Quais são os benefícios do marketing digital para a sua PME?
Por Julian Arcila, diretor da Pymes Go Digital (pymesgodigital.com)
Sua empresa de pequeno e médio porte (ou PME, como costumam chamar as empresas com até 50 funcionários) é essencial para a economia latino-americana, que precisa muito de um renascimento em meio a um cenário de desaceleração geral. Você precisa de provas? A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Eclac) afirma que as PMEs constituem um componente fundamental da economia regional, representando cerca de 99% de todas as empresas e fornecendo emprego para cerca de 67% de todos os trabalhadores.
Da mesma forma, o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) lembra-se disso, segundo o qual as oportunidades de crescimento se multiplicam exponencialmente a cada ano. Mas, junto com isso, há mais e mais desafios que você precisa enfrentar para garantir sua subsistência.
E certamente você sabe que a concorrência é forte, mas não é apenas com sua empresa. De acordo com a edição de 2019 da pesquisa anual “Pymes Vision” realizada pela Brother International Corporation, o maior desafio expressado por 800 PMEs de países como Colômbia, Panamá, Equador e Costa Rica é a concorrência global e local.
Nessas circunstâncias, você provavelmente já ouviu falar em marketing digital e se perguntou: "Quais benefícios o marketing digital tem para uma PME?"
Antes de tudo, o marketing digital pode ajudar sua PME a se diferenciar da concorrência, usando espaços de comunicação modernos com seus clientes atuais e potenciais. Além disso, a adoção do marketing digital pode ajudá-lo a estabelecer uma estrutura estratégica para sua PME, que não apenas afeta o marketing, mas também a operação geral, pois ensinará a definir atividades e programas com base nos objetivos que você deseja alcançar. Por fim, ajudará você a dar à sua PME e seus serviços um aspecto mais profissional, usando um sistema de comunicação mais moderno e profissional para informar e educar sobre seus produtos ou serviços.
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Como você pode começar a usar o marketing digital para as PME?
Um dos seus grandes desafios como proprietário de empresa de pequeno e médio porte é usar o marketing estrategicamente. Se você não pensar no que vai fazer, pode acabar gastando muito dinheiro sem produzir uma mensagem que realmente se conecte ao seu público ideal. O que é pior: você pode acabar falando com o público errado.
Mas, no marketing, temos uma ideia que é muito eficaz em períodos de orçamento limitados: não trabalhe duro, trabalhe de maneira inteligente. Isso se aplica perfeitamente ao marketing.
Alguns dos serviços que você pode usar para iniciar sua empresa no mundo do marketing são:
Desenvolvendo seu site
- Criação de perfis de negócios nas redes sociais;
- Lançamento de campanhas de mídia, mas também do tipo PPC, em sistemas como Google, redes sociais ou mesmo nas páginas da web de sua indústria;
- Gerenciando suas listas de clientes de maneira organizada usando um software Customer Relationship Management ou CRM.
Existem outros serviços complementares a serem considerados, como:
- Desenvolvimento da identidade da marca;
- Produção de conteúdo;
- Produção de vídeo (muito importante no momento).
A verdade é que todas essas estratégias procuram tirar proveito das ferramentas digitais que o marketing oferece atualmente.
As PME latinas estão prontas para investir em marketing?
Não podemos ignorar o impacto do Google no mundo do marketing (acho que você sabe quem é o Google, certo?). Em uma visita de um de seus executivos à região, a multinacional detectou que a América Latina está experimentando um boom no investimento que as PME fazem em marketing digital.
"Vemos agora que mercados em desenvolvimento, como a América Latina, estão crescendo muito mais rapidamente que os maiores países e, portanto, estamos abrindo nossos esforços nesse assunto muito mais aqui", disse Todd Rowe, diretor de vendas de canais do Google, em sua passagem por Bogotá (Colômbia) em 2017.
E, embora tenha destacado a Colômbia como um dos países que mais crescem no marketing digital, ele reconheceu que, em geral, o progresso da região excede líderes como a Inglaterra e os Estados Unidos.
E por que isso aconteceu? Porque pequenos e médios empresários como você perderam o medo desse ecossistema virtual em que você faz parte de uma comunidade global. Daí a oportunidade de competir no mesmo palco, como qualquer grande empresa.
Como um bom site ajuda sua empresa a crescer?
Ao levar seus negócios para a Web, você tem a possibilidade de centralizar uma campanha de marketing digital a partir da sua página ou blog. Portanto, uma ampla gama de possibilidades se abre para obter maior visualização no mundo digital. Lá, o posicionamento de SEO (Search Engine Optimization) tem precedência.
Essas três siglas referem-se a um conjunto de técnicas para melhorar a pesquisa da sua empresa por qualquer usuário da Internet, para que apareça entre os primeiros resultados dos navegadores mais importantes com um domínio de autoridade sobre o assunto.
O que isso implica? Crie conteúdo de qualidade e otimizado de acordo com palavras-chave e perguntas frequentes de seus clientes em potencial. Pode ser um usuário que, atraído pelo seu conteúdo, faz visitas constantes à sua página e, em algum momento, a partir de um formulário a ser preenchido para visualização, fornece os dados e começa a interagir com você mais diretamente. Naquele momento, esse usuário se tornou um “lead”.
Faça com que todas as visitas ao seu site sejam importantes!
Mas essa não é a única maneira de gerar leads. O gerenciamento de relacionamentos com clientes (Customer Relationship Management -CRM) permite maximizar o conhecimento de um cliente para entender suas necessidades e manter um relacionamento de lealdade ao longo do tempo. A partir disso, é facilitado melhorar a atenção e os serviços pós-venda para o mesmo.
Essa ferramenta faz parte de uma estratégia maior na qual as redes sociais desempenham um papel principal. Estes são os que, em princípio, permitem alcançar um público amplo e gerar engajamento com usuários interessados por meio de um compartilhamento ou curtida e que podem se tornar clientes em potencial que conseguimos segmentar por meio do CRM.
No entanto, é possível gerar tráfego e monetizar cada uma das visitas ao seu site por meio de campanhas de Pay Per Click (PPC).
Todo esse processo de posicionamento para multiplicar a visualização da sua marca e, assim, alcançar efetivamente seus diferentes clientes, requer uma equipe multidisciplinar focada em acompanhar esse crescimento tão esperado, que não conhece limites no ecossistema digital. Assim, vemos a importância do marketing digital em uma PME.