Empresas criam joint venture para acelerar iniciativas de automação residencial - NetAv

Empresas criam joint venture para acelerar iniciativas de automação residencial

Automação | 2015-04-10

ABB, Robert Bosch GmbH e Cisco Systems formaram uma joint venture para desenvolver e operar uma plataforma de software aberto para residências inteligentes. Segundo as empresas, a tecnologia, batizada de mozaiq, vai ajudar a unificar soluções autônomas para automação residencial e oferecer a interoperabilidade entre dispositivos.

A plataforma reúne características de Internet das Coisas(IoT, na sigla em inglês), Serviços e Pessoas nas casas dos consumidores, tornando fácil e seguro produtos se comunicarem uns com os outros.

As companhias afirmam que os consumidores serão capazes de adaptar seus aparelhos e dispositivos, independentemente da marca, de modo a fornecer controle, conforto e melhora significativa de eficiência energética.

Por exemplo, em um dia quente, com um clique de um smartphone ou por meio de uma instrução pré-estabelecida, as cortinas da casa podem ser fechadas; o timer predefinido para a máquina de secar roupas poderia ser desativado; assim como todos os dispositivos de tela desligados automaticamente para as crianças brincarem fora de casa.

O responsável interino pelo mozaiq será Dirk Schlesinger, da Cisco Internet Business Solutions Group. Ele ficará localizado em Frankfurt, na Alemanha, até que um novo diretor seja anunciado.