DA COLÔMBIA AO MÉXICO, LINA ALFARO AVANÇA EM SUA CARREIRA E FORTALECE O PAPEL DAS MULHERES NA ENGENHARIA - NetSeg

DA COLÔMBIA AO MÉXICO, LINA ALFARO AVANÇA EM SUA CARREIRA E FORTALECE O PAPEL DAS MULHERES NA ENGENHARIA

Dicas | 2019-07-16

Lina Alfaro é uma engenheira eletrônica com vasta experiência em redes e telecomunicações, e ampla trajetória em administração e suporte técnico de sistemas operacionais Windows Server, incluindo aplicações de vídeo para segurança. Ela dispõe da Certificação Avançada dos produtos Milestone XProtect e desenvolve rotineiramente projetos para sistemas completos, além de mergulhar nos detalhes da configuração de roteadores e switches para a realização de implantações otimizadas.

Com excelentes habilidades técnicas e pessoais, assim como uma comprovada capacidade para trabalhar sob pressão, não foi surpresa a recente promoção de Lina da função de gerência de suporte ao cliente na América Latina, para sua nova função de gerente de serviços técnicos da Milestone Systems, com sede no recém inaugurado escritório da Cidade do México. Em fato, Lina continuará gerenciando a equipe de suporte técnico, bem como os serviços profissionais e pré-vendas para a América Latina. Estima-se que até o final do ano, suas equipes combinadas contarão com mais de 10 colaboradores.

E como se essas conquistas não fossem suficientes, Lina ressalta que em toda a América Latina existe um forte predomínio masculino na engenharia, nos negócios e especialmente na indústria de segurança. Para as mulheres, desenvolver carreiras em tecnologia é bastante raro e ter uma posição de liderança e gestão, ainda mais.

"Na Colômbia, se diz que existem “muitas” mulheres na engenharia, pois lá para cada cem homens são talvez quinze mulheres, o que já é considerado muito", diz Lina, sorrindo. "Mas no México, por exemplo, quando me apresento como engenheira, eles nem acreditam em mim. Durante os meus cinco anos no México, ainda não conheci outra engenheira!"

Lina obteve sua graduação de engenharia na Universidade Pontifícia Bolivariana, na Colômbia, e ela se especializou em Telecomunicações e Redes na Universidad del Sinú, em Montería.

"Mesmo quando eu era muito jovem, sempre apreciei matemática e engenharia. Meu sonho de infância era trabalhar na NASA", complementa Lina. "Depois eu percebi que trabalhar na NASA talvez não fosse muito realista, mas continuei estudando matemática e engenharia, e esses conhecimentos estão sendo muito úteis".

Lina iniciou sua carreira projetando, vendendo e administrando sistemas de vídeo de segurança na Colômbia, por meio de parceiros Milestone como Telmex e Axesat. No período em que esteve na Telmex, Lina estabeleceu um ótimo relacionamento com a equipe da Milestone, e em seguida aproveitou de uma oportunidade para se juntar à empresa e se mudar para a Cidade do México. Ela integrou a equipe da Milestone como engenheira de suporte, e em apenas oito meses foi promovida a líder de equipe, e seis meses após, foi então promovida a gerente de suporte técnico.

"Tudo aconteceu rapidamente, o mercado está crescendo de forma acelerada e agradeço a Milestone por essa oportunidade", enfatiza Lina. "Meus gerentes e mentores na Milestone me apoiaram muito - Michael Gaul, por exemplo. O apoio de todos fez uma enorme diferença e com meu trabalho pretendo estender esse mesmo apoio aos demais colegas".

Em outubro passado, Lina viajou para a Dinamarca para participar do programa Milestone Leading People (MLP), um extenso programa de capacitação para gestores em todos os níveis da organização. O programa ajuda a garantir que os gestores da Milestone, em todas as unidades da empresa no mundo, falem o mesmo idioma e estejam comprometidos com os mesmos valores.

"Eu amo minha equipe, eles são muito profissionais, e ao mesmo tempo muito entusiastas", acrescenta Lina. "As parcerias e relacionamentos genuínos são fundamentais na América Latina. Obviamente mantemos um nível de respeito e profissionalismo nas interações, mas os clientes apreciam muito a relação que têm com nossa equipe".

Lina e sua equipe construíram um laboratório de demonstração e treinamento no escritório da Cidade do México e estão atualmente buscando recrutar um novo membro para a equipe, com fluência no idioma português, para atender os clientes do Brasil.

"Nossos clientes estão muito interessados nas integrações com o sistema de controle de acesso LenelS2,  assim como em vídeo analítico e produtos baseados em nuvem", conclui Lina. "A evolução tecnológica é fascinante e estamos todos trabalhando duro para estarmos preparados para o futuro".

Definitivamente, Lina não é alheia ao trabalho duro e sem dúvida encontrará sucesso em sua mais nova função. Então, junte-se a nós para parabenizar Lina Alfaro por sua promoção como gerente de serviços técnicos para a América Latina - e em todas as demais realizações conquistadas em sua carreira.

Sobre a Milestone

A Milestone Systems é uma líder global do mercado de software de gerenciamento de vídeo por IP em plataforma aberta, fundada em 1998 e atualmente operando como uma empresa autônoma do Canon Group. A tecnologia da Milestone é fácil de gerenciar, confiável e comprovada em milhares de instalações de clientes, fornecendo opções flexíveis em hardware de rede e integrações com outros sistemas. Comercializadas através de parceiros em mais de 100 países, as soluções Milestone auxiliam as organizações a gerenciar riscos, proteger pessoas e ativos, otimizar processos e reduzir custos. Para mais informações, visite o site corporativo: milestonesys.com. Para notícias e pontos de vista da comunidade Milestone, visite The Milestone Post.