SOLUÇÃO DA IST SISTEMAS AJUDA PECCININ A GANHAR PRÊMIO DE DESIGN DE PRODUTO - NetSeg

SOLUÇÃO DA IST SISTEMAS AJUDA PECCININ A GANHAR PRÊMIO DE DESIGN DE PRODUTO

Tecnologia | 25/08/2014

Controle remoto TX EVO foi projetado no SolidWorks e conquistou o prêmio IDEA Brasil 2014 (International Design Excellence Awards).

Com o aumento no poder de compras das diversas classes sociais e o acesso a produtos importados com grande apelo na inovação, na estética e na função que os designers internacionais proporcionam, criou-se uma exigência maior da indústria nacional, que aos poucos está seguindo os mesmos passos das grandes multinacionais, incorporando o design em seus produtos também. Com isto, os engenheiros, projetistas e designers passaram a precisar de um novo aliado, a tecnologia que proporciona a estrutura necessária para que tudo aconteça.

Neste cenário a Peccinin, empresa que nasceu brasileira, que atua no mercado de automatizadores há 29 anos e que agora se tornou uma multinacional junto ao The Nice Group, procurou a IST Sistemas – Integradora de Soluções Técnicas – para implantar o SolidWorks, de forma a melhorar o tempo de resposta para o mercado. “Vivemos na era da informação e da comunicação. Isto traz enormes desafios para a indústria, pois o que é inovação hoje, amanhã será ultrapassado rapidamente. Somente utilizando ferramentas e softwares que possibilitem velocidade, segurança e flexibilidade para avançar no mesmo ritmo que o mercado”, afirma Tiago Izaltino, designer de produtos da Peccinin.

De acordo com o designer, o SolidWorks e o SolidWorks Plastics, auxiliaram os projetistas a criarem os moldes de injeções, foram fundamentais para o desenvolvimento do controle remoto “TX EVO” e para a conquista do prêmio IDEA Brasil 2014. “Queríamos um produto que apesar de ser muito mais avançado tecnicamente, fosse mais simples de ser manufaturado, trazendo um design que apresentasse uma atualização do modelo antigo, com boas proporções, cores exclusivas e um acabamento refinado, traduzindo ou até mesmo superando as expectativas de nossos clientes”.

O projeto apresenta um sistema de abertura simplificado e exclusivo desenvolvido pelo designer com conceito inovador para a troca de baterias, uma das maiores dificuldades encontradas em equipamentos similares no mercado. “Projetamos de forma que utilizando uma caneta comum, o usuário consegue abrir o produto sem danificar o acabamento e sem correr o risco de se machucar”, explica Izaltino.

Um dos pontos do SolidWorks que melhoraram o tempo de resposta da empresa foi a ferramenta de simulação da solução, que permite testes virtuais, evitando a necessidade da manufatura de diversos moldes diferentes até chegar ao modelo final. “Avaliando todas as possíveis falhas antes de começar a produção ajudou a eliminar o retrabalho e reduzir o tempo de resposta para o mercado”, completa.

Para o diretor e fundador da IST Sistemas, Álvaro Marzola, o prêmio recebido pela Peccinin corrobora o compromisso da empresa com os clientes. “Buscamos sempre apresentar as melhores soluções de acordo com cada caso, de forma a gerar redução de custos e aumento de negócios para nossos clientes”, afirma.

Sobre a IST Sistemas
A IST (Integradora de Soluções Técnicas) Sistemas foi constituída em setembro de 2002 na cidade de Americana/SP e tem como objetivo oferecer soluções que permitam integrar as empresas como um todo, agregando softwares de CAD, CAM, CAE, PDM e Gerenciamento para torná-las eficientes não apenas em uma área, mas sim em tudo o que elas se propusessem a fazer. Atualmente conta com nove unidades técnico-comerciais e com uma equipe de aproximadamente 100 colaboradores, sendo a equipe técnica 100% certificada em SolidWorks. Possui atualmente 1.800 clientes em varias áreas de atuação dispostos em 23 estados, sendo 24% deles instituições de ensino, confirmando seu compromisso de fornecer mão de obra qualificada e especializada ao mercado. Para mais informações, acesse: www.istsistemas.com.br