As grandes novidades em tecnologia para o setor bancrio estiveram em exposio em mais de 180 estandes do CIAB FEBRABAN 2019 - NetSeg

As grandes novidades em tecnologia para o setor bancário estiveram em exposição em mais de 180 estandes do CIAB FEBRABAN 2019

Financeiro | 2019-06-14

Connected Bank com tecnologias de segurança eletrônica, nova arquitetura para caixas eletrônicos e serviços para combater fraude financeira foram alguns dos destaques da feira.

A 29ª edição do CIAB FEBRABAN – Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras, que aconteceu entre os dias 11 e 13 de junho, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, veio recheada de novidades. Considerado o maior e mais importante fórum de tecnologia para o setor financeiro da América Latina, o evento contou com uma área de exposição de 36 mil m² e reuniu mais de 180 expositores, 52 patrocinadores, além de mais de 250 palestrantes que realizaram debates sobre as principais inovações tecnológicas que estão chamando a atenção das instituições financeiras e pautando suas decisões de negócios.

Trazendo como tema central "Conectado com o Cliente, Contribuindo para a Sociedade", o evento teve como objetivo colocar o cliente no centro da discussão, que tem como condutor a forma como os melhores produtos do mercado contribuem para o desenvolvimento da sociedade por meio da inovação. Também estavam em discussão temas como blockchain, open banking, inovação, fintechs e startups, serviços de tecnologia, seguros, futurismo, segurança e cibersegurança, a jornada do cliente e os provedores de soluções e negócios.

Como nos anos anteriores, um dos destaques do congresso foi o CIAB Fintech Day, dia totalmente dedicado a debater sobre as inovações no setor e a incentivar negócios entre bancos e startups que trabalham com serviços financeiros. Esse ano, a FEBRABAN também promoveu o Hackathon CIAB FEBRABAN, que tem como objetivo incentivar empreendedores a desenvolverem soluções para o mercado bancário brasileiro. 

Confira a seguir algumas das principais novidades que foram apresentadas pelos mais de 180 expositores previstos:

Connected Bank

O portal de negócios NetSeg.com.br, reuniu 4 fabricantes para apresentar uma solução integrada de segurança eletrônica aplicada para agências bancárias. Entre elas estava o analitics da GENETEC, a realidade mista da PLUGINBOT, o sistema de controle de acesso da HID GLOBAL e as cameras inteligentes da VIVOTEK. Toda esta plataforma gera uma experiência conectada que oferece muita tecnologia e inteligencia de dados para aumetar a segurança nas agências.

Prosegur

O cofre inteligente Prosegur Smart Cash Reciclador e o Serviço de Correspondente Bancário são as duas novidades do Grupo PROSEGUR para o CIAB deste ano, além de destacar também inovações na área operacional, que inclui robotização por meio de soluções RPA e a Máquina M5 — classificadora de processamento de cédulas de alto desempenho. A Cipher, mais nova empresa do grupo e provedora de produtos e serviços de cibersegurança também estará presente no CIAB 2019.

BMC Sortware
A BMC levou para o CIAB soluções que atendem às grandes tendências do mercado financeiro: Chatbots, Analytics, Inteligência Artificial, IoT e Banco Digital. Entre as soluções que a BMC apresentou no evento, estão BMC Helix para a área de Digital Service Management (gerenciamento de serviços digitais); TrueSight e Control-M para a área de Digital Business Automation (automação de negócios digitais). O BMC Helix permite o gerenciamento de serviço cognitivo com o IBM Watson de maneira rápida, precisa, com um excelente custo-benefício e que pode ser utilizado na nuvem escolhida pelo cliente, em um modelo híbrido ou no datacenter que preferir. Destacamos o Digital Workplace e o Chatbot como os lançamentos mais recentes.

Everis
A everis destacou em seu estande Soluções de Inteligência Artificial (IA) e como elas podem auxiliar as instituições financeiras a utilizar diferentes ferramentas de IA para aperfeiçoar seus processos de atendimento e de gestão. Atualmente, os bancos têm adotado novas capacidades de IA só com foco em soluções de processamento de linguagem natural, com a implementação de assistentes virtuais, que conversam de forma mais natural com os usuários, e o reconhecimento de imagens para automação de processos, junto com a utilização de técnicas de deep learning para segurança e detecção de fraudes. O desafio agora é escalar as capacidades de IA, utilizando-as não só para projetos específicos, mas para grande parte dos processos estratégicos das entidades financeiras, incluindo desde a seleção de colaboradores até a criação de novos negócios.

IBM

A IBM levou ao CIAB soluções para que as empresas conheçam seus dados e extraiam valor para o seu negócio, com ética e transparência. O Open Banking para um modelo bancário aberto e inteligente é um deles. A IBM ajuda as instituições financeiras a passar de sistemas centrais para a nuvem, sem ter que recomeçar do início. Além disso, habilita as instituições financeiras a colaborar e a inovar entre si, além de possibilitar às Fintechs construir um ecossistema mais amplo. Ciência dos dados também é uma das soluções que serão apresentadas. No caso das instituições financeiras, Ciência dos dados é usada nas áreas de atendimento ao cliente, detecção de fraude, previsão e compreensão dos sentimentos e comportamentos do consumidor, criação de perfis de clientes, ações direcionadas de marketing , entre outros.