massachusetts, EUA. A American Tower Corporation possui operações em todo o território americano, e também na Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Paraguai, Peru, México, Alemanha, França, Gana, Índia, Nigéria, Quênia, África do Sul, Uganda, Burkina Faso e República do Níger.