Smart city: Extrema (MG) ganha parque de iluminação monitorado remotamente - NetAv

Smart city: Extrema (MG) ganha parque de iluminação monitorado remotamente

Tendências | 2022-07-26

A tecnologia aplicada permite uma melhor gestão da iluminação pública, gerando maior eficiência energética e, por consequência, economia nos cofres públicos e mais segurança à população.

As cidades consomem aproximadamente 75% de toda a energia elétrica produzida no mundo, por isso, a busca por melhor gestão do dinheiro público e otimização da distribuição de energia é um desafio constante para muitas prefeituras no Brasil. Pensando em superar esse desafio, a cidade de Extrema (MG) investiu em um novo modelo de iluminação pública e adotou o sistema de telegestão – um serviço de monitoramento realizado à distância que não somente irá gerar economia aos cofres públicos como também coloca a cidade na vanguarda do conceito smart city (cidade inteligente em português). 

A prefeitura da cidade está realizando a troca das antigas lâmpadas públicas por novas luminárias de LED – mais econômicas e eficientes – e aproveitou para fazer a instalação do sistema de telegestão oferecido pela LEDSTAR, empresa do grupo Unicoba, uma das maiores especialistas em soluções de energia do Brasil. “A economia da solução vem como resultado de dois pilares principais. Primeiro, porque o LED consome menos energia e é comprovadamente mais durável que as demais. E segundo porque, aliado ao sistema inteligente, ele permite a dimerização das luminárias”, explica Eduardo Park, CEO da LEDSTAR. 

Na prática, isso significa que durante o nascer e pôr do sol – quando a iluminação natural é menor, mas não inexistente -, as luminárias públicas de Extrema não precisam estar acesas com 100% de sua capacidade, mas 25% ou 50%, dependendo da incidência de luz natural, o que pode gerar economia aos cofres públicos. “O LED em si não possui essa inteligência, mas ele é a tecnologia certa para aplicarmos a telegestão - uma rede que pode aceitar a dimerização remota através do conceito de Internet das Coisas”, completa o executivo.  

Internet das Coisas, ou IoT (sua sigla em inglês), é uma rede de objetos físicos que são equipados com sensores, softwares e outras tecnologias com o intuito de trocar dados e informações com outros aparelhos e sistemas pela internet. No caso da rede monitorada da cidade mineira, cada luminária nova está munida de um módulo de controle sem fio que se comunica com os outros, repassando dados e informações.  

A inovação coloca a região do sul de Minas na vanguarda do conceito de smart city (cidade inteligente, em português), ou seja, um município que usa tecnologia da informação e da comunicação para melhorar sua eficiência operacional e, assim, oferecer melhor qualidade de gestão e de vida em geral para seus cidadãos. 

Além disso, a tecnologia da LEDSTAR é capaz de gerar relatórios de funcionamento de cada ponto monitorado, com dados de medição elétrica, históricos, nível de dimerização, funcionamento adequado, entre outros. “O software oferece uma interface gráfica ao usuário, com todos os dados de controle necessários, e dá a oportunidade de o gestor configurar múltiplos cenários e calendários, criando uma programação dinâmica de iluminação”, aponta Eduardo. “O controle pode ser realizado no Centro de Controle Operacional (CCO) ou mesmo pelo celular, tablet ou computador do administrador desse programa”.  

O avanço posiciona o município no que seria a terceira onda da iluminação pública elétrica, sendo a primeira feita a partir de vapor de mercúrio - menos potente e com vida útil menor; e a segunda, as opções LED, mais eficientes em termos de energia e com geração de até 50% de economia em comparação com a anterior. “A terceira onda parte da tecnologia utilizada na segunda para construir um sistema inteligente capaz de se autogerir”.  

O projeto realizado na cidade se encontra em plena expansão, com cerca de 90% de postes atualizados com o novo programa. “Além das facilidades técnicas que a tecnologia proporciona, a população poderá usufruir do espaço público com maior segurança, já que praticamente todas as vias estarão plenamente iluminadas”, finaliza o executivo da LEDSTAR.

Sobre a LEDSTAR?

A LEDSTAR, empresa líder em iluminação profissional, 100% brasileira e pertencente do grupo UNICOBA, é a pioneira no desenvolvimento e fabricação de luminárias Led de alta performance, robustez e melhor custo-benefício no Brasil. Com foco na iluminação profissional, a LEDSTAR está presente iluminando diversas capitais brasileiras de Norte a Sul, como Manaus, São Paulo, e Porto Alegre e também fornecendo para empresas  em todo Brasil desde o projeto luminotécnico, automação e controle, projetos turn-key até soluções de financiamento para vários tipos de estrutura.  

A LEDSTAR através de sua equipe de engenheiros, colaboradores e parceiros trabalha arduamente para acelerar a migração tecnológica para o LED contribuindo assim com o aumento da eficiência energética brasileira e colaborando com a redução no impacto ambiental através da redução de emissões de CO2 e outros gases nocivos.