Segurança bancária deve virar competência federal - NetSeg

Segurança bancária deve virar competência federal

Financeiro | 2017-10-16

Segurança bancária deve virar competência federal.
Por Vinícius Pinheiro e Talita Moreira | De São Paulo
(http://www.valor.com.br/financas/5156306/seguranca-bancaria-deve-virar-competencia-federal)

A Câmara Municipal de João Pessoa (PB) aprovou em 2015 uma lei que determinou a instalação de vidros blindados na fachada de todas as agências bancárias da cidade. A medida foi tomada com o objetivo de aumentar a segurança nos estabelecimentos. Mas os bancos alegam que o efeito na prática é justamente o oposto: os criminosos poderão se valer da blindagem da agência como "escudo" contra a ação da polícia. Sem falar na maior dificuldade de acesso ao local em um possível caso de incêndio.

A lei aprovada na capital da Paraíba é apenas uma entre milhares relacionadas a itens de segurança e conforto que os bancos precisam seguir para operar suas agências em todo o país. Para as instituições, muitas das normas editadas nos mais de 5,5 mil municípios brasileiros são inócuas ou podem deixar os clientes em situação ainda mais vulnerável.

Essa situação pode mudar com a aprovação do Estatuto da Segurança Privada e da Segurança das Instituições Financeiras. A lei, em tramitação no Congresso, transfere para a esfera federal a competência sobre a segurança nas agências. O projeto foi aprovado na semana passada na Comissão de Assuntos Sociais do Senado e pode ser votado em plenário ainda neste ano.

"Os bancos hoje atuam em todo o país e não somos um país com grandes diferenças regionais, por isso faz sentido ter uma legislação federal", afirma Leandro Vilain, diretor de operações da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).