Como a tecnologia otimiza o controle de matrizes de vídeo? - NetSeg

Como a tecnologia otimiza o controle de matrizes de vídeo?

Monitoramento | 2020-02-12

O controle de matrizes de vídeo garante maior desempenho por meio da integração. Ele está tão moderno atualmente que, por meio de um perfil em um app de smartphone, é possível controlar monitores em diversos ambientes.

Organizações e ambientes comerciais que possuem várias TVs, em salas de reunião e espera, por exemplo, precisam ter um controle integrado. Se ele não é realizado de maneira eficiente, pode trazer dores de cabeça e até prejuízos financeiros. 

É sobre isso que vamos conversar neste texto. Continue lendo para entender o que há de mais moderno em tecnologia para controle de matrizes de vídeo e muito mais!

Quais são os principais tipos e tamanhos de matrizes de vídeo?

Comecemos por relembrar que matrizes de vídeo são os equipamentos que contêm as funções de splitter e switcher HDMI; algumas contando com várias entradas e saídas de sinais (às vezes, independentes uma das outras). 

Para identificar o tipo de matriz de vídeo, basta olhar para o nome de cada modelo. Ele é composto na seguinte ordem: primeiro, o número de sinais de entrada e, depois, o número de sinais de saída.

Em resumo, esses são os tipos de matrizes de vídeo existentes:

  • matriz com portas HDMI (High-Definition Multimedia Interface): são simples, recebem e distribuem sinais nas entradas e saídas;
  • matriz com portas HDMI e HDBaset: possuem o HDBaseT, um padrão global para a transmissão de vídeo e áudio de ultra-alta definição, Ethernet, controles, USB e até 100W de potência em um único cabo, para até 100 metros — ele elimina a confusão de cabos, sem comprometer o desempenho e de alta qualidade.
  • matriz HDMI via IP: estas são modulares compostas por transmissores e receptores que se interligam pela rede IP.

No que diz respeito aos tamanhos de matrizes de vídeo, as mais comuns são 4×2, 4×4, 8×8, 16×16 e 32×32.

Como se faz o chaveamento em matriz de vídeo?

As matrizes de vídeo possuem comutadores que permitem a seleção de quais sinais de origem vão ser direcionados para cada TV. É o sistema ideal para locais que tem vários sinais de entrada como TV a cabo, apple tv, chromecast, Videogame, etc. e precisam distribuir para diversos ambientes (diversos cômodos de uma residência, por exemplo).

Esse controle nas matrizes pode ser feito através dos botões no próprio equipamento, de controle remoto que acompanha o equipamento, integração com um sistema de automação ou até por aplicativos móveis dependendo do modelo de matriz.

Como funciona um aplicativo de controle de matrizes de vídeo e que benefícios oferece?

Agora que já entendemos o que são, podemos entrar na questão do controle de matrizes de vídeo por meio de aplicativos móveis. 

Um aplicativo de controle de matrizes de vídeo transforma o celular do usuário literalmente em um gerenciador de sinal. Ele é projetado para ajudá-lo, por exemplo, a aplicar convenientemente perfis, alternar fontes e o roteamento de áudio dos switchers.

Com uma interface intuitiva e fácil de usar, esse tipo de aplicativo provê acesso direto para gerenciar os comutadores das matrizes de vídeo a qualquer hora e em qualquer lugar. Inclusive, pode fornecer controle de matrizes espalhadas por diversos ambientes.

Como exemplo é possível que o gerente de um restaurante ou bar instale esse aplicativo em seu celular e consiga gerenciar de maneira rápida os vídeos que estão passando nos ambientes. Isso de forma bem intuitiva e sem estar com um computador em mãos. Também é possível que esse gerenciamento seja feito em uma igreja ou até mesmo um escritório onde o administrador quer alterar as imagens que estão sendo exibidas.

Por fim, também ressaltamos que é fundamental buscar um bom fornecedor para garantir o funcionamento do aplicativo. Assim, com ajuda especializada, é possível otimizar o controle de matrizes de vídeo, gerando mais comodidade e incorporando um verniz de inteligência e inovação na empresa. 

Você está preparado para elevar o controle de matrizes de vídeo a um novo patamar? Entre em contato conosco para saber mais. Para receber mais conteúdos como este diretamente no seu e-mail, assine agora nossa newsletter!

https://discabos.com.br/blog/novidades/controle-de-matrizes-de-video